Para começar, sabemos que a TPMc International Management Solutions conta com quase três décadas de história. Nestes anos de imenso sucesso, quais foram os marcos cruciais que contribuíram para moldar a identidade da empresa?
A TPMc nasceu de uma necessidade de mercado. Já na altura havia vários investidores que residiam no estrangeiro a querer fazer investimento na Ilha, desde o imobiliário passando pelo comércio local. Nessa altura, nascia também o Centro Internacional de Negócios e a possibilidade de crescer internacionalmente era já uma certeza dentro e fora do País.
Ao longo dos anos, fomos construindo e expandindo a nossa rede de contactos internacional e neste momento conseguimos trabalhar com quase todas as jurisdições compatíveis com a legislação nacional.
A nossa filosofia e core-business assenta no acompanhamento pessoal e individual a cada cliente. Desde todos os atos legais necessários para constituir uma sociedade, até à assistência diária na faturação, contabilidade, administrativo, entre outros.
Há alguns anos, a esta parte, criámos também departamentos próprios para gerir as necessidades de clientes individuais que necessitem de assistência na área do IRS, Residente Não Habitual, aquisição imobiliária, inscrições nos organismos públicos, vistos de residência ou investimento, entre outros.
Na verdade, a TPMc cresce conforme o mercado também cresce, tentando acompanhar as necessidades.
É do conhecimento geral que a TPMc é, também, uma verdadeira Embaixadora da Ilha da Madeira. De uma forma geral – além daqueles que são os serviços da empresa – de que forma integra elementos distintivos da cultura e dos valores madeirenses na sua abordagem de negócios e na maneira como se relaciona com os clientes?
A Madeira é poliglota no que diz respeito a línguas estrangeiras, temos excelentes condições de vida, o clima é ameno, o regime fiscal atrativo, excelentes condições de comunicação, voos semanais diretos para todas as capitais europeias e o custo de vida é muito abaixo das principais cidades do mundo.
Temos escolas internacionais, possibilidade de viver à beira-mar e várias clínicas e hospitais privados.
A pandemia também ajudou muita gente a perceber que afinal o local onde vivemos é de extrema importância.
Vivemos num mundo global e as pessoas já se aperceberam disso.
A Madeira, neste momento, está a investir no mercado da tecnologia e comunicações – prova disso tem sido também o investimento e a posição de destaque que o Governo Regional tem dado a estes temas, com várias conferencias, Webinars e artigos sobre o tema.
Adicionalmente, um dos grandes objetivos passa também por tornar a Ilha mais consciente ao nível das energias renováveis, com vários programas de auxílio já em vigor.
A Ilha da Madeira é profícua em atrair visitantes que acabam por se estabelecer cá e podemos aplicar esta mesma visão ao País como um todo.
Quanto aos seus serviços, a TPMc abrange áreas fundamentais como contabilidade, jurídica e fiscal. Num contexto tão dinâmico como o da Ilha da Madeira, de que forma a empresa adapta e personaliza estes serviços para responder às necessidades em constante evolução dos seus clientes?
O nosso objetivo sempre foi, e é para isso que trabalhamos, nos tornarmos um parceiro para os nossos clientes. Construir confiança, respeito mútuo e tempo de qualidade para que o serviço seja sempre ao mais alto nível.
Dentro da estrutura da TPMc, existem vários departamentos e, cada um, tem uma ou várias equipas alocadas aos clientes que fazem parte da nossa carteira, dando assim primazia ao contacto direto. Neste momento os departamentos da TPMc englobam:
– Legal, Vistos e Residência, Contabilidade e Fiscal, Administrativo, Recursos Humanos, Recrutamento de pessoal, Estudos e Projetos, Informática e Acompanhamento Local/Family Office.
Equipas constituídas por pessoas jovens combinadas com pessoas mais experientes, onde trocam ideias, sugerem alternativas e cativam os clientes.
A nossa política assenta numa base de simplicidade. Tornar o sistema fiscal, legal e social mais simples para o investidor, de forma a que ele se possa concentrar nos negócios e nós possamos fazer a nossa parte, aligeirando a burocracia, os formalismos e os obstáculos típicos de um País novo para os clientes.
Dada a posição estratégica da Madeira como uma jurisdição atrativa para investimento, quais são os benefícios concretos que os empresários desfrutam ao escolherem este lugar como base para as suas operações comerciais? Neste sentido, como é que a TPMc facilita e otimiza essa experiência para os seus clientes?
O facto de Portugal ter cerca de 80 Tratados de Dupla Tributação assinados, muitos dos quais com Países target em termos de investimento e recursos naturais, como caso de Moçambique, Angola, Peru, China, entre outros.
Adicionalmente, a Madeira tem um regime de IRC de 14,7% para o regime geral, que permite concorrer com qualquer jurisdição internacional. Somando a todos estes aspetos, a Madeira dispõe ainda do CINM, Centro Internacional de Negócios da Madeira, que a nível internacional permite chegar a uma taxa de IRC de 5%.
Se juntarmos todas estas condições fiscais e individuais com a qualidade de vida, então estamos perante um mercado que, sem sombra de dúvida, destoa pela positiva em relação aos restantes.
O Centro Internacional de Negócios da Madeira é reconhecido internacionalmente como um polo de atração para investidores estrangeiros. De que forma a TPMc aproveita esta vantagem competitiva para fornecer suporte e orientação aos investidores interessados em estabelecer-se na Ilha?
O Centro Internacional de Negócios da Madeira complementa todo um conjunto de características que destacam a Madeira de todas as outras jurisdições na Europa.
Juntando à qualidade de vida e a todas as vantagens competitivas já descritas cima, uma taxa de IRC de 5% para todos os negócios internacionais, nas mais variadas áreas de atuação. Neste momento, a Madeira possui cerca de 4000 trabalhadores diretos afetos a sociedades pertencentes ao Centro internacional de Negócios, continuando a atrair também novos residentes de vários outros Países para a nossa Ilha com o objetivo de trabalharem na área internacional. Daí termos criado, além dos habituais departamentos Corporate, vários departamentos virados essencialmente para as necessidades individuais.
A TPMc mantém, também, relações sólidas com diversos países e entidades que contribuem para dinamizar a economia da Madeira. Em que medida essas parcerias se traduzem em benefícios tangíveis para os clientes da empresa e para a própria Ilha?
A TPMc tem raízes profundas de colaboração com a Câmara de Comércio luso-britânica em Londres, onde colaboramos várias vezes ao ano nas conferências e nas feiras preparadas na capital britânica sob o título “Moving to Portugal”.
Também temos uma colaboração estreita como associados com a Câmara de Comércio franco-lusófona, com a feitura de artigos para o mercado francês sobre as condições de atratividade da Ilha da Madeira. Estamos acompanhando clientes das mais diversas nacionalidades, pelo que estabelecer contactos institucionais e particulares torna-se prioritário.
A Madeira é especial por vários motivos além dos comerciais – também a qualidade de vida, o clima ameno e a gastronomia rica são destacados como pontos fortes. Dado este facto, como é que a TPMc promove e apoia essa qualidade de vida tanto para os seus colaboradores como para os clientes que escolhem investir na Ilha?
A Covid-19 trouxe uma nova perspetiva ao mercado da Madeira, as pessoas dão mais importância ao local onde vivem e trabalham. Às condições da região onde decidem educar as famílias e também aos Países onde querem investir. Nos últimos três anos passámos de uma quota de trabalho quase a 100% no Corporate internacional, para adicionar Corporate nacional, e muito trabalho de cariz individual – como por exemplo processos de residência, follow up imobiliário, fiscal individual, entre outros. Tudo isto é uma consequência da cada vez maior consciência dos investidores em classificar a Madeira como um destino de excelência para viver e trabalhar.
Outras as alterações que introduzimos ao melhorar as condições de trabalho das equipas foi o facto de as pessoas terminarem o trabalho semanal à sexta-feira às 13 horas, ficando com a parte da tarde livre, com fins de semana maiores, com mais tempo para a família e para os tempos livres. O equilíbrio é essencial para o desempenho das funções.
O dia 1 de julho é uma data especial para a Madeira, uma vez que é assinalado o Dia da Região Antónima da Madeira e das Comunidades Madeirenses. Enquanto CEO de uma empresa que representa (e bem) este Arquipélago, o que é que considera importante realçar no âmbito desta data e no ano em que vivemos?
Opto por celebrar as qualidades de resiliência dos madeirenses no geral: persistência, consistência e muito trabalho. Não é fácil habitarmos numa Ilha ultraperiférica na cauda da Europa, com necessidades constantes e mesmo assim, continuarmos a trabalhar para o crescimento do mercado em várias áreas de forma a não ficarmos 100% dependentes do turismo.
O presente é de sucessos somados, mas é tempo de pensar também no futuro. Quais são as perspetivas da TPMc no que diz respeito ao crescimento e expansão?
O nosso maior objetivo neste momento é flexibilizar os setores e as equipas. Com o mercado tão dinâmico como está ao nível das necessidades, temos de ter capacidade para nos adaptarmos às especificidades dos nossos clientes, que neste momento vão desde o típico e simples consultor individual que vem para a Madeira trabalhar oriundo de fora de Portugal e que necessita de um visto, de um NIF, de uma conta bancária, de contabilidade e de orientação sobre como o País está regulamentado e quais as obrigações e timings. Até ao grande empresário com várias estruturas societárias que precisa conhecer o sistema fiscal de vários países e como se complementam com o Português. A expansão para fora da Madeira neste momento é já uma realidade.
O desafio será sempre conseguir ler o mercado, ouvi-lo e perceber em que é que podemos ser úteis.