Feng Shui, uma Bússola para a Vida

Numa caminhada fascinante através do Feng Shui, Sofia Lobo Cera levou-nos a explorar os segredos por detrás do equilíbrio e da transformação pessoal. Desde o final dos anos 90, a Consultora Profissional desta arte milenar – e nossa entrevistada -, mergulha nas profundezas desta prática e revela, agora, como se tornou numa ferramenta poderosa para alcançar objetivos, promover a prosperidade e empoderar a vida. “Casa Organizada, Vida Equilibrada”, é o seu livro mais recente e tem transformado os leitores com a sua capacidade de desencadear mudanças significativas.

86

No intrincado tecido do universo, a energia flui incessantemente e molda os ambientes que nos rodeiam e as vidas que levamos. É dentro desta perspetiva que entramos no mundo do Feng Shui – uma antiga arte chinesa que procura harmonizar as energias dos espaços para promover equilíbrio e bem-estar.

No epicentro desta matéria está Sofia Lobo Cera, uma das principais referências do Feng Shui em Portugal. Como Consultora Profissional do Feng Shui Clássico, oferece consultas completas aos seus clientes e guia-os na implementação dessas mudanças transformadoras em todos os seus ambientes. Autora de obras como “Mude a Sua Casa, Enriqueça a Sua Vida” e da mais recente “Casa Organizada, Vida Equilibrada”, é uma «voz» influente neste campo e nos seus variados espetros.

Apaixonada por deixar a vida fluir, mas também por manter as rédeas do destino nas mãos, a nossa entrevistada encontrou no Feng Shui um aliado poderoso para moldar a sua realidade de acordo com as suas ambições. Nas suas próprias palavras, descreve-o como “uma das ferramentas que permite ter a vida que sonhamos”.

Vinda de uma formação em Engenharia, onde lidava com conceitos de energia de forma tangível, Sofia Lobo Cera viu no Feng Shui uma nova perspetiva energética, desvinculada de religião ou exoterismo. Era uma visão que ressoava com uma compreensão científica do mundo, uma interligação entre matéria e energia que podia ser aproveitada para criar mudanças palpáveis na sua vida e na das pessoas à sua volta.

Contudo, o que realmente a apaixonou foi o poder transformador deste conceito. Para si, o Feng Shui não era apenas uma prática – era uma promessa de mudança. “Tem um poder transformador, no sentido de empoderar vidas, seja para atrair amor, abundância financeira, saúde, sucesso profissional ou felicidade. É um mapa para chegarmos mais rápido aos nossos objetivos. Conseguimos, em meses, alcançar aquilo que estaríamos uma vida para o fazer”, realça Sofia Lobo Cera.

Através do olhar da nossa interlocutora, testemunhamos a beleza desta arte e o seu poder intrínseco de transformação. Nas suas mãos, o Feng Shui deixa de ser só uma prática antiga: torna-se numa ferramenta moderna para criar um futuro auspicioso para as gerações vindouras.

“Casa Organizada, Vida Equilibrada”

Sofia Lobo Cera brindou o mundo com o seu mais recente livro: “Casa Organizada, Vida Equilibrada”. O mesmo oferece uma variedade de técnicas de Feng Shui que podem ser implementadas não só em casa, como na vida quotidiana, incluindo no ambiente de trabalho. O objetivo é o de ser uma bússola para todos os leitores alcançarem uma vida plena, alinhada com os seus objetivos. Embora estas práticas possam parecer simples conselhos de organização à primeira vista, estão fundamentadas num profundo conhecimento de Feng Shui, com explicações detalhadas sobre o motivo da sua eficácia.

Esta eficácia de que tanto falamos, é traduzida pelos feedbacks que não podiam ser mais encorajadores. “Tem sido um sucesso. As pessoas dizem que têm uma vida nova após lerem o livro”, afirma a autora, evidenciando o impacto profundo que a sua obra está a ter.

Além de cativar leitores em Portugal, o alcance do livro estende-se muito além-fronteiras, com pedidos vindos de lugares tão distantes como Angola, Brasil, Suíça, Espanha ou Inglaterra. Este fenómeno – não só nacional – é um testemunho evidente da relevância universal das práticas de Feng Shui apresentadas no livro.

Certo é que, para Sofia Lobo Cera, o verdadeiro objetivo do livro é o de ser transformador – e esse já está a ser conquistado. Para aqueles que procuram uma mudança genuína nas suas vidas, “Casa Organizada, Vida Equilibrada” não é só uma leitura. É um convite para tornar a vida num espaço-tempo verdadeiramente pleno e extraordinário.

A casa é o nosso espaço seguro. Como o equilibrar?

Num mundo onde a nossa casa se torna o nosso refúgio mais íntimo, a procura pela harmonia e tranquilidade dentro dos seus limites torna-se essencial para vivermos plenamente e sermos felizes. No entanto, para muitos, alcançar esse estado de equilíbrio pode parecer uma tarefa desafiante. É aqui que o Feng Shui entra em cena, uma vez que oferece orientações práticas e profundas para transformar os espaços em santuários de energia positiva.

Segundo Sofia Lobo Cera, o Feng Shui atua em três níveis essenciais: o nível do céu, do homem e da terra. No âmbito da terra, a organização e limpeza da casa desempenha um papel fundamental. A própria afirma que “através da organização da nossa casa, da arrumação e da limpeza, começamos a trazer a vibração positiva da terra. Este é o ponto de partida para a transformação”.

No que concerne ao nível do céu, este “inclui as energias externas que influenciam as nossas vidas. Com esta compreensão, podemos ajustar os nossos espaços e decisões de acordo com as influências cósmicas”. Já no nível do homem, a mesma explica que “se relaciona com a nossa mentalidade, emoções e ações”.

Contudo, e como anteriormente mencionado, o ponto de partida é começar pela organização e limpeza – embora o Feng Shui seja um método muito mais profundo. “Esta prática não só melhora o ambiente físico, como também desbloqueia a energia estagnada que pode estar a prejudicar o fluxo harmonioso”.

Enquanto alguns podem considerar a abordagem do Feng Shui detalhada e complexa, a nossa entrevistada destaca a sua eficácia em transformar o ambiente físico e, (sobretudo), a vida das pessoas. Ao trabalhar em sintomia com os princípios desta abordagem, podemos criar lares que além de abrigarem os nossos corpos, nutrem as nossas almas.

A importância do Feng Shui no local de trabalho

Se a harmonia se torna na essência da vida quotidiana, a relação entre as nossas casas e os nossos locais de trabalho emergem como um fator crítico para o nosso bem-estar e felicidade.

Sofia Lobo Cera ressalta a importância de estender a necessidade desta harmonia entre casa e o trabalho. “É importante que exista esse equilíbrio para que possamos alcançar objetivos pessoais e coletivos. A energia que cultivamos em casa deve-se estender ao local de trabalho e vice-versa”.

Esta relação entre casa e trabalho é mais do que uma questão de conveniência – é uma questão de influência mútua. “Vamos imaginar o cenário em que vivemos numa casa que está toda alinhada com o Feng Shui, com uma vibração ótima… e chegamos ao local de trabalho e tem um ambiente péssimo. Esta desconexão pode prejudicar o nosso estado de espírito, o nosso desempenho e, consequentemente, os resultados das empresas”.

Certo é que, embora algumas empresas estejam a despertar para esta conexão (necessária), a Consultora Profissional de Feng Shui acredita que este interesse se tem vindo a traduzir num crescimento quase horizontal. Em Portugal, a consciencialização sobre o impacto positivo desta prática nas empresas ainda está num estágio incipiente. “Ao contrário de países como os nórdicos, onde a importância do ambiente de trabalho é levada muito a sério, muitos empresários portugueses ainda não reconhecem totalmente o potencial transformador do Feng Shui”, realça.

Esta disparidade reflete, além de uma diferença cultural, uma falta de sensibilização sobre os benefícios tangíveis que um ambiente harmonioso e equilibrado pode trazer para o desempenho, a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Apesar de, segundo Sofia Lobo Cera, “alguns empresários mais jovens e despertos estarem a começar de perceber os benefícios, há ainda um longo caminho a percorrer para que o Feng Shui seja amplamente adotado e valorizado no universo empresarial português”.

Apesar da relativa falta de consciencialização sobre o potencial do Feng Shui entre os empresários portugueses, a nossa entrevistada está empenhada em catalisar essa mudança. O primeiro passo para despertar essa consciência “é ler o meu livro “Casa Organizada, Vida Equilibrada”, uma vez que encontrarão respostas para iniciar o caminho em direção a uma casa organizada e uma vida, automaticamente, equilibrada”.

Como visionária em constante evolução, a mesma está constantemente a desenvolver novos projetos, com o objetivo de transformar vidas. O seu sonho maior é o de contribuir para a construção de um país mais próspero, feliz e organizado, equiparado a outros países da União Europeia. Ao criar cursos, livros e até recursos gratuitos, procura – todos os dias – capacitar as pessoas a evoluírem e a acreditarem firmemente que todos têm o potencial de alcançar o mesmo sucesso transformar que ela experienciou ao iniciar o seu próprio caminho.