Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia apresenta campanha “O poder do segundo cérebro”

“Neurogastrenterologia: o poder do segundo cérebro” é o mote da campanha apresentada hoje pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, dia Mundial da Saúde Digestiva e que decorrerá até ao final do junho (Mês da Saúde Digestiva).

179

O intestino tem no seu interior um sofisticado sistema nervoso conhecido como segundo cérebro, composto por 200 a 600 milhões de neurónios e outras tantas células de suporte. Para além disso, é também o reservatório de 95% da serotonina (a hormona da felicidade, da regulação da fome e dos movimentos intestinais).

Médicos e investigadores foram percebendo que era cada vez mais evidente o papel regulador do cérebro sobre o intestino, e veio a constatar-se que essa interação também se dava no sentido contrário, ou seja, entre o intestino e o cérebro. Conheça aqui a iniciativa da SPG que contou com a participação de Gastrenterologistas e descubra várias doenças que relacionam estes dois órgãos.

Esta iniciativa marca o arranque do Mês da Saúde Digestiva, iniciativa de responsabilidade social corporativa promovida pela SPG, que tem por objetivo sensibilizar para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças do aparelho digestivo, que afetam a qualidade de vida de cerca de um terço da população.

Para Pedro Narra Figueiredo, presidente da SPG “o Mês da Saúde Digestiva é uma ação que promove a educação e literacia da saúde relacionada com todo o aparelho digestivo, e contribui para a melhoria da mesma” e acrescenta que “a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia ao desenvolver campanhas como esta cumpre a sua missão de informar e formar a população sobre a importância da Saúde Digestiva sempre com o objetivo de contribuir consequentemente, da saúde global dos portugueses”.