“Fazer Mais, Melhor e Diferente será – e continuará a ser – o objetivo da FB&A”

A FB&A, Sociedade de Advogados, celebra cinco anos de existência, marcados por um compromisso contínuo de evolução e adaptação ao mercado jurídico. Em entrevista, Filipe Barata e Ana Salgado, Sócio Fundador e Partner da empresa, respetivamente, discutiram o percurso da marca e destacaram os marcos significativos que moldaram a identidade da Sociedade e reafirmaram o seu objetivo de fazer mais, melhor e diferente. Com um olhar atento às transformações da área e às suas exigências, a FB&A continuará a posicionar-se como um parceiro de negócios de confiança e sempre pronto para enfrentar os desafios do futuro.

290

A FB&A, Sociedade de Advogados, SP, RL, comemora cinco anos de existência. Para começar, como descrevem a evolução da FB&A ao longo destes anos? Quais foram, também, os marcos mais significativos que contribuíram para moldar a identidade e os valores da FB&A até ao momento?
Fazer mais, melhor e diferente será – e continuará a ser – o objetivo da FB&A, que marcou, sem dúvida, a sua evolução, ao longo dos cinco anos de existência, já que existimos para acompanhar os nossos clientes.

A FB&A é conhecida pela sua dedicação às necessidades do cliente e procura por soluções inovadoras. Para melhor entender, como garantem que cada cliente receba um serviço personalizado e de excelência?
Atualmente já não é suficiente a mera qualidade técnica do Advogado.
A constante evolução do mercado da advocacia, cada vez mais marcado pela repercussão das contingências externas – sociais, económicas e financeiras – e inevitável mudança, exige e torna essencial a necessária e fundamental adaptação a esta última e a criação de soluções alternativas, aliadas ao tempo de resposta e interação com os clientes. Entendemos que estas características definem o atual Advogado.
A constante entrega da FB&A às necessidades de cada cliente e à procura de soluções inovadoras nasceu, justamente, da volatilidade inerente ao próprio mercado e da necessidade de adaptação ao mesmo, tudo aliado à necessidade primeira: a necessidade dos clientes.
As referidas qualidades assumem no mundo atual uma especial relevância na prestação de um serviço personalizado e de excelência ao cliente, sem as quais este serviço, não é possível.
O rigor técnico-jurídico, que envolve o esforço constante de atualização informativa e formativa do Advogado, a capacidade de encontrar soluções alternativas e concretas para cada cliente, a resposta em tempo útil, a disponibilidade, a capacidade de adaptação à mudança e a adoção de soluções integradas com as soluções de IT, garantem, em conjunto, o serviço personalizado e de excelência ao cliente, que constitui o objetivo primordial da existência e razão de ser da FB&A.
No mais, a FB&A procura apostar em profissionais e colaboradores de excelência, quer humano (este tão importante e muitas vezes menosprezado) quer a nível técnico, priorizando as necessidades do cliente, valores que procuramos transmitir e incutir a todos aqueles que colaboram connosco, sendo esta a nossa marca de água.

Além do trabalho com os clientes, de que forma a FB&A contribui para a comunidade jurídica e para a sociedade em geral? Existem iniciativas ou projetos sociais que a FB&A apoia ou promove como parte do seu compromisso com a responsabilidade social corporativa?
Na FB&A abordamos o tema da responsabilidade social corporativa, a nível interno e externo. A criação de um mundo melhor tem, obrigatoriamente, de começar de dentro para fora.
No que respeita ao nível interno, o bem-estar de todos os nossos colaboradores e advogados é, desde sempre, um compromisso basilar e prioritário da FB&A.
Acreditamos que o trabalho de rigor e excelência apenas é possível se prestado por profissionais dotados de saúde mental e física. A monitorização da qualidade e bem-estar interno integra um dos objetivos de gestão ética e transparente que nos propomos prosseguir. A promoção de formações várias aos Advogados, com vista ao incremento da produtividade e qualidade de vida, integra uma das últimas medidas tomadas neste campo.
No plano externo, a FB&A presta serviços pro-bono a diversas entidades previamente selecionadas, cujas qualidades pessoais e humanas e/ou atividades prosseguidas sejam socialmente relevantes e contribuam para o bem-estar social.

Ao longo dos tempos, temos testemunhado mudanças significativas no campo do Direito. Quais foram, na v/ perspetiva, as mudanças em destaque na prática jurídica nos últimos anos? De que forma, a FB&A, se tem vindo a adaptar a essas mudanças para continuar a oferecer um serviço de excelência aos clientes?
Já há muito que se encontra em curso uma mudança profunda no mercado português da advocacia.
A revolução tecnológica e a alteração no modelo de organização dos escritórios de advogados, para a qual foi decisiva a primeira, de forma a aproximar os escritórios de advogados das empresas e do respetivo modelo de organização e gestão, continuará a ser o principal fator de mudança no mercado da advocacia.
Existiu, e está em curso, uma mudança na cultura ou imagem da advocacia, seja ao nível da organização e gestão interna dos escritórios, com recurso obrigatório a soluções tecnológicas cada vez mais exigentes e tendencialmente mais eficientes, desburocratização crescente dos procedimentos internos, aposta nos colegas mais preparados e intercâmbio cultural, seja ao nível da própria imagem do advogado, cada vez mais próxima e acessível do cliente e demais colegas, com foco na necessidade premente de adaptação às novas tecnologias e exigência de especialização, cliente.
Conforme já referido, a constante entrega da FB&A, quer às necessidades do cliente, quer à procura de soluções inovadoras nasceu, justamente, das referidas mudanças sofridas, e em curso, nas necessidades dos clientes e que foram vertidas para o mercado da advocacia.

Considerando o atual momento do Direito em Portugal, quais são os temas sociais e políticos mais marcantes e que têm tido impacto direto no trabalho da FB&A? Como é que a FB&A tem abordado essas questões na sua prática jurídica?
Em termos genéricos, as crises de vária ordem, e as movimentações geopolíticas, a crise económica inerente e o fim anunciado dos vistos gold, são os temas mais prementes e com reflexo direto na atividade da FB&A e, bem assim, estamos em crer, no mercado da advocacia, em geral.
O mercado da advocacia continuará a ser permeável à instabilidade social e económica mundialmente vivida, sendo fundamental, mais do que nunca, a capacidade de adaptação à mudança e às (novas e mutáveis) necessidades do cliente e da sociedade, procurando novas oportunidades de negócios e de soluções, onde outras já não são possíveis. É fundamental, neste campo, a tão referida adaptação à mudança e a criação de soluções alternativas, i.e, a colocação em campo do novo Advogado.

Sabemos que a digitalização tem sido uma tendência crescente em várias áreas, incluindo a advocacia. Consideram que a Classe tem sabido aproveitar a transformação digital? Que desafios e oportunidades a FB&A tem encontrado neste caminho evolutivo?
Entendemos a transformação digital, mais do que uma tendência, como uma necessidade no mercado da advocacia, inerente à própria mudança do mercado e da sociedade, em geral.
A pandemia veio impor a adoção de soluções integradas com as soluções de IT instaladas no cliente e com os circuitos e fluidez de informação estabelecidos.
As soluções inovadoras de IT, se é certo que são uma realidade para o tal novo Advogado de que falávamos há pouco, ainda não o são para o Advogado mais conservador, muitos deles, em prática isolada.
A FB&A como player recente no mercado da advocacia e ‘nascida’ no contexto pandémico, desde sempre priorizou a transformação digital e as soluções de IT, adotando-as no seu método de trabalho e fazendo uso delas nos serviços prestados ao cliente, permitindo a resposta em tempo útil e a execução dos serviços, em qualquer, e para qualquer local.
Neste sentido, a dita transformação digital sempre se assumiu para a FB&A como uma oportunidade e fator de distinção no mercado da advocacia.

Recentemente comemorado, o Dia do Advogado é uma data significativa para a comunidade jurídica. Qual é a importância deste dia, 19 de maio, para todos os Advogados? O que consideram mais relevante realçar neste ano em particular?
O Dia do Advogado representa simbolicamente o reconhecimento e valorização do papel fundamental do Advogado na construção de uma sociedade mais justa e igualitária e na prossecução do Direito e da Justiça.
Entendemos realçar – neste ano e em todos os outros – que o Advogado deverá ser, e assim prosseguir a sua atividade, como um agente do Estado de Direito Democrático, impedindo ou reagindo contra todas as violações aos Direitos, Liberdades e Garantias, de que tenha conhecimento no âmbito do exercício da sua profissão, para mais agora que a profissão e o ministério estão sujeitos a tantas ameaças e lobby veladamente instalados.
Em contrapartida, deverá ser tratado pelo Estado, pela Ordem dos Advogados e respetiva caixa de previdência, em conformidade com o papel que lhe é reconhecido, quer ao nível dos direitos, quer ao nível das garantias. Dignificar sempre o Advogado, todos os dias, na prática quotidiana: na prática e sem necessidade de dia ou comemoração especial.

Olhando para o futuro, quais são as perspetivas da FB&A para os próximos anos? Num cenário a mais cinco anos, onde gostariam de observar a FB&A e que metas gostariam de alcançar?
Os objetivos da FB&A mantêm-se inalterados: fazer mais, melhor e diferente, priorizando o cliente e as respetivas necessidades, continuando a prestar o trabalho de rigor e excelência, até então desenvolvido, com primazia pelo bem-estar e qualidade de todos os nossos advogados e colaboradores.
Tudo isto, onde quer que seja: em qualquer e para qualquer local.

Por fim, no contexto deste 5.º aniversário da FB&A, que mensagem gostariam de transmitir aos colegas, parceiros e clientes que acompanharam a jornada da Sociedade até então? Como definem o legado da FB&A ao longo deste tempo de atuação?
A FB&A agradece, antes de mais, toda a confiança prestada, a qual foi determinante no seu início de atividade. Além disso, a FB&A continuará a prestar os seus serviços com dedicação, excelência e inovação.  Mais do que um prestador de serviços jurídicos, procuramos continuar a ser um parceiro de negócios dos nossos clientes, caminhando lado a lado com eles, sempre em grande proximidade.
Tal só foi – e será possível – com o trabalho e apoio de todos os nossos colegas, parceiros e clientes, a quem agradecemos e com quem esperamos continuar o nosso caminho e missão. A todos eles, o nosso reconhecido agradecimento pelo voto de confiança.
Fazer mais, melhor e diferente é – e será sempre – a nossa promessa/comprometimento e a manifestação sincera do nosso agradecimento.