CEACP & CIAcademy, um consórcio de excelência rumo a uma formação ímpar

Fruto da união de duas entidades, uma com ligação à Contratação Pública (CEACP – Comité de Estudos e Auditoria em Contratação Pública), outra em várias áreas como Contabilidade e Finanças Públicas, Sustentabilidade, Cibersegurança, RH, etc., que é o caso da CIAcademy (Competence Institute and Academy), levou-se à criação de um consórcio que irá visar uma formação ímpar e mais robusta em diversas áreas e assuntos, de forma a elevar e alavancar a qualidade da Administração Pública. Saiba mais com Sérgio Martins da Fonseca, Vice-Presidente do CEACP e CEO da CIAcademy.

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Para começar, poderia explicar-nos a origem e o propósito do Consórcio CEACP & CIAcademy? Como este evoluiu?
O Consórcio CEACP® & CIAcademy® é uma parceria entre duas instituições com o objetivo de fornecer formação e desenvolvimento profissional em áreas específicas. O CEACP® (Comité de Estudos e Auditoria em Contratação Pública) oferece programas de capacitação profissional em matéria de contratação pública, focando-se em formações e cursos avançados, que pretendem capacitar os trabalhadores desta área. A CIAcademy®, por sua vez, é voltada para a educação e formação especializada em diversas áreas (Contabilidade e Finanças Públicas, RH, RGPC, Sustentabilidade, Cibersegurança entre outras), com ênfase em práticas inovadoras e metodologias de ensino modernas, incluindo programas em gestão, liderança, tecnologia, entre outros, com o objetivo de desenvolver competências essenciais para o sucesso profissional e pessoal dos participantes.
A união das duas entidades no Consórcio CEACP® & CIAcademy® oferece uma ampla gama de serviços de formação e de capacitação profissional, com programas de formação integrados que combinam os pontos fortes de ambas as instituições, proporcionando uma formação mais completa e abrangente, além de facilitar o acesso a recursos e expertise que poderiam ser limitados se as instituições operassem de maneira isolada. O consórcio visa atender ao desenvolvimento profissional, promovendo excelência no ensino e na aprendizagem contínua.
As ações de formação têm evoluído significativamente desde o início do CEACP. Foi também essa necessidade de evolução que levou à fundação do consórcio CEACP & CIAcademy.
As diversas mudanças nas entidades públicas e, por consequência, as necessidades dos seus profissionais, foram o motivo pelo qual as nossas formações passaram a incluir tópicos emergentes como sustentabilidade, inovação, ética e transparência, além de temas como compras verdes e práticas de responsabilidade social, refletindo as tendências globais.
É contínuo e ininterrupto o aperfeiçoamento do Consórcio em todas as áreas de modo a apresentar formações mais robustas e detalhadas.
As nossas metodologias de ensino também evoluíram e, com a implementação de aprendizagem ativa, que inclui metodologias como PBL (Problem-Based Learning), onde os formandos expõem as dificuldades do seu dia a dia. Além disso, o uso de estudos de casos, workshops e seminários com especialistas do setor tem-se tornado mais frequente, promovendo a troca de experiências e a aplicação prática do conhecimento adquirido.
Por fim, o consórcio tem beneficiado de parcerias estratégicas com instituições e especialistas internacionais de renome ampliando a rede de colaboração e troca de conhecimento. Essas parcerias ajudam a manter as formações atualizadas e relevantes, garantindo que os formandos estão sempre em sintonia com as melhores práticas e tendências.

Explique-nos o conceito PBL (Problem-Based Learning) CEACP & CIAcademy e as vantagens da sua implementação?
O PBL (Problem-Based Learning), ou Aprendizagem Baseada em Problemas, é uma abordagem pedagógica inovadora centrada no formando ou entidade – principalmente quando estamos perante formação Taylor Made – que promove a aprendizagem ativa através da resolução de problemas complexos e reais. Em vez de resolverem casos hipotéticos de forma passiva, os formandos são colocados perante problemas desafiantes que não têm uma solução única ou simples. Eles precisam investigar, formular hipóteses e desenvolver soluções, envolvendo-se ativamente no processo de aprendizagem.
Essa metodologia destaca-se pelo foco em problemas reais (ou simulados), incentivando a colaboração entre os formandos, que trabalham juntos para encontrar soluções. O trabalho em grupo é essencial, pois desenvolve habilidades de comunicação e cooperação. Além disso, o PBL estimula a autonomia dos formandos, que aprendem a procurar e avaliar informações relevantes por conta própria, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de forma estruturada.
O processo de aprendizagem no PBL é repetido, com ciclos de feedback onde os formandos apresentam as suas soluções, recebem oportunidades de melhoria e ajustam as suas abordagens. Esse processo permite o aperfeiçoamento das soluções e um entendimento mais profundo do problema. O papel do formador é, além do mais, de orientação, ajudando os formandos a manter o foco e a dar o apoio necessário.
Entre os benefícios do PBL estão a preparação para situações reais, o desenvolvimento de competências transversais como resolução de problemas, trabalho em equipa, comunicação e gestão do tempo, e o aumento da motivação e participação dos formandos, que percebem a relevância do que estão a aprender.

Falou em formação Taylor Made, fale-nos um pouco mais sobre isso.
A formação “Taylor Made” refere-se a programas de formação personalizados que são especificamente adaptados para responder às necessidades de uma entidade ou entidades específicas. Inspirada no conceito de “à medida”, a formação Taylor Made é desenvolvida para garantir que a experiência de aprendizagem seja altamente relevante e alinhada com os objetivos e desafios específicos daquela entidade ou departamento específico.
A nossa abordagem começa com uma análise detalhada das necessidades da entidade, permitindo a criação de um conteúdo que aborda diretamente as situações mais deficitárias e os objetivos a serem alcançados.
A ação é então elaborada com base nessas informações, resultando em módulos, casos de estudo e exercícios práticos que são particularmente pertinentes ao contexto dos formandos.
Além da personalização do conteúdo, a formação Taylor Made adapta os métodos de ensino ao estilo de aprendizagem dos formandos, podendo a mesma ser realizada de maneira presencial, online ou híbrida, e ajustada ao ritmo e disponibilidade dos formandos.
Outro aspeto importante é o alinhamento com os objetivos estratégicos da entidade. O(s) curso(s) são desenvolvidos para se relacionar(em) diretamente com as metas da entidade, assegurando que as competências desenvolvidas estejam em sintonia com os desafios e metas organizacionais. Durante e após o programa, avaliações e feedback contínuos são realizados para medir a eficácia da intervenção e possibilitar ajustes conforme necessário.
Os benefícios da formação Taylor Made incluem uma formação mais relevante e aplicável, aumento da motivação dos formandos e um retorno mais significativo sobre o investimento em formação.
Com um enfoque personalizado, esta abordagem não melhora apenas o desempenho dos formandos, mas também contribui diretamente para a realização dos objetivos da entidade.
Em resumo, a formação Taylor Made oferece uma solução de formação altamente adaptada às necessidades específicas de cada entidade, promovendo um desenvolvimento mais eficaz e alinhado com as suas estratégias.

Consórcio CEACP® & CIAcademy® – Qual o papel de cada uma das entidades neste consórcio e como esta colaboração fortalece a formação oferecida?
O Consórcio entre o CEACP (Comité de Estudos e Auditoria em Contratação Pública) e a CIAcademy (Competence Institute and Academy) desempenha um papel fundamental na formação de profissionais da Administração Pública. O CEACP é responsável por fornecer uma base académica e teórica das matérias abordadas e aplicando técnicas avançadas de investigação. Além disso, o CEACP conduz pesquisas e desenvolve novas metodologias no campo da Administração Pública, garantindo que as formações estejam sempre atualizadas com a última jurisprudência, doutrina e boas práticas
Por outro lado, a CIAcademy concentra-se na formação prática, aplicando experiência prática em campo, através de simulações e exercícios práticos que complementam a teoria aprendida no CEACP. A CIAcademy introduz aos formandos as mais recentes tecnologias e ferramentas utilizadas nas mais diversas áreas das Administração Pública (AP), além de proporcionar acesso a uma rede de profissionais experientes nas áreas.
A colaboração entre o CEACP e a CIAcademy fortalece a formação ao integrar de forma eficaz a teoria e a prática, garantindo que os formandos tenham uma compreensão completa e aplicada das diversas disciplinas. Essa parceria permite uma atualização contínua das formações, incorporando as últimas pesquisas académicas e boas práticas. Os formandos beneficiam da diversidade e experiência dos formadores de ambas as instituições, o que enriquece a aprendizagem com as múltiplas perspetivas e abordagens. Dessa forma, este consórcio prepara os alunos, não apenas para compreenderem as teorias e técnicas, mas também para aplicá-las efetivamente nos desafios diários, aumentando a sua eficácia e competência. Em resumo, o Consórcio CEACP® e a CIAcademy® combina o melhor da robustez académica com a experiência prática, proporcionando uma formação abrangente e de alta qualidade para todos os profissionais de AP.

A combinação de aulas teóricas e desenvolvimento de casos práticos é um dos pontos fortes do Consórcio. Seria possível dar-nos alguns exemplos de como abordam casos práticos e como eles ajudam a consolidar o conhecimento adquirido?
Claro! No Consórcio CEACP & CIAcademy a combinação de aulas teóricas e desenvolvimento de casos práticos é um dos pontos fortes das ações de formação apresentadas. No contexto da atividade administrativa, são vários os casos práticos que serão abordados e ajudando assim a consolidar o conhecimento adquirido. Um dos casos práticos que trabalhamos é a simulação de uma auditoria interna numa organização pública. Os formandos terão que analisar processos administrativos e financeiros para identificar possíveis ineficiências e irregularidades. Durante esta simulação, eles aplicarão técnicas de auditoria aprendidas nas aulas teóricas, como a revisão de documentos, entrevistas aos funcionários, análise de padrões de despesas e verificação de conformidade com políticas internas. Aplicar o conhecimento aprendido nas aulas teóricas ajuda os formandos a consolidarem o entendimento sobre procedimentos de auditoria e a desenvolver estratégias para aconselhar as entidades a aumentar a transparência e eficiência administrativa.

A escolha dos formadores de excelência é fundamental para a qualidade das formações. Poderia falar-nos sobre o processo de seleção dos formadores e o que diferencia estes profissionais na sua capacidade de transmitir conhecimento e experiência?
A seleção dos formadores de excelência é um processo meticuloso e crucial para garantir a qualidade de qualquer formação. A escolha dos formadores envolve várias etapas, cada uma delas destinada a avaliar diferentes aspetos das competências e experiências dos candidatos.
O processo de seleção começa com a definição dos requisitos, que incluem qualificações académicas, experiência profissional mínima no campo relevante e habilidades pedagógicas. A triagem inicial envolve a análise de currículos para verificar as qualificações académicas e a experiência profissional.
É realizada uma verificação de antecedentes para confirmar o histórico profissional e a reputação na comunidade académica do candidato, incluindo consultas informais com colegas e ex-alunos.
A decisão final é tomada por um comité de seleção, que discute e avalia todos os aspetos considerados.
Fazendo parte desse comité, é para mim importante as soft skills, mas essencialmente os princípios que fazem parte da nossa filosofia tais como a empatia, o respeito de formando-formador e formador-formando, a adequação ao ambiente educacional, as habilidades de comunicação e sua capacidade de sorrir e fazer sorrir. Estamos a viver tempos complexos e é essencial que os nossos formadores se revejam na nossa filosofia.

A sustentabilidade e a inovação são temas recorrentes nas discussões sobre compras públicas. Como o curso aborda estas questões e de que forma os participantes são preparados para integrar práticas sustentáveis e inovadoras nos seus processos de contratação?
A sustentabilidade e a inovação são componentes essenciais nas compras públicas modernas, pois contribuem para um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável. As nossas formações abordam essas questões de maneira abrangente e prática, preparando os participantes para integrar práticas sustentáveis e inovadoras nos seus processos de contratação através de várias abordagens pedagógicas e conteúdos específicos.
O conteúdo programático inclui fundamentos da sustentabilidade, introduzindo os princípios de sustentabilidade e a sua importância nas compras públicas. Também abrange a inovação nas compras públicas, estudando metodologias e ferramentas inovadoras aplicáveis ao processo de contratação pública, além de legislação e normas, analisando as leis, regulamentos e diretrizes nacionais e internacionais que incentivam práticas sustentáveis e inovadoras.
Os formandos são incentivados a desenvolver uma mentalidade crítica e proativa em relação à sustentabilidade e inovação, aprendendo a aplicar conceitos teóricos em situações práticas. Eles são treinados para identificar oportunidades de incorporar práticas sustentáveis e inovadoras em seus processos de contratação, considerando aspetos como eficiência energética, redução de resíduos, uso de materiais recicláveis, e adoção de tecnologias emergentes. Esta abordagem holística assegura que os formandos fiquem preparados para enfrentar os desafios nas compras públicas, contribuindo para um futuro mais sustentável e inovador.

Desejaria compartilhar com os leitores as expectativas do consórcio CEACP & CIAcademy para o futuro? Existem planos para a expansão da oferta formativa em outras áreas?
As expetativas do consórcio CEACP & CIAcademy para o futuro são ambiciosas e alinhadas com as necessidades crescentes de formação de alta qualidade em diversas áreas do conhecimento. O consórcio está comprometido em expandir a sua oferta formativa para atender às solicitações do mercado e às necessidades dos profissionais que procuram constantemente um aumento e desenvolvimento das suas competências.
Os planos de expansão incluem a oferta de novas áreas de conhecimento como: 1- Contratação Pública e outras áreas do Direito Administrativo; 2- Contabilidade & Finanças Públicas; 3- Recursos Humanos e Desenvolvimento  Pessoal; 4- Compliance e RGPC; 5- Regulamento Geral de Proteção de Dados; 6- Governança; 7- Segurança e Cibersegurança; 8- Ordenamento do Território & Património; 9- Fundos Estruturais; 10- Sustentabilidade e Ambiente; 11- Tecnologia na Administração Pública, áreas estas identificadas com potencial significativo de impacto no desenvolvimento profissional dos formandos. No mais, apresentaremos muito brevemente cursos mais especializados e avançados, destinados a profissionais que já possuem uma base sólida e buscam se aprofundar em temas específicos.