No início de julho, as Farmácias Holon assinaram um memorando de colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa. Um protocolo que reforça a capacidade do projeto europeu Partnerships for Science Education (PAFSE) para continuar a promover, nas escolas portuguesas, a partilha de mais conhecimento em saúde pública e ciência.
O PAFSE é um projeto europeu que recorre à educação para a ciência enquanto veículo de promoção da literacia em saúde, fornecendo aos cidadãos o conhecimento, as ferramentas e a capacidade para tomarem decisões informadas sobre os desafios da saúde pública. Com este protocolo, as Farmácias Holon reforçam o papel da farmácia enquanto agente promotor de conhecimento em saúde, junto das escolas.
O projeto liderado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA), agrega desde julho, as Farmácias Holon como parceiras devido ao projeto “Stand Interativo da Farmácia”, que surgiu de um grupo específico de farmácias do grupo. O projeto atua junto da comunidade escolar e pretende elucidar sobre a profissão do farmacêutico e todo o trabalho imanente às boas práticas da farmácia comunitária.
A dinâmica consiste na simulação de uma farmácia comunitária (em espaço escolar), permitindo aos alunos o contacto com os diferentes espaços da farmácia, e percepcionar as funções inerentes aos seus profissionais. Em paralelo, existe uma comunicação sobre as possíveis saídas profissionais desta carreira profissional. Simultaneamente, o projeto estimula as competências de recolha, processamento e interpretação de informação em saúde, promove o espírito científico e incentiva a adoção de estilos de vida saudável, investindo na formação de crianças e jovens tornando-os mais autónomos, informados e responsáveis em relação à sua saúde e da sua comunidade.
“A Escola Nacional de Saúde Pública, identificou este projeto como uma mais-valia a integrar na implementação do projeto PAFSE, dando-se início a esta parceria, em novembro de 2023, nas comemorações do Dia Mundial da Ciência. Um dos objetivos visa estender o raio de ação a nível nacional, articulando as diversas farmácias Holon e as escolas que integram o projeto, englobando os projetos escola que a Holon tem vindo a desenvolver e integrando novos em desenvolvimento”, explica Marta Teles, Farmacêutica, Gestora de Responsabilidade Social, Intervenção Comunitária e Parcerias das farmácias Holon Campo Grande, Morais Soares, Oeiras Figueirinha, BPlanet, LRS Mealhada e Almancil.
O projeto liderado pela ENSP NOVA, junta escolas, universidades, centros de investigação, laboratórios, empresas, fundações, associações e representantes da sociedade civil. Na sua génese, o compromisso passa por envolver todos os agentes na criação de valor para a promoção de ações orientadas para potenciar a educação na vertente da saúde pública. Carolina Santos, professora da ENSP NOVA, é a investigadora principal do projeto, e tem a seu cargo a tarefa de agregar consensos e fomentar a partilha de conhecimento nas denominadas áreas Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas.
“Este é um exemplo claro da aproximação da academia à sociedade com excelentes resultados e que merece ser incentivado. Com os memorandos de entendimento que agora assinámos, temos as condições necessárias para continuar a levar mais Ciência e mais Saúde Pública às escolas, sensibilizando os professores para a importância destas aprendizagens, estimulando os alunos a conhecerem melhor o impacto prático destes conhecimentos e, quem sabe, motivando-os a seguir uma profissão que não tinham considerado antes”, afirma a diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias
O PAFSE é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020, de apoio à investigação e inovação da Comissão Europeia.