“A Inovação e a Sustentabilidade sempre fizeram parte de Nós”

António Neto, CEO e Fundador da Ad Mare Solutions, revela a importância de continuar a promover um crescimento assente no pilar da sustentabilidade, assumindo assim na Ad Mare Solutions a personificação da confiança perante os seus clientes e parceiros.

167

Perpetuando um trilho assente na transparência, rigor e excelência, a Ad Mare Solutions é hoje um player de enorme relevância no domínio das soluções ambientais integradas, em particular ao nível da prevenção e combate à poluição no mar e ambientes terrestres. Contextualizando o nosso leitor, como é que a marca tem vindo a solidificar a sua posição no mercado e quais as valias que apresenta ao mesmo?
A nossa empresa tem vindo a impor-se no mercado mediante uma postura séria perante todos os nossos clientes. Numa área tão especifica como o combate a poluição no mar em que a escolha do equipamento é essencial, aconselhamos sempre os clientes de qual a melhor solução para o seu problema apresentando soluções. As nossas valias centram-se nas melhores relações qualidade preço dos nossos equipamentos e na componente técnico profissional da nossa equipa.

Um dos pontos que marcam a diferença da Ad Mare Solutions, é que a mesma perpetua três vertentes, ou seja, comercialização de equipamentos, formação e manutenção de equipamentos de combate a derrames. De que forma é que esta orgânica e forma de atuação vos distingue dos demais concorrentes em Portugal?
Esta orgânica foi a génese da formação da empresa, depois de alguns anos na parte operacional do combate derrames, fomos percebendo que as instituições tinham a falta da manutenção dos seus equipamentos e de formação técnica nesta área, assim decidimos abrir a empresa assente em três pilares, Comércio, Formação e Manutenção de equipamentos de combate a derrames. Fruto da nossa experiência, não nos limitamos a fazer manutenção aos equipamentos que comercializamos, fazemos também a outros equipamentos que o cliente possua de outra marca.

A formação é um dos pilares de atuação da marca. Essa formação está apenas direcionada para a vertente do combate a derrames, ou a Ad Mare Solutions, mais uma vez, vai mais além e aposta em outras vertentes formativas?
A Ad Mare Solutions tem como formação principal o treino e formação de equipas de combate a poluição no mar e ambientes terrestres, mas também possui no seu portfólio outras formações na área da segurança, adaptamos sempre a formação às necessidades do cliente, seja para o transporte de mercadorias perigosas seja para as operações portuárias.

Edificada em pleno ano de pandemia, a verdade é que a Ad Mare Solutions é hoje um player de enorme relevo, sendo que outra das suas distinções passa pelo formato das parcerias, basta ver que a marca é representante em Portugal de marcas de enorme relevo mundial. De que forma é que essas parcerias têm sido essenciais no sucesso da Ad Mare Solutions?
As parcerias têm sido fundamentais para o nosso crescimento, representamos algumas das marcas mais emblemáticas nas áreas que trabalhamos, como a DESMI-Enviro Care para equipamentos de combate a derrames, a Poralu Marine, o maior fabricante mundial de equipamentos de apoio a marinas, a DARÇY para materiais absorventes  a Spiltech para equipamentos de recolha de detritos e a Resquinit, pensamos que é importante focarmo-nos numa marca especifica para cada equipamento e não sermos generalistas, só assim conseguimos dar toda a atenção ao cliente e apresentar a melhor solução.

Que análise é que faz deste setor em Portugal? Sente que é necessário continuar a fazer mais em prol do mar em Portugal e, desta forma, aproveitar mais e melhor as potencialidades do mar para o país?
Pensamos que nesta área do combate a poluição no mar poderia ser feito um pouco mais, sensibilizando as instituições para possuírem ferramentas que lhes permitam terem disponível meios e equipamentos de 1ª intervenção em quantidades mínimas que os façam atuar de forma célere e rápida, minimizando numa 1ª fase os impactos ambientais. Como sabemos, quanto mais rápido atuarmos em caso de derrame, menor é o impacto no meio ambiente, e muitas vezes curiosamente atualmente, os derrames não são no mar, mas sim em terra nas unidades industriais. Sabemos que muitas vezes, as entidades não possuem os kits´s de 1ª intervenção, dizendo sempre ou quase sempre que não tem condições de fazer face a um pequeno derrame, o que é pena, pois um pequeno investimento nesta área, faria toda a diferença ao nível do meio ambiente.

Do seu conhecimento e experiência, como é que podemos avaliar e analisar o país e os diversos players deste setor, comparativamente a outros congéneres europeus e mundiais? Estamos bem posicionados ou ainda estamos relativamente atrasados?
Neste setor, a Ad Mare Solutions, apresenta-se como uma empresa diferenciada com os nossos três pilares, Formação, Comércio e Manutenção de Equipamentos, é aí que somos diferentes, os outros concorrentes em Portugal, limitam-se à venda de equipamentos.
Fruto da nossa legislação em que o combate a derrames no mar é centrado no Plano Mar Limpo pensamos que estamos conforme as necessidades do País. Felizmente os grandes derrames deixaram de ocorrer, apesar do elevado tráfego marítimo na nossa costa, temos muitos poucos derrames, o ano passado tivemos somente cinco derrames intervencionados pela AMN-DCPM, no entanto os pequenos derrames aparecem sempre o que faz que este tipo de serviços seja sempre necessário, pois devemos estar sempre preparados para fazer face a um incidente.

A verdade é que existem dois pilares fulcrais na vossa atuação: Inovação e Sustentabilidade. Como é que se aliam estes dois vetores e como é que os dois estão interligados com a uma filosofia sustentável e responsabilidade ambiental?
A inovação e a sustentabilidade sempre fizeram parte de nós, temos os equipamentos mais recentes na área do combate a derrames e na recolha de lixo em praia.

Ao nível de produtos/equipamentos de nomeada promovidos e utilizados pela Ad Mare Solutions, fale-nos um pouco daqueles que são promotores da redução da pegada ecológica e da sustentabilidade.
Ao nível dos produtos comercializados e promovidos por nós temos vários equipamentos que estão na vanguarda para ajudar apegada ecológica, temos o Enhancer da DESMI, já em funcionamento direcionado na recolha de lixos e detritos marinhos, nomeadamente plásticos e também o nosso robot de limpeza de praia o Bebot, que funciona a baterias e pode ser ajudado a carregar com energia solar, que já funciona no Algarve.

O Dia Europeu do Mar, celebrado no passado dia 20 de maio, e o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado a 8 de junho. Quão importante são estas efemérides e como é essencial continuar a passar a mensagem de proteção dos mares e oceanos em prol da vida humana?
Estes dias referenciados no calendário são importantes para chamar a atenção das pessoas do quanto é importante preservar a vida nos Oceanos e de como ela é difícil de recuperar em caso de danos, no entanto a Ad Mare Solutions, tem a sua vertente social promovendo a preservação da vida marinha junto dos nossos amigos, clientes e instituições que se associam às nossas atividades de limpeza de praia como os escuteiros, temos essa vertente social fazendo eventos de recolha de lixo nas praias da Costa Oeste e Alentejana, o que muito nos orgulha, e temos todo o prazer em oferecer equipamentos dentro das nossas possibilidades para apoio ás atividades dos agrupamentos que se associam à recolha de lixos e detritos nas praias.
Nestas ações de limpeza, fazemos também uma pequena formação sobre o que poderá acontecer em caso de derrame na nossa costa, fruto da nossa experiência, sabemos que em muitos casos as ações iniciais assentam no voluntariado, no entanto ser só voluntário não chega, é necessário saber quais os procedimentos, para ao invés de estarmos a limpar o que está sujo, e não contaminar o que está limpo.

O que podemos continuar a esperar, de futuro, por parte da Ad Mare Solutions? Quais são os próximos desideratos da marca?
Continuaremos a ser uma marca proativa, nesta área do combate à poluição no mar e não só, apoiando as entidades portuárias com todo o nosso conhecimento e equipamentos caso o necessitem.
Estamos a abraçar outra área no controlo dos derrames e da poluição em ambientes terrestres, convidados pela FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) aceitámos o desafio de desenvolver tapetes ambientais que ajudem a mitigar os pequenos derrames que possam ocorrer durante os abastecimentos nas provas de Rallys e Bajas. A FPAK sabendo da importância da parte ambiental no desporto automóvel está a promover as boas práticas durante os abastecimentos, contribuindo assim para um desporto automóvel mais amigo do ambiente.
Baseados nas determinações da FIA, estamos a desenvolver um tapete absorvente, com materiais desenvolvidos pela Ad Mare Solutions (já vamos na 3ª evolução do tapete), que ajudem a não contaminar os solos nas áreas de abastecimento.
Assim, a reboque do nosso tapete ambiental, temos um serviço de apoio aos clubes e organizadores de provas, em que disponibilizamos não só os tapetes, mas todo o serviço de limpeza e mitigação dos pequenos derrames (combustíveis e óleos) que ocorram nos abastecimentos e parques de assistência técnica. Neste momento estamos a prestar este serviço no Campeonato Nacional de Rallys assim como em algumas bajas. Temos alguns produtos que saem do que é comum na limpeza de solos, nomeadamente o asfalto, o que faz com que tenhamos os troços ou as pistas disponíveis mais rapidamente em caso de derrames.
Mas não queremos ficar por aqui, queremos crescer de forma sustentável e séria, promovendo sempre a confiança entre os nossos clientes, somente tratando os clientes como amigos podemos aconselhá-los da melhor forma, não olhando somente para a parte comercial.