Uma das características inovadoras da nova app é possibilitar a Chave ABANCA, um inovador serviço digital de verificação de identidade baseado na tecnologia de chave de acesso (também conhecida com passkey), que permite reforçar a segurança das operações remotas e proteger a informação confidencial do cliente.
A Chave ABANCA aporta ao cliente um fator adicional de segurança nas suas operações a partir do mobile banking e ajuda-o a proteger as suas credenciais contra tentativas de falsificação de identidade, como phishing e outras técnicas fraudulentas. Graças a este sistema, o cliente pode verificar a sua identidade através dos seus dados biométricos (rosto ou impressão digital), ou do PIN do seu dispositivo móvel, sem ter de comprometer as suas chaves pessoais ou inserir senhas de utilização únicas para validar transferências de dinheiro ou pagamentos.
Uma vez que o cliente configure a Chave ABANCA na aplicação, esta ficará ativa no dispositivo móvel para confirmar a identidade de forma simples, ágil e segura. A chave de acesso solicitará o método de desbloqueio dos dispositivos (face ID, impressão digital ou PIN) para autenticar as credenciais ao realizar operações importantes como transferências, pagamentos de serviços entre outras. Com este sistema, apenas o cliente terá acesso à Chave ABANCA, uma vez que esta permanecerá exclusivamente no dispositivo móvel e nunca será partilhada com o banco.
A Chave ABANCA já está disponível para os clientes de mobile banking do banco e será gradualmente estendida a todos os utilizadores da aplicação. Uma vez consolidado este serviço inovador na aplicação, o ABANCA pretende implementá-lo noutras plataformas do banco.