O ranking, elaborado pela InterNations desde 2014 e que avalia 53 países, é liderado pelo Panamá, que subiu do 3.º para o 1.º lugar. O México e a Indonésia ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.
O primeiro país europeu a aparecer na lista é a Espanha, na 4.ª posição, destacando-se no índice de qualidade de vida. A Colômbia fecha o top 5.
Portugal, agora na 15.ª posição, caiu em alguns dos critérios avaliados. O país ainda mantém boas classificações em qualidade de vida (7.º lugar), finanças pessoais (13.º) e facilidade de integração (15.º). No entanto, indicadores como trabalho no exterior e fatores essenciais para os emigrantes, como habitação, serviços digitais e idioma, tiveram uma avaliação negativa, afetando a posição do país no ranking.
Os estrangeiros em Portugal mencionaram a falta de oportunidades de carreira e a burocracia como os principais desafios para viver e trabalhar no país.
No Expat Insider 2024, que contou com a participação de 12 mil pessoas de 175 nacionalidades, o Kuwait ficou em último lugar, seguido pela Turquia na 52.ª posição e a Finlândia na 51.ª, esta última sofrendo a maior queda no índice, de 16.º para 51.º lugar, devido à dificuldade de integração e uma avaliação negativa das finanças pessoais.
A InterNations, com sede em Munique, Alemanha, é uma das maiores comunidades de estrangeiros do mundo, contando com mais de 5,3 milhões de membros.