“Aqui Todos fazemos falta e Todos contribuímos para o Sucesso da Empresa”

A Revista Pontos de Vista foi conhecer uma das marcas de maior referência em Portugal. Falamos do Grupo Brain Power, marca pioneira na gestão e outsourcing de carreiras de consultoria, liderada por Sandra Soares, CEO, que nos deu a conhecer qual tem sido o papel da empresa em prol da estabilidade e segurança dos trabalhadores. Saiba tudo e conheça como o Grupo Brain Power está comprometido em continuar a liderar o setor da consultoria empresarial e de carreiras, através de uma visão estratégica focada na inovação, expansão e desenvolvimento contínuo dos nossos profissionais, mantendo-nos numa vanguarda inovadora.

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A marca Brain Power foi fundada em 2016 e, desde então, tem vindo a destacar-se como uma marca pioneira na gestão e outsourcing de carreiras de consultoria comercial. Enquanto CEO, quais foram os principais desafios e marcos ao longo destes anos, que contribuíram para o crescimento e consolidação da empresa no mercado europeu?
A marca Brain Power, de facto nasceu em 2016, mas a primeira empresa do grupo foi fundada em 2013, pelo que neste percurso de mais de 10 anos, os desafios e os momentos mais marcantes têm sido bastantes. No entanto, em termos de desafios, aqueles que mais tenho presentes são os que me acompanham desde o início até hoje e que eu e a minha equipa tentamos superar dia após dia. Estou a referir-me ao facto de as leis laborais não acompanharem o ritmo de mudança e de dinamismo do mercado de trabalho e também o sistema fiscal e a complexidade da lei no nosso país continuarem a ser um travão para os empregadores conseguirem aumentar os salários e melhorarem as condições laborais dos seus trabalhadores.
Para além disso, o facto de este ramo não ser muito bem visto, pois muitas empresas que se inserem no mesmo não trabalham de forma transparente e outras têm práticas ilegais, podendo manchar o nome de empresas como a nossa em que a transparência e a base legal estão na ordem do dia. Ainda, facilmente somos confundidos com empresas de trabalho temporário, que também não têm a melhor imagem, uma vez que muitas vezes tratam os colaboradores como números e não como pessoas. Tudo isto torna mais desafiante a afirmação da nossa imagem, no entanto, os valores pelos quais nos pautamos e as soluções que apresentamos leva a que a relação que temos com os nossos clientes e consultores seja ímpar, o que nos torna únicos no mercado.
Por outro lado, felizmente este percurso tem sido muito gratificante e repleto de bons momentos. Enumerando alguns desses momentos, não poderei deixar de referir o ano de 2016 que é quando nasce a marca Brain Power e a mesma é registada na Trade Mark. Ainda, o patamar de faturação que atingimos em 2018 (de cerca de 14 milhões de euros) foi para nós um momento de viragem, em que tivemos ainda mais certezas de que estávamos no caminho certo, enquanto empresa e enquanto equipa. Já em 2020, mesmo sendo o ano tragicamente marcado pela pandemia, sentimos que na Brain Power foi o acontecimento que mais nos uniu entre a empresa, colaboradores e parceiros. Foi neste momento de dificuldade que tivemos a verdadeira sensação do quanto o modelo Brain Power faz a diferença na vida dos profissionais e empresas que apoiamos, por isso, embora tenha sido um período difícil para todos, para nós foi dos mais compensadores ao mesmo tempo. Por último, termos aberto os nossos escritórios na Avenida da Liberdade em Lisboa, pois além de termos conseguido chegar a uma das zonas mais prestigiadas do país, também significou a necessidade de fazer crescer a equipa.

Sabemos que a Brain Power possui uma visão única e inovadora no planeamento das ofertas formativas e na gestão administrativa da atividade. Poderia explicar-nos como é que essa visão se traduz na prática e, de que forma, a mesma tem beneficiado tanto os profissionais como as empresas?
O modelo Brain Power é único e pioneiro, a nível nacional e internacional, em tornar trabalhadores independentes em trabalhadores dependentes. No entanto, não nos contentámos em sermos pioneiros, mas sim de sermos um grupo de empresas capazes de oferecer as soluções mais personalizadas a estes trabalhadores e empresas, tendo a forte capacidade de responder pronta e eficazmente às mudanças e exigências da globalização no século XXI.
No fundo, as soluções que o Grupo Brain Power oferece destinam-se a dois tipos de público. Por um lado, empresas que necessitam de colaboradores, mas não têm capacidade ou não pretendem estabelecer esse tipo de vínculos contratuais. Por outro lado, trabalhadores independentes que procuram uma maior estabilidade contratual e que queiram usufruir dos mesmos direitos e garantias que um trabalhador por conta de outrem, sem abdicarem da flexibilidade e liberdade da sua profissão.
Estes profissionais e empresas, encontram na Brain Power a rede de apoio única e inovadora, para realizarem os seus objetivos profissionais e de negócio. Por um lado, os profissionais conquistam mais direitos, garantias e estabilidade laboral, por outro, as empresas têm a garantia de ter uma mão de obra especializada e adequada aos seus projetos. Tal só se torna possível graças à proximidade que eu e a minha equipa temos com os nossos consultores e parceiros, o que nos permite estar sempre um passo à frente daquilo que são as necessidades de negócio e de carreira dos mesmos, bem como o robusto investimento tecnológico e formativo que fazemos.
É esta nossa visão e foco na individualidade de cada um e na relação de confiança que fazemos questão de estabelecer, com cada consultor e com cada cliente, que nos posiciona de forma ímpar e isolada no mercado.

Num mercado de trabalho cada vez mais instável, a personalização dos serviços na gestão de carreira tornou-se essencial. Que estratégias a Brain Power adota para garantir que as soluções oferecidas sejam verdadeiramente personalizadas e atendam às necessidades de cada profissional?
As estratégias que o grupo Brain Power adota para garantir que as soluções oferecidas são verdadeiramente personalizadas e atendem às necessidades de cada profissional residem no plano formativo que elaboramos para cada profissional, na nossa atualização constante e diária das alterações legais e de mercado e na relação de proximidade e de acompanhamento que fazemos questão de manter com cada um dos nossos colaboradores e clientes. Costumamos dizer, num tom mais informal, que fazemos fatos à medida de cada um de tão personalizadas que são as nossas soluções.
Ou seja, o modelo Brain Power recruta, dá formação inicial, contínua e de especialização de forma a garantir que os nossos colaboradores prestam um serviço adequado e de acordo com os objetivos dos nossos clientes, de forma a que estes últimos possam crescer, quer em qualidade, quer em volume de faturação. Por outro lado, todo o plano formativo é adequado ao perfil de cada um dos nossos colaboradores, tendo em conta as suas ambições profissionais de forma a garantirmos que estes conseguem inovar, ter um espírito crítico e obtenham soluções para os diversos desafios, trabalhando com foco nos seus objetivos e estarmos alinhados nesse sentido. Deste modo, todo o plano de formação é detalhado e estrategicamente montado, tendo em conta as necessidades conjuntas da equipa, as necessidades profissionais individuais de cada colaborador e, ainda, as mudanças que ocorrem permanentemente no mercado e das quais necessitamos de estar informados e capacitados para respondermos da melhor forma.
Fazemos, ainda, uma avaliação de desempenho, de modo a conseguirmos perceber os pontos que até então não conseguimos melhorar e que precisam de ser trabalhados e, nesse sentido, que adaptações necessitamos de fazer nos planos formativos para que os profissionais atinjam esses objetivos.

Considerando, ainda, esta instabilidade frequente no mercado de trabalho, como é que a Brain Power promove a estabilidade e segurança para os trabalhadores independentes? Quais são os principais serviços de gestão e consultoria de carreira que oferece para alcançar esse objetivo?
As soluções do Grupo Brain Power promovem a estabilidade e segurança dos trabalhadores independentes, tornando-os em trabalhadores por conta de outrem. Este processo é feito estabelecendo relações contratuais com estes prestadores de serviços, tornando-os nossos colaboradores e alocando-os, em regime de outsourcing, a projetos de empresas nossas parceiras. Assim, estes profissionais poderão usufruir de mais direitos e garantias, como a baixa médica, subsídio de férias, subsídio de desemprego, carreira contributiva estável, mais facilidade na obtenção de créditos, entre outros direitos e garantias legais que os trabalhadores independentes não têm acesso ou lhes são mais dificultados. Desta forma, conquistam mais estabilidade profissional e não abdicam da liberdade que os trabalhadores independentes têm nas suas profissões.
Para além disso, a partir do momento em que um trabalhador integra a nossa rede de consultores, passa a ter uma solução de plano de carreira personalizada e à medida das suas necessidades e objetivos profissionais através de um plano formativo feito à medida das suas ambições e será valorizado e compensado pelo seu trabalho. No fundo, a gestão e consultoria de carreira que oferecemos está alicerçada à relação de proximidade que criamos com cada colaborador, através de um acompanhamento diário do seu trabalho e de auscultarmos muito frequentemente o nível de satisfação e de performance dos nossos consultores, para irmos definindo e adaptando as guidelines do seu percurso profissional. Este nosso serviço tem sempre uma forte aposta na formação profissional, com foco na progressão de carreira e para conseguirmos o match perfeito entre a empresa cliente e o nosso consultor. Por exemplo, caso um projeto onde um dos nossos consultores está a trabalhar termine, a Brain Power tem a capacidade de realocar esse mesmo consultor para outro projeto de outro cliente nosso, de modo que não fique sem ocupação profissional, mas sempre tendo em conta os seus objetivos de carreira.
Em suma, com o modelo Brain Power, único e inovador, oferecemos a segurança, a solidez, a previsibilidade e um maior equilíbrio profissional que os profissionais procuram.

Além disso, a Brain Power aposta fortemente num programa interno de formação contínua. Poderia partilhar de que forma é que essa formação contínua tem potenciado as capacidades e a performance, tanto individual como coletiva, dentro da empresa?
O grupo Brain Power tem apostado na formação contínua com foco no desenvolvimento pessoal. No fundo, consideramos que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das Soft Skills é o que dará aos nossos profissionais as ferramentas certas para que se consigam manter relevantes no mercado de trabalho de hoje e do futuro.
É de senso comum que o mercado de trabalho está cada vez mais automatizado e robotizado, há mais mão de obra especializada e, por isso, este mercado está também cada vez mais competitivo. Com tal paradigma, onde tudo também está muito mais acelerado, os timings em que precisamos de ter e de dar respostas são muito mais curtos e o tempo que temos para nos conseguirmos adaptar também, principalmente se estivermos a falar da área da consultoria que é onde nós mais atuamos e onde temos mais colaboradores. Assim, surge uma necessidade urgente de capacitar todos os nossos profissionais com competências que os ajudem a adaptarem-se quase instantaneamente a novos desafios e realidades e a serem versáteis para conseguirem dar resposta a projetos completamente diferentes do dia para a noite.
Deste modo, as principais iniciativas que a Brain Power organiza para ajudarmos os nossos profissionais a adaptarem-se às exigências do mercado atual são essencialmente duas: o plano formativo com foco no desenvolvimento pessoal para o ano inteiro e atividades de team building. No plano formativo, abordamos ao longo do ano temas como a liderança, empatia, comunicação, gestão de conflito, produtividade, gestão de tempo, adaptabilidade, inteligência emocional, entre outros.
No que respeita às atividades de team building, além de descontraírem a equipa, são ótimas oportunidades para que os nossos profissionais coloquem em prática, num ambiente seguro e controlado, as técnicas e conhecimentos que adquirem nas formações. É um local de experimentação fundamental, pois é na tentativa/erro que também está uma parte fulcral da aprendizagem, mas que no trabalho real os profissionais não podem tão livremente fazer esse caminho da experimentação.
São estas metodologias que garantem a nossa taxa de sucesso e retenção de talento. É devido ao desenvolvimento destas competências que a nossa rede de consultores se consegue adaptar aos diferentes projetos dos diferentes clientes que vão surgindo e que a nossa equipa interna consegue dar respostas eficazes às necessidades e mudanças que nos surgem diariamente. Um ótimo indicador deste sucesso é o nosso crescimento nos últimos anos e só no primeiro semestre deste ano já atingimos 16 743 248,43 € de faturação e à nossa rede de consultores que conta com quase 11 000 profissionais espalhados por todo o país.
Em todo este processo tentamos ao máximo alienar os objetivos organizacionais com os objetivos pessoais de cada profissional, fazendo com que cada um deles se sinta parte integrante do projeto e que realmente faz a diferença na nossa equipa.

A marca acredita, também, que o sucesso se constrói em conjunto. De que forma essa filosofia de colaboração se reflete na cultura interna da empresa e na relação com os clientes?
A filosofia de colaboração é um pilar fundamental na nossa organização, refletindo-se profundamente tanto na cultura interna, quanto na relação com os nossos consultores e clientes.
Internamente, incentivamos um ambiente de trabalho colaborativo, onde a troca de ideias e o trabalho em equipa são valorizados e promovidos. Um exemplo desta prática são as nossas reuniões semanais, com o objetivo de analisarmos o trabalho da semana e perceber o que resultou, o que correu menos bem e o que temos de mudar e adaptar. Nestas reuniões, todos os departamentos têm a oportunidade de discutir e propor sugestões de melhoria, o que fortalece a coesão entre as equipas e estimula a inovação.
Na relação com os nossos consultores e clientes, esta filosofia traduz-se no acompanhamento personalizado e diário que fazemos questão de ter com os mesmos. Ainda, em qualquer parceria que estabelecemos, é imperativo para nós que o outro lado acredite e queira contribuir para o projeto Brain Power. Ou seja, para nós não chega que achem vantajoso ou que lhes “dê jeito”, precisamos que acreditem como nós no projeto e na relação que estamos a construir. Para além disso, a Brain Power encara os seus clientes como parceiros de negócio e procuramos entender profundamente quais são as suas necessidades e desafios. Ao trabalhar lado a lado com eles, co-criamos soluções que agregam valor real e contribuem para o sucesso mútuo.
Em suma, ninguém na Brain Power se pode sentir apenas mais um, aqui todos fazemos falta e todos contribuímos para o sucesso da empresa e para o sucesso individual de cada um. A nossa equipa interna, juntamente com a nossa rede de consultores vive as frustrações e as conquistas de cada um, lado a lado, e prestamos toda a ajuda necessária para ultrapassarem os diversos obstáculos. Esta abordagem colaborativa não só aumenta a satisfação e a lealdade dos clientes, como nos ajuda na retenção de talento e nos posiciona como uma parceira confiável e comprometida com o sucesso conjunto.

Certo é que, o mercado de trabalho está em constante mudança e apresenta exigências cada vez maiores. Assim, em que medida a Brain Power se mantém atualizada e adapta o seu modelo para continuar a ser um parceiro relevante e eficaz para os profissionais e empresas no meio dessas transformações?
Sem dúvida que o mundo em que vivemos hoje nos exige um aperfeiçoamento constante do modelo Brain Power. Para que tenhamos essa capacidade, a nossa equipa faz uma atualização constante, mesmo diária, daquilo que são as necessidades do mercado, as atualizações legislativas, fiscais, na regulamentação do ACT, nas integrações contabilísticas do SNC. Ainda, a consultoria, em particular a que nós praticamos na Brain Power, tem de ter um espírito de cuidado e de aconselhamento para com os clientes e não como uma mera prestação de serviços, é esta diferenciação que fideliza os nossos parceiros e colaboradores e que torna a Brain Power um parceiro relevante e diferenciador.
Para além disso, temos feito um forte investimento em tecnologia para otimizar custos, não só para nós, mas também para o cliente que nos contrata. Por isso, estar a par das novas ferramentas que vão surgindo é crucial para mantermos esta otimização e a capacidade de inovação no que toca aos procedimentos que temos. Ainda, apostar na flexibilidade e na versatilidade da equipa é essencial, pois estas duas capacidades irão garantir uma melhor e mais rápida adaptação a cada cliente e a cada desafio a enfrentar.

Numa perspetiva de futuro, quais são as principais metas e visões da Brain Power para os próximos cinco anos? Existem novas áreas ou mercados que a empresa pretende explorar ou inovações que planeie implementar para continuar a liderar no desenvolvimento e gestão de carreiras de consultoria empresarial?
No que respeita às metas que temos definidas, estamos a trabalhar para alcançar o reforço do modelo Brain Power a nível internacional, em que pretendemos explorar novos mercados, onde existe uma crescente necessidade e procura dos serviços que oferecemos, nomeadamente na área do entretenimento. Ainda, a aposta em formação contínua manter-se-á como um dos nossos pilares, com o objetivo de desenvolvermos ainda mais os talentos que temos connosco, com um maior investimento em formação contínua e capacitação dos nossos consultores e equipa interna. Pretendemos ser reconhecidos não apenas pelos resultados que entregamos aos nossos clientes, mas também pela qualidade dos profissionais que temos connosco. Para além disso, a inovação tecnológica também está definida como meta no nosso negócio, uma vez que estamos focados em adotar e desenvolver soluções baseadas na automatização de processos, para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços que prestamos.
Relativamente à visão, essa mantém-se a mesma desde o início do projeto que é sermos a referência europeia na gestão de carreiras habitualmente independentes e contribuir para um futuro laboral mais justo, com mais direitos e garantias para todos. A esta ambição, agregamos a liderança humanizada que tanto defendemos e praticamos e a personalização das soluções que oferecemos a cada consultor e a cada cliente.
O grupo Brain Power está comprometido em continuar a liderar o setor da consultoria empresarial e de carreiras, através de uma visão estratégica focada na inovação, expansão e desenvolvimento contínuo dos nossos profissionais, mantendo-nos na vanguarda da inovação.