O Coaching como elemento fundamental para o desenvolvimento de uma Organização

Quando queremos pensar numa personalidade com elevada riqueza de conhecimentos, eis que encontramos Susana Azevedo. A nossa parceira e líder da ns2a Desenvolvimento Humano mostra-nos na entrevista que nos concedeu como se pode evoluir para uma carreira no mundo do coaching, sendo de base Engenheira Mecânica, mesmo ser ter exercido a profissão. Uma experiência de vida entre Europa e Brasil é o que a gestora nos relata à Pontos de Vista nas próximas linhas, venha conhecer!

184

Sabemos que a ns2a Desenvolvimento Humano foi criada com o propósito de apoiar líderes no seu desenvolvimento interno e organizacional. Para começar, poderiam contar-nos mais sobre o contexto e a necessidade que levou à fundação da empresa?
Sou engenheira mecânica, formada pelo Técnico, mas nunca trabalhei como engenheira e na realidade comecei a minha carreira já como gestora de uma equipa operacional de produção e logística em uma multinacional portuguesa. Depois de uma vida intensa como executiva em várias empresas globais, na Europa e no Brasil, liderando equipas de operações no ramo automotivo, decidi fazer um período sabático para rever toda a minha experiência profissional. Nessa paragem, fui questionada porque não trabalhava com “coaching”. Na altura, respondi com espanto que não era psicóloga, apenas engenheira e gestora. Logo me explicaram o que era a tal da “abordagem coach” e entendi que muito do que tinha aprendido com os meus líderes desde a minha primeira função e fui aplicando com sucesso na gestão, liderança e desenvolvimento de pessoas, equipas e projetos eram elementos básicos da “abordagem coach”. Assim, decidi ir fazer um primeiro curso para aprender a metodologia formalmente e poder aplicar como líder.
Só que no fim do curso se abriu um novo mundo para mim que conectou com o que eu gostava mais de fazer como executiva: entregar resultados a partir de desenvolver pessoas que fossem autónomas, trabalhassem bem em equipa colaborativamente e com responsabilidade compartilhada, dando suporte à estratégia da empresa. Nesse momento surgiu o insight que havia uma lacuna nas organizações e que eu poderia apoiar outros líderes a ter melhores resultados através do seu próprio desenvolvimento e das suas equipas num processo estruturado e sistemático e a partir da partilha da minha experiência profissional.
Surgiu a ns2a com o foco em conciliar os elementos de desenvolvimento humano e organizacional, desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e inteligência emocional, com os elementos mais tradicionais de gestão, negócio e estratégia. A crença que norteou essa fundação foi que o sucesso de empresas e de pessoas estaria nesta integração de conhecimentos, competências e formas de trabalhar, comunicar e liderar.

Certo é que, a ns2a conecta a experiência corporativa e o conhecimento dos negócios às mais atuais teorias e metodologias de desenvolvimento de liderança e equipas. Assim, quais são as principais soluções que a empresa oferece ao mercado?
Com intervenções sob medida, a ns2a atua em vários segmentos da economia oferecendo uma visão multicultural, humana e focada no desenvolvimento da inteligência emocional e outras soft skills, para obtenção de resultados e agregar valor a pessoas e organizações. Os principais serviços têm o coaching como elemento central. Oferecemos soluções de coaching executivo individual, coaching de grupos e de equipas, além de mentoria, facilitação e treinamento em temas específicos. Também trabalhamos com desenvolvimento organizacional, gestão e transformação cultural.

A formação de líderes eficazes é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Perante este facto, de que forma a ns2a aborda a qualificação e formação de líderes? Que metodologias e abordagens são utilizadas para garantir que os líderes desenvolvam as competências necessárias para enfrentar os desafios mais prementes?
O sucesso de qualquer empresa, sobretudo no ambiente ambíguo, complexo e de constante mudança, acelerado pela tecnologia, é proporcional à capacidade de seus colaboradores. Nesse sentido vemos o desenvolvimento de uma forma holística, de acordo com o nível de maturidade e especificações de função e expectativas da organização, assim como as aspirações de cada pessoa. Não acreditamos em uma única forma de desenvolvimento e por isso desenvolvemos programas interdisciplinares e com diversas metodologias e formatos. Acreditamos que o “coaching” é uma base importante para o desenvolvimento de adultos, pois parte do princípio que as pessoas têm recursos internos para se desenvolverem. As outras abordagens são adequadas para o desenvolvimento de competências e habilidades, enquanto o “coaching” apoia o desenvolvimento humano adaptativo, na expansão de sua maturidade, crenças, modelos mentais e perceções sobre o mundo.

Além disso, a inclusão é, também, um tema crucial no ambiente corporativo atual. De que forma a ns2a integra a inclusão nos seus programas de desenvolvimento de liderança?
A ns2a acredita que ambientes com altos níveis de segurança psicológica são condição para a colaboração, responsabilidade compartilhada, criatividade e inovação. O primeiro nível de segurança psicológica tem a ver com a inclusão. A diversidade faz parte da nossa realidade, já que somos todos diferentes e criar equipas diversas é a parte mais simples da equação. Já a inclusão parte do princípio de que todos merecem ser incluídos pelo simples facto de serem membros do grupo e não por alguma caraterística especifica ou por alguma conquista. A ns2a apoia líderes a estruturarem planos concretos para criar o senso de pertença das pessoas das equipas. A partir desse pertencer, o comprometimento aparece mais facilmente.

O capital humano é frequentemente considerado o maior ativo de uma organização. Como é que a ns2a ajuda as empresas a maximizar o potencial do seu capital humano? Quais são as estratégias mais eficazes para alinhar o desenvolvimento de pessoas com os objetivos estratégicos das empresas?
A ns2a apoia primariamente as empresas através do trabalho com os seus líderes, trazendo consciência sobre o seu papel na organização, que, além da 1) gestão de recursos, processos e resultados, passa por 2) trazer clareza e alinhamento relativamente ao propósito, missão e visão, assim como valores e prioridades, recrutando e motivando as equipas, e ainda 3) sendo co-responsáveis por desenvolver as suas pessoas individualmente e coletivamente. A partir dessa consciência, criamos planos de trabalho para lidar com essas três frentes. Fica também claro a partir daí que o desenvolvimento e recrutamento de pessoas é um eixo estratégico para a execução da estratégia com sucesso, ou seja, que não se atingirá os objetivos estratégicos sem ter pessoas e equipas que se desenvolvam e aprendam constantemente.

Falemos, agora, de futuro. Quais são as principais metas e perspetivas para a empresa a médio e longo prazo? Que novidades o mercado pode esperar?
A ns2a teve o seu início no Brasil e posteriormente por toda a América Latina. Hoje tem planos de expandir a sua atuação para a Europa, nomeadamente para Portugal e Espanha.
A principal novidade tem a ver com o foco no apoio a médias empresas familiares nos seus processos de crescimento e profissionalização. As empresas familiares são responsáveis por mais de metade do emprego e do PIB, pelo que apoiar a sua modernização, em um contexto altamente globalizado e tecnológico, é fundamental para criar valor, não só para as organizações, mas também para a economia dos países onde atuam.