GAM Portugal e as suas diversas distinções

A GAM Portugal, líder no setor de aluguer, venda e manutenção de máquinas, bem como de uma ampla gama de soluções sob medida para a indústria, recebeu, recentemente, o Prémio de Melhor Empresa de Aluguer e celebrou a inauguração de novas instalações, no Montijo. Luís Silva, Diretor-Geral da empresa no mercado nacional, contou-nos tudo sobre estas temáticas e explicou-nos de que forma a empresa se tem vindo a diferenciar num mercado amplamente competitivo. Saiba tudo.

68

Desde a sua fundação nas Astúrias, em 2003, a GAM cresceu rapidamente e consolidou a sua presença no mercado internacional. Em Portugal, a empresa opera desde 2006 e, atualmente, oferece uma ampla gama de serviços e produtos que a destacam no setor de aluguer, venda e manutenção de máquinas.

Assim, hoje, a GAM Portugal disponibiliza uma série de serviços que respondem às necessidades de vários setores, nomeadamente o da construção civil, manutenção industrial, logística, mineração e muito mais. Entre os principais serviços estão o aluguer de máquinas e equipamentos, manutenção e assistência técnica, soluções energéticas e formação especializada. A marca dispõe, ainda, de uma frota moderna e diversificada, incluindo plataformas elevatórias, empilhadoras, mini-escavadoras e outros equipamentos pesados. Entre os vários serviços que oferece, a promessa é a mesma: fiabilidade e eficiência.

A empresa, no mercado nacional, também é distribuidora exclusiva de marcas reconhecidas mundialmente, como HYSTER, YALE, Magni e Oil & Steel, o que proporciona aos clientes acesso aos melhores equipamentos do mercado. Além disso, também se expandiu através de aquisições estratégicas, como a compra de uma empresa focada em elevação, em 2008, e a aquisição da divisão de movimentação de cargas da Ascendum em 2021. Estas aquisições aumentaram significativamente a visibilidade e a posição da GAM no setor industrial.

Durante a entrevista à Revista Pontos de Vista, Luís Silva, Diretor-Geral da GAM Portugal, explicou os fatores que diferenciam a empresa no mercado. Segundo o próprio, a ampla gama de produtos e serviços, combinada com a experiência e o conhecimento do mercado local, posiciona a empresa como líder do setor. “O sucesso de hoje, deve-se à nossa vasta gama de produtos e serviços, que vão desde o aluguer de máquinas à manutenção dos equipamentos e a outros serviços. Temos, ainda, soluções logísticas e de formação, o que nos permite oferecer um pacote completo e adaptado às necessidades dos nossos clientes”, afirmou o nosso entrevistado.

A adaptação às mudanças tecnológicas e sociais também é uma prioridade para a GAM Portugal. A empresa tem integrado tecnologia avançada nos seus processos operacionais para melhorar a eficiência e a qualidade do seu serviço. “Hoje em dia já implementamos telemetria na nossa frota de equipamentos, que nos permite mensurar e acompanhar remotamente dados ou indicadores em tempo real. Este facto permite-nos, além de gerir de forma mais eficiente a nossa manutenção, ter uma manutenção preventiva e mais adequada. Consequentemente, conseguimos melhorar a qualidade global do serviço”, garantiu o Diretor-Geral.

Luís Silva destacou, também, a importância de oferecer um serviço completo e integrado para os clientes. “O que o cliente pretende é, de facto, um fornecedor que complemente várias áreas de negócio e toda a nossa expertise na área do equipamento e dos serviços congéneres acaba por trazer valor acrescentado”.

Como uma empresa consolidada no mercado português, a GAM Portugal continua a inovar e a expandir os seus serviços para responder às necessidades em constante evolução dos seus clientes. A combinação de uma vasta gama de serviços, um profundo conhecimento do mercado local, um compromisso com a sustentabilidade e a implementação de tecnologias de ponta posiciona a empresa como uma líder incontestável no seu setor.

Sustentabilidade, um pilar fundamental

A sustentabilidade tornou-se um tema central nos dias de hoje – e no setor da maquinaria industrial não é diferente. As empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de adotar práticas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental e promover um futuro mais verde. A GAM, no seu todo, é um exemplo de uma empresa que tem a sustentabilidade como um dos seus pilares fundamentais, desenvolvendo, por isso, várias iniciativas que contribuem tanto para a sustentabilidade ambiental como económica.

A empresa implementa várias iniciativas sustentáveis, como o uso de uma frota de emissões zero e a utilização de energia 100% renovável nas suas instalações. Luís Silva destacou que “o nosso compromisso e o de todo o Grupo com a sustentabilidade é consistente e é demonstrada em diversas iniciativas que vamos colocando em prática”.

Além da frota ecológica, a GAM lançou um ambicioso projeto em León, Espanha, que se designa por “Reviver”. O mesmo visa transformar a forma como a compra e o consumo de maquinaria são compreendidos. Este projeto prolonga o ciclo de vida útil das máquinas através do refabrico e geração de sobresselentes, contribuindo para a redução da produção de novas máquinas e, consequentemente, das emissões de CO2. Esta, que é a maior instalação de refabrico de maquinaria na Europa, com uma superfície de 200.000 m2, pretende colocar no mercado cerca de 3000 máquinas por ano, poupando 9000 toneladas de CO2, o equivalente à produção de 7500 automóveis.

A GAM também investe em energias renováveis nas suas operações. Muitas das suas instalações são autossuficientes – umas utilizam painéis solares e outras contratam energia de fontes renováveis. Esta abordagem “reduz a dependência de combustíveis fósseis e contribui para a redução das emissões de gases de efeito de estufa”, explica Luís Silva.

Com estas iniciativas, a GAM demonstra um compromisso sólido com a sustentabilidade, ao integrar práticas ambientais e sociais responsáveis no seu modelo de negócio. Certo é que, este compromisso não melhora só a relação com os clientes e stakeholders, também potencia o crescimento da empresa de forma sustentável e contribui para um futuro mais verde e responsável. Para a Companhia, não são só os resultados que contam – a vida do planeta é um dos seus principais recursos.

As mais recentes novidades

Recentemente, a GAM foi distinguida com o Prémio de Melhor Empresa de Aluguer e inaugurou novas instalações no Montijo. Estes marcos representam o sucesso e o percurso de crescimento da empresa no mercado português.

Receber o Prémio de Melhor Empresa de Aluguer é uma honra que reforça a reputação da GAM Portugal no setor. Para o Diretor-Geral, “é o reconhecimento do trabalho da GAM, não só em Portugal, mas também como multinacional. É a primeira vez que uma empresa espanhola ganha um prémio desta natureza e, de facto, é um orgulho para todos”. Esta distinção, que destaca a liderança da empresa no mercado europeu, também valida os seus esforços contínuos em oferecer soluções de alta qualidade e serviços abrangentes.

Já no que diz respeito à inauguração das novas instalações no Montijo, é um passo importante na evolução da empresa em Portugal. Este novo espaço, que a GAM ocupa desde janeiro deste 2024, foi necessário para acomodar a expansão do negócio. Como explica Luís Silva, “estávamos aqui perto, mas as condições não eram adequadas à nossa realidade atual. As novas instalações centralizam as operações, melhoram a qualidade dos serviços prestados e proporcionam uma maior rapidez e segurança, seja para os clientes como para os colaboradores”.

A verdade é que, estas melhorias estruturais aumentam a eficiência operacional e espelham o compromisso da GAM em fornecer um serviço de excelência, em todas as suas valências. A mudança para as novas instalações era um projeto ambicionado há muito tempo e, com a sua concretização, a GAM Portugal está agora melhor posicionada para responder às necessidades do mercado e dos seus clientes de forma eficaz.

Além da melhoria no espaço de trabalho, a empresa tem planos ambiciosos – porém realistas – de expansão. Luís Silva confidenciou-nos que “a GAM está atenta a oportunidades de crescimento de forma orgânica e inorgânica e estamos a considerar mudar, no futuro, as instalações em Vila Nova de Gaia, para melhor servimos a zona norte do país”.

Com estas novas conquistas e planos de expansão, a marca, em Portugal, demonstra um compromisso contínuo com a excelência e a inovação. As novas instalações e o reconhecimento como a Melhor Empresa de Aluguer são testemunhos do sucesso da empresa e do seu potencial para continuar a liderar e inovar no seu setor de atuação.

O futuro da empresa

É evidente, face a todos os assuntos aqui mencionados, que a GAM Portugal está empenhada em manter-se na vanguarda do mercado através da inovação tecnológica e de processos, bem como do desenvolvimento sustentável. Projetos como “Reviver” e “Kirleo” – a linha de formação da GAM, que procura reduzir o fosso existente no mercado laboral de profissões técnicas não reguladas, oferecendo, por isso, um vasto catálogo formativo que facilita processos de upskilling e reskilling nas organizações, complementando com serviços de consultoria -, demonstram o compromisso da empresa em fornecer soluções personalizadas e de alta qualidade para as necessidades dos clientes, enquanto procura, continuamente, a diferenciação do mercado.

No futuro, Luís Silva almeja ver a GAM Portugal como líder destacada no mercado, ao superar os desafios tradicionais de categorização e a expandir a sua influência através de um crescimento orgânico e inorgânico.

Com quase duas décadas de experiência na empresa, o Diretor-Geral testemunhou uma evolução significativa e acredita firmemente que a mesma continuará a prosperar nos próximos anos, mantendo a sua posição como um ponto de referência no setor.