“O mais gratificante de Liderar é ver o impacto positivo que causamos nas vidas das Pessoas”

Carla Araújo, Líder e Franquiada da McDonald’s nas Caldas da Rainha, na Nazaré e em Santo Onofre, partilhou com a Revista Pontos de Vista o seu percurso e destacou os fatores que a levaram a abraçar este projeto há cinco anos. A paixão por gestão de pessoas, a forte cultura da empresa e o impacto positivo nos colaboradores e das comunidades locais foram alguns dos motivos que a mesma realçou ao longo de toda a conversa. Saiba quem é a nossa entrevistada, enquanto pessoa, profissional e líder de equipas.

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Gostaríamos de começar por conhecer um pouco mais sobre a sua história de vida a nível pessoal e profissional. O que nos pode confidenciar?
Desde sempre tive um grande interesse por negócios e gestão. O meu percurso académico foi direcionado para essa área, sendo que tirei uma licenciatura em Gestão e iniciei a minha carreira profissional na Banca. Estive cerca de 10 anos em Angola, trabalhando sempre na área financeira. Ao longo destes anos, desenvolvi uma paixão por liderança e gestão de equipas, o que me levou a procurar novas oportunidades em Portugal. E, foi assim, que iniciei a minha caminhada na McDonald’s, há 6 anos, 5 dos quais como franquiada. Tem sido uma experiência incrivelmente gratificante e desafiadora.

Atualmente, é Líder e Franquiada da McDonald’s nas Caldas da Rainha, na Nazaré e em Santo Onofre. Para melhor entender a sua cronologia, que fatores a direcionaram para esta área de atuação?
A minha trajetória na McDonald’s começou com uma candidatura, e assim surgiu a oportunidade de me tornar franquiada. Sempre admirei a marca pela inovação e forte cultura empresarial que promove. A decisão de entrar nesta área foi influenciada por vários fatores, incluindo a minha paixão por gestão de pessoas e operações, bem como pela reputação da McDonald’s no que diz respeito à sua capacidade de oferecer formação e suporte excecionais aos seus franquiados. Além disso, a possibilidade de contribuir para a economia local e de criar empregos nas comunidades onde os restaurantes estão inseridos, foram também fatores motivadores. A combinação de desafios operacionais e a oportunidade de liderar uma equipa diversificada e dedicada, tornaram esta oportunidade extremamente atraente para mim.

Certo é que, trabalhar como Líder e Franquiada da McDonald’s em várias localidades pode trazer muitas aprendizagens. De que forma, esta experiência, tem impactado a sua vida pessoal e profissional?
Trabalhar como líder e franquiada de três restaurantes McDonald’s tem sido uma experiência transformadora. Profissionalmente, desenvolvi competências ainda mais fortes em gestão de operações, recursos humanos e marketing. A necessidade de gerir múltiplas unidades ensinou-me a ser mais organizada e eficiente, além de ter desenvolvido uma maior capacidade de tomar decisões rápidas e eficazes. Pessoalmente, esta experiência ensinou-me a dar importância ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Aprendi a valorizar e a maximizar o meu tempo, dedicando momentos de qualidade à minha família e ao meu próprio bem-estar. Além disso, a responsabilidade de liderar várias equipas reforçou em mim a importância de uma comunicação clara e transparente de apoio mútuo, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Esta sua posição implica, entre muitos outras responsabilidades, liderar diversas equipas. Como se define como líder e quais são os principais valores que procura transmitir, diariamente, às suas equipas?
Como líder, eu defino-me como inclusiva, ética e focada no desenvolvimento das pessoas. Os valores que mais prezo e procuro transmitir às minhas equipas são integridade, comunidade e família. Acredito na importância de criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados. Gosto de apoiar a comunidade através de ações solidárias, parcerias locais e iniciativas de responsabilidade social. Enfatizo a importância de servir bem os nossos clientes, oferecendo uma experiência excecional em cada visita. E, finalmente, promovo a inclusão, assegurando que a nossa equipa seja diversificada e que todos se sintam bem-vindos.

Nesta viagem de já cinco anos, quais diria que têm vindo a ser os maiores desafios, no dia a dia, enquanto líder dos restaurantes McDonald’s das Caldas da Rainha, da Nazaré e de Santo Onofre?
Os maiores desafios que enfrentei incluem a adaptação rápida às mudanças impostas pela pandemia. Foram tempos de muita incerteza e instabilidade, principalmente no que toca ao setor da restauração. Com o apoio da estrutura nacional, conseguimos adaptar-nos e desenvolver estratégias e soluções inovadoras para continuarmos a servir, da melhor forma possível, as comunidades onde estamos. Além disso, a abertura de dois novos restaurantes num curto intervalo de três meses, foi um grande teste para a nossa capacidade de planear, executar e nos ajustarmos rapidamente. O restaurante de Santo Onofre iniciou a sua atividade a 18 de março de 2021, seguido da Nazaré a 7 de junho do mesmo ano. Até então, possuía apenas o restaurante das Caldas da Rainha, adquirido em abril de 2019. Foi um crescimento considerável, que representou um esforço excecional no meu percurso enquanto franquiada, pois a pressão de corresponder às expetativas dos clientes e da comunidade local era enorme. O trabalho incansável das equipas foi crucial nesta fase, que conseguimos superar com sucesso e distinção. Gerir vários restaurantes também traz o desafio constante de assegurar a consistência na qualidade e no serviço, enquanto lido com diferentes dinâmicas das equipas e desafios operacionais específicos de cada local. A formação contínua e manter uma equipa motivada e eficiente são igualmente desafiadoras, exigindo um foco constante no desenvolvimento de talentos e na criação de um ambiente de trabalho positivo.

Por outro lado, o que é mais gratificante nesta arte que é a de liderar? Poderia partilhar connosco algum momento ou experiência que lhe tenha trazido uma satisfação especial?
O mais gratificante de liderar é ver o impacto positivo que causamos nas vidas das pessoas, tanto dos nossos colaboradores, quanto da comunidade local. Um momento particularmente especial foi a organização de atividades nos nossos restaurantes para crianças e adultos em situações vulneráveis. Recordo uma ocasião em que organizámos um evento para crianças da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, onde oferecemos um dia cheio de atividades lúdicas e momentos de alegria. Ver os sorrisos de agradecimento e a felicidade nos olhos dessas crianças foi extremamente gratificante. Proporcionar esses momentos de felicidade e saber que contribuímos para um dia melhor na vida dessas pessoas é indescritível. Também me orgulho das oportunidades de crescimento profissional que oferecemos aos nossos colaboradores, ajudando-os a desenvolver as suas carreiras e alcançar os seus objetivos pessoais.

Olhando para o futuro, quais são as suas grandes ambições e objetivos? Existe algum projeto ou meta que gostaria de alcançar na sua carreira como Franqueada da McDonald’s?
Um dos meus objetivos é implementar mais iniciativas de Well-being e responsabilidade social, promovendo um equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal dos colaboradores, e fortalecendo o apoio às comunidades locais. Quero que os nossos restaurantes sejam reconhecidos não apenas pela qualidade dos seus produtos, mas também pelo compromisso de ter um bom serviço e continuar a contribuir para o bem-estar da comunidade e dos colaboradores. Continuar a apostar nos programas de formação e desenvolvimento de carreira para os nossos colaboradores, ajudando-os a crescer dentro da empresa e alcançar os seus próprios objetivos profissionais.

Por fim, sendo uma Mulher de sucesso, que mensagem gostaria de deixar a todas as mulheres que lutam diariamente para alcançar cargos de liderança? Que conselhos lhes daria?
A mensagem que gostaria de deixar é que acreditem em si mesmas e nunca desistam dos seus sonhos. O caminho pode ser difícil e cheio de obstáculos, mas cada desafio é uma oportunidade de crescimento e de aprendizagem. O meu conselho é manter uma visão clara dos objetivos e trabalhar diariamente para alcançá-los. E estarem sempre dispostas a se adaptar e aprender com as mudanças no mercado e com as circunstâncias ao vosso redor. Invistam numa forte rede de apoio, tanto profissional quanto pessoal, e valorizem as pessoas que estão ao vosso lado. Acreditem na importância da integridade e do respeito em todas as vossas interações, e mantenham-se resilientes diante dos desafios. É fundamental que continuemos a investir na nossa formação pessoal e profissional para alcançarmos uma melhoria contínua nas nossas vidas. Eu estou atualmente a fazer um mestrado na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), uma decisão que reflete o meu compromisso com o desenvolvimento e a excelência. Esta busca por conhecimento e aprimoramento não só nos capacita para enfrentar desafios futuros com mais competência, mas também nos permite contribuir de forma mais significativa para a sociedade. Sejam persistentes, corajosas e nunca subestimem o poder do trabalho árduo e da determinação para alcançar o sucesso.