Do atelier de costura em Camarate para uma passerelle na capital: Fundação Ajuda em Ação e a designer Roselyn Silva lançam coleção cápsula solidária

No Dia Mundial do Ambiente, realizaram um desfile de moda que envolveu trabalho em patchwork privilegiando a economia circular.

244

O Valverde Lisboa Hotel & Garden transformou-se no dia 5 de junho, pelas 16h00, na passerelle de um desfile muito especial onde se vibrou com o lançamento da nova coleção Resort da designer Roselyn Silva e de um total de 5 peças desenvolvidas para uma coleção cápsula solidária em parceria com a Fundação Ajuda em Ação e as participantes do seu programa de costura.

“Como embaixadora deste programa de costura, e após a longa relação que temos, achei que fazia todo o sentido ajudar a proporcionar este desfile porque também eu tive a minha oportunidade no mundo da moda e dos negócios. E agora é a vez delas terem a sua!”, partilhou emocionada a designer.

As peças da coleção cápsula solidária distinguiram-se pelos detalhes em patchwork – técnica que envolve unir retalhos variados, compondo diversas misturas de colorações, formatos e designs – que foram realizados pelas mulheres do programa de costura da Fundação. “Este trabalho, base da coleção, foi pago pela Roselyn para continuarmos a potenciar o empoderamento e empreendedorismo feminino”, ressalva Linda Morango, Diretora de Marketing e Fundraising da Ajuda em Ação Portugal.

Acrescentando que ficaram “de coração cheio ao testemunharem a alegria e orgulho que estas mulheres sentiram ao ver o seu trabalho culminar num desfile de moda. Mostramos-lhes que os sonhos podem ser possíveis, às vezes basta que haja alguém a apostar no seu futuro, formação e a apoiá-las”.

Um desfile onde não faltou a vertente sustentável: todos os pedaços de tecido utilizados para o patchwork eram de coleções anteriores da Roselyn Silva, promovendo assim a economia circular, algo muito importante para o trabalho da designer e que vai alinhado com a missão e valores da Ajuda em Ação.

Como se trata de uma coleção cápsula e solidária, as peças estarão agora disponíveis para venda através do site da designer e do seu atelier. Ao adquirir qualquer uma das peças, saiba que uma percentagem reverterá para apoiar os projetos de empreendedorismo da Ajuda em Ação.

Neste evento tão especial estiveram presentes, como não poderia deixar de ser, parceiros muito importantes da Fundação e deste projeto, como é o caso da Alstom e a sua Fundação e da Associação Bartolomeu dos Alemães de Lisboa. E claro, as protagonistas do programa de costura, que não esconderam a sua emoção. “É um dia muito feliz para mim. Ver parte do meu trabalho ganhar vida na passerelle deste lindo hotel e sentir as reações tão positivas do público… Hoje sinto-me mais realizada que nunca”, conclui a formanda Nuna.