“A AMPLIANCE é isso mesmo: Amplitude e Compliance”

A Revista Pontos de Vista conversou com Gracinda Melo, Diretora-Geral da AMPLIANCE, que revelou a estratégia de sucesso por detrás desta empresa de consultoria financeira em Angola. Com menos de um ano de existência, a mesma já se destaca pela excelência da sua abordagem, alavancada pela vasta experiência da Fundadora. A própria contou-nos ainda, de que forma procura impulsionar o crescimento económico, facilitando investimentos externos na Lusofonia e promovendo união e colaboração entre os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Fique a par.

205

A conversa exclusiva com Gracinda Melo, Diretora-Geral da AMPLIANCE, iniciou-se com o foco primordial na história e diferenciação da sua empresa no mercado, em Angola. A própria, começou por afirmar que a marca se destaca como uma referência no setor financeiro – apesar da sua tenra idade de existência – graças à dedicação da sua equipa de Consultores Financeiros altamente qualificados e experientes. Fundada com uma base sólida e liderada pela nossa entrevistada, uma profissional com mais de 14 anos de experiência no mercado angolano, a empresa nasceu preparada para enfrentar os desafios e as oportunidades do cenário financeiro em constante evolução.

A AMPLIANCE surgiu, assim, com o objetivo de fornecer um serviço excecional aos seus clientes, sem nunca descurar do aprimoramento das suas habilidades, conhecimentos e tecnologia, com o propósito de oferecer soluções financeiras inovadoras e, sobretudo, personalizadas.

Certo é que, até ao momento, a empresa tem vindo a perpetuar o seu compromisso em desenvolver negócios de ponta a ponta, proporcionando aos clientes uma solução “chave na mão”. Gracinda Melo afirma que, “a credibilidade conquistada tem permitido à AMPLIANCE receber a confiança e a liberdade dos clientes para conduzir todos os processos, desde o planeamento inicial até à execução completa do projeto”. Este modelo abrangente e integrado, entre outros aspetos diferenciadores, reforça a sua posição como líder no mercado de consultoria financeira em Angola.

Além disso, a AMPLIANCE desenvolve planos estratégicos completos para empresas e negócios, incorporando não só aspetos financeiros, mas também integrando o marketing como vetor essencial no sucesso de todos os projetos, o que tem permitido criar soluções eficazes e personalizadas para os seus clientes.

Gracinda Melo, realça a importância das parcerias no caminho do sucesso da sua empresa e reconhece que “a colaboração é fundamental para alcançar os objetivos dos negócios. O networking e o apoio de parceiros estratégicos, como bancos, é crucial na condução dos mesmos. Posso garantir que esta mentalidade de trabalho em equipa tem fortalecido a posição da AMPLIANCE no mercado”.

Assim, com um compromisso inabalável com a excelência, a AMPLIANCE continua a trilhar o seu percurso como uma força inovadora e visionária no universo da consultoria financeira em Angola. Além de oferecer soluções abrangentes e personalizadas, a empresa – e a sua Fundadora -, encara cada desafio como uma oportunidade para criar impacto positivo e impulsionar o crescimento económico. Como uma equipa dedicada, parcerias sólidas e uma visão global, a marca está pronta para liderar o futuro do setor, construindo pontes entre oportunidades e sucesso financeiro para os seus clientes e para Angola como um todo.

Universo Lusófono

Num mundo onde as fronteiras se desvanecem e a interconexão entre nações se torna cada vez mais essencial, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é um elo poderoso entre diferentes culturas, tradições e economias. Esta união dos países lusófonos não partilha apenas uma língua, também promove valores de solidariedade, cooperação e desenvolvimento mútuo – e Angola, como membro ativo desta Comunidade, desempenha um papel vital neste cenário.

Com a sua sede localizada em Angola, a AMPLIANCE testemunha e contribui ativamente para os laços que unem os países da CPLP. Esta empresa, aproveita a riqueza cultural, comercial e diplomática desta união e posiciona-se estrategicamente para alavancar as oportunidades que surgem da colaboração entre países Lusófonos. Assim, com uma compreensão profunda dos mercados financeiros locais e uma visão global, a mesma está preparada para facilitar investimentos e para promover o crescimento económico.

O papel da AMPLIANCE no crescimento económico da CPLP

No contexto do Dia da CPLP, celebrado a 5 de maio – uma data que simboliza a união e a colaboração entre os países Lusófonos -, sabemos que a AMPLIANCE reafirma o seu compromisso com os ideais de cooperação e solidariedade que esta Comunidade representa. Posto isto, questionámos Gracinda Melo sobre a visão que a mesma tem para promover o crescimento económico e esta colaboração, utilizando a sua expertise financeira e parcerias estratégicas. A própria afirmou que “em consonância com as mudanças políticas e económicas em Angola, a AMPLIANCE direciona os seus esforços para apoiar o influxo de investimento externo, facilitando financiamentos e proporcionando viabilidade em parceria com instituições bancárias”.

Certo é que, a evolução da colaboração entre os países da CPLP, é observada por Gracinda Melo como um sinal de progresso notório, impulsionado pelas transformações estatais e pelo crescente interesse de investidores externos.

“Angola teve uma altura de grande desenvolvimento. Posteriormente, teve em crise devido à pandemia, assim como todo o mundo, e neste momento está a abrir novamente o mercado. Mercado esse que está mais direcionado para o setor primário, como a agricultura, pescas e indústria”, realça a nossa interlocutora. Com um olhar voltado para estes setores em ascensão, a mesma acredita que Angola emerge, hoje, como um polo de oportunidades dentro da CPLP, favorecendo uma integração cada vez mais estreita entre os países membros.

Assim, a AMPLIANCE, reconhecida pelo seu serviço de excelência aos clientes, desempenha um papel fundamental na promoção dos objetivos financeiros pessoais e empresariais dentro e além-fronteiras da Lusofonia. Ao unir o seu profundo conhecimento de vários mercados da CPLP, a empresa estabelece pontes importantes entre nações, tal como Gracinda Melo evidencia: “O nosso serviço é, efetivamente, de excelência, porque conhecemos a realidade de Angola, mas também porque conhecemos a realidade de outros países, nomeadamente Portugal, Moçambique, entre outros. Por esse motivo, temos sido muito capazes de responder aos objetivos dos clientes”, acrescentando ainda que “estamos constantemente a estudar onde é que podemos desenvolver a economia. Tem sido necessário avaliar os potenciais de cada país e verificar as lacunas existentes onde se podem desenvolver novos projetos, ajudando a colmatá-los”.

Perante um mercado financeiro em constante evolução, a AMPLIANCE destaca-se pela sua capacidade de identificar oportunidades de investimento e desenvolvimento em diferentes setores. Assim, contribui para a prosperidade e o desenvolvimento sustentável das empresas e da Lusofonia. “A AMPLIANCE é isso mesmo: Amplitude e Compliance. Todos os clientes sabem que, comigo, vão ter sempre procedimentos, métodos e Compliance. Esta abordagem é muito importante para o desenvolvimento de um negócio. Os tempos são exigentes e nós, na AMPLIANCE, também somos. Daí eu saber que fazemos mesmo a diferença no mercado angolano e, obviamente na CPLP, – porque nós exigimos”,

Os passos seguintes da AMPLIANCE

No horizonte onde se vislumbra o médio e o longo prazo, a AMPLIANCE planeia um percurso ambicioso que reflete não só a sua visão de crescimento, mas também o seu compromisso em contribuir para a prosperidade e desenvolvimento da Lusofonia. Ancorada na premissa de manter a sua presença forte em África, especialmente em países em desenvolvimento, Gracinda Melo procura estabelecer “filiais em nações da CPLP e solidificar a nossa influência e alcance na região”.

No entanto, o plano de expansão da marca não se limita apenas ao continente africano. “Ambiciono também entrar no mercado da Europa do Norte, com o objetivo de absorver conhecimentos e práticas organizacionais avançadas, que posteriormente serão aplicadas nos países da CPLP. Reconheço a necessidade de maior organização e eficiência em muitas destas nações. Por esse motivo quero olhar mais além e impulsionar o desenvolvimento económico e empresarial, com uma abordagem mais valiosa e duradoura”, garante a Fundadora da AMPLIANCE.

Assim, numa perspetiva de cinco anos, a empresa ambiciona já ver «estendida» a sua expansão à Europa do Norte, prometendo fazer a diferença e mostrando ser possível levar negócios para Angola. Além de oferecer soluções financeiras inovadoras e personalizadas, a empresa prioriza a conformidade e a organização, preparando não só os seus próprios negócios, mas também os dos clientes para enfrentarem os desafios e exigências do mercado global.

Compreendemos, por fim, que a AMPLIANCE fortalece a sua própria posição no mercado angolano e da CPLP e contribui para o engrandecimento da Lusofonia como um todo. Ao preparar os países para as mudanças rápidas e exigentes do mundo empresarial, a marca desempenha um papel vital na construção de um futuro mais resiliente e promissor.