“Estamos empenhados em inovar”

No âmbito da visão de ser líder mundial em construção sustentável, a Saint-Gobain destaca-se pela sua abordagem inovadora e sustentável no mercado. Em entrevista, Rui Oliveira, Diretor de Operações da Saint-Gobain Glass Portugal, contou-nos que a empresa, presente em 76 países, fornece soluções que promovem conforto, desempenho e sustentabilidade, respondendo, assim, aos desafios da descarbonização e preservação dos recursos. Saiba de que forma.

207

A Saint-Gobain tem como visão ser líder mundial em construção sustentável. Para começar, poderia explicar o que diferencia a empresa no mercado e quais são os principais fatores que contribuem para essa posição de liderança?
A Saint-Gobain está presente em 76 países e disponibiliza ao mercado soluções que estão presentes na nossa vida quotidiana e que têm como premissa proporcionar conforto, desempenho e sustentabilidade, respondendo aos desafios atuais da descarbonização do setor da construção e da indústria, da preservação dos recursos e da urbanização.
Através do know-how e dimensão do Grupo, que abarca várias atividades de diferentes setores, conseguimos responder a qualquer desafio atual dos utilizadores dos edifícios – seja o conforto térmico, acústico, segurança, poupança energética, entre outros.

Sabemos que a Saint-Gobain tem como propósito “Making the World a Better Home”. Como é que este compromisso se reflete nas práticas e produtos da empresa da Saint-Gobain Glass?
O propósito do Grupo Saint-Gobain “Making the World a Better Home” define a nossa atuação nos mais diversos quadrantes:
Somos fabricantes e distribuidores. Juntamente com os nossos clientes e para eles, concebemos materiais e soluções que têm um impacto positivo na vida de todos, proporcionando bem-estar, qualidade de vida e performance, enquanto cuidamos do planeta. No caso da Saint-Gobain Glass, um dos exemplos é a colaboração com a nossa Rede Climalit® que transforma as nossas soluções em vidro duplo, uma rede auditada para produzir e certificar os seus vidros com a marca Climalit®.
Os nossos mais de 350 anos de história, a nossa força coletiva e a nossa liderança permitem o nosso desenvolvimento de uma forma inclusiva, enfrentando os principais desafios da humanidade, mudanças climáticas, proteção de recursos e a luta contra a desigualdade. Somos uma empresa internacional e multilocal, totalmente integrada nos territórios onde operamos para apoiar e ajudar a construir um Mundo mais justo e sustentável, aberto e acolhedor. Alinhado com o nosso compromisso com o bem-estar dos utilizadores e a sustentabilidade do planeta, lançámos recentemente o Climalit® Oraé®, soluções de vidro duplo com capas, cujo vidro base é o Oraé® composto por 70% de vidro reciclado (casco).
A nossa abordagem está claramente focada no futuro. Juntamente com os nossos clientes, parceiros e todos os Grupos de interesse com quem nos relacionamos, orientamo-nos no sentido de desencadearmos aspirações individuais e coletivas para permitir que todos vivam um mundo melhor. Estimula-nos inovar abertamente, com a ambição sempre renovada de unir a humanidade e a natureza para o bem comum.
Desenvolvemos os nossos negócios respeitando os nossos princípios de comportamento e atuação e os valores humanistas presentes na nossa cultura corporativa. A escuta, o diálogo, a bondade, a solidariedade, a confiança e o respeito pela diferença são pontos centrais do nosso compromisso.
Esta é a ambição profunda do nosso propósito: agir, todos os dias, para tornar o mundo um lugar mais bonito e sustentável para se viver.

Numa altura em que a eficiência energética e a sustentabilidade são altamente valorizadas, como é que a Saint-Gobain Glass inova no domínio das janelas eficientes? Quais são as tecnologias e inovações recentes que têm sido implementadas para melhorar o desempenho térmico e acústico das janelas?
A Saint-Gobain Glass há muito que trabalha para inovar no domínio do vidro e nas suas várias aplicações, como as janelas.
Reforço o destaque de uma das mais recentes inovações, o Climalit® Oraé®, disponível com várias soluções, como o Climalit® Oraé® Cool-Lite SKN 176, um vidro de controlo solar com excelente seletividade, ou o Climalit® Oraé® Planistar com excelente isolamento térmico e também baixo fator solar o que permite obter um ótimo conforto tanto no inverno como no verão. Todas estas valências contribuem para a preservação do planeta, eficiência energética, bem-estar do utilizador e conforto acústico.

Para melhor entender, estando a Saint-Gobain Glass a integrar tecnologias inteligentes e sustentáveis nas suas soluções de janelas, como é que estas contribuem para a redução da pegada de carbono e para a promoção do bem-estar nas nossas casas?
O Climalit® Oraé® é uma solução que espelha bem o contributo da Saint-Gobain Glass para a redução da pegada de carbono dos edifícios e para a promoção do bem-estar nas nossas casas.
Em primeiro lugar, trata-se de uma solução que integra como vidro base o Oraé®, o primeiro vidro no mercado com uma pegada de carbono estimada inferior a 7 kg CO2 eq./m2 (para uma espessura de 4 mm). O vidro é composto por 70% de vidro reciclado (casco), sendo a primeira solução no mercado com uma redução de aproximadamente 40% na pegada de carbono, em relação à média europeia de produção de vidro base.
Através desta inovação fomos das primeiras empresas premiadas pela “Escolha Sustentável” na categoria de Produto. Os critérios avaliados pela ‘Consumer Choice’ para a atribuição do Prémio foram a Arquitectura do Produto, a Sustentabilidade, o Investimento, a Inovação, a Comunidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Por último, sublinhar que este produto, quando combinado com os nossos vidros de capa, proporciona um melhor controlo solar e um melhor isolamento térmico, contribuindo efetivamente para uma poupança de energia e melhor conforto no Verão e no Inverno.

Considerando que as janelas são frequentemente o ponto mais frágil de um edifício, em que medida, num mundo em constante mudança, a Saint-Gobain Glass assegura que as suas soluções oferecem elevados níveis de conforto, segurança e eficiência energética? Poderia dar-nos exemplos de projetos ou produtos que ilustram estes parâmetros?
As janelas ou vãos envidraçados de grandes dimensões são uma realidade e além das características acústicas e térmicas contribuem, também, para a segurança dos edifícios.
Os vidros temperados e os vidros laminados são soluções com características de segurança. Os vidros temperados, em caso de quebra, fragmentam-se em numerosos pequenos pedaços, de bordos geralmente não afiados, reduzindo fortemente os riscos de ferimentos. Os vidros laminados são compostos por 2 ou mais vidros monolíticos (simples) unidos através de uma ou mais películas (PVB) muito finas. Esta película retarda a intrusão pois é extremamente difícil de romper, e por outro lado, evita ferimentos graves no caso de quebra acidental, uma vez que os pedaços de vidro permanecem colados à película.
A gama Saint-Gobain Glass Stadip® é a adequada para as situações que descrevemos anteriormente, podendo ser combinada com o Saint-Gobain Glass Cool-Lite® para controlo solar, Saint-Gobain Glass Panitherm® para isolamento térmico reforçado e/ou Saint-Gobain Glass Stadip Silence® com características de atenuação acústica.

Para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e inovação, a Saint-Gobain Glass colabora com outros setores ou institutos de pesquisa? Quão fundamentais são as parcerias estratégicas para o desenvolvimento das suas soluções de vidro?
O Grupo Saint-Gobain colabora com universidades, da qual é exemplo a Universidade de Aveiro, e várias associações empresarias que nos permitem manter-nos ativos ao nível do conhecimento, da união e do cumprimento dos objetivos comuns do setor.
Alguns exemplos que posso destacar em Portugal são a parceria com a Grace – Empresas Responsáveis que atua e apoia as empresas nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade; a BCSD Portugal que visa mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade; com a Associação PassivHaus Portugal que partilha com a Saint-Gobain o objetivo de contribuir para a independência energética do país; ou o Cluster Habitat Sustentável que integra empresas que apostam na sustentabilidade enquanto mote para a inovação e competitividade.
De sublinhar ainda que a Saint-Gobain possui um Centro de Investigação e Desenvolvimento em Aveiro que é um claro exemplo de inovação no Grupo. A partir de Portugal são desenvolvidos inúmeros projetos para todo o mundo, que fazem com a Saint-Gobain seja considerada uma das empresas mais inovadoras.

Já estamos a meio de 2024 e gostaríamos de saber quais são as principais metas e objetivos que a Saint-Gobain Glass espera alcançar até ao final do ano. Como é que a empresa planeia continuar o seu percurso de inovação e sustentabilidade nos próximos meses?
A forte aposta da Saint-Gobain no desenvolvimento de soluções integradas para os edifícios públicos e privados, para a construção leve e para a descarbonização da construção e da indústria está alinhada com o nosso propósito “Making the World a Better Home”, para o qual trabalhamos diariamente, não esquecendo o nosso compromisso em atingir a neutralidade carbónica até 2050.
Neste sentido, são várias as ações que temos planeadas a médio e a longo prazo, nas quais nos focamos diariamente. Um exemplo objetivo destas ações é a colocação em funcionamento de fluxos de recuperação de resíduos de vidro (casco) provenientes das obras de renovação e/ou demolição.
Com este projeto pretendemos dar o devido seguimento a este tipo de resíduos – utilizando sempre que possível a nossa logística atual, minimizando, por isso, o impacto ambiental –, evitando que uma boa parte seja deixada no meio ambiente sem possibilidade de reciclar. Este é só um exemplo de que estamos empenhados em inovar, tanto na área de fabricação e logística, como também em soluções de altas prestações e que permitem continuarmos o caminho da sustentabilidade.