Ao longo de dez dias, as festividades da Praia da Vitória incluirão animação de rua, desfiles, marchas populares, música, tauromaquia e gastronomia, entre outras atrações.
De acordo com Vânia Ferreira, Presidente da Câmara, o orçamento de 450 mil euros, com uma contribuição municipal de 280 mil euros, é similar ao do ano passado e mostra o esforço da autarquia em manter um balanço financeiro.
Durante a época alta, a semana das festas é uma das mais movimentadas na ilha Terceira e a autarquia espera uma grande afluência novamente este ano.
Os emigrantes da região geralmente escolhem esta semana para voltar à ilha, mas, segundo a autarca, o número de turistas, especialmente nacionais, tem aumentado.
Apesar de o anúncio do cartaz musical ter sido feito a menos de um mês do início das festas, Vânia Ferreira acredita que ele atrairá muitos jovens da região.
O palco principal das festas, com entradas pagas, contará este ano com atuações de Ivandro, HMB, Van Zee, Wet Bed Gang, Sara Correia, Teto e Diogo Piçarra, além das bandas locais On the Road e Ti-Notas. Após os concertos, haverá performances diárias de DJs.
Estão também programados espetáculos musicais gratuitos em outros três palcos distribuídos pela cidade e um desfile integrado no Festival Internacional de Folclore dos Açores.
Na feira de gastronomia, seis restaurantes, três charcutarias e três pastelarias, vindos de várias partes do país, marcarão presença, com quatro novos participantes em relação a 2023.
No que toca à tauromaquia, haverá uma corrida de praça com os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Miguel Moura e João Pamplona, além de oito touradas à corda nas ruas da cidade e freguesias do concelho.