Terminais mais sustentáveis e eficientes fruto de investimentos tecnológicos

A Yilport Iberia é uma subsidiária da Yilport Holding Inc., que além de atuar em portos de Portugal e Espanha, atua em outros países da Europa, em especial, além de ainda atingir a América do Sul e África. Visando a sustentabilidade e a inovação tecnológica, a marca pretende obter a criação de terminais mais sustentáveis e eficientes, com foco na conformidade obrigatória com o CSRD e criando condições favoráveis para o ESG e portas abertas ao Financiamento Verde. Saiba mais nesta entrevista com Nuno David Silva, Regional General Manager da empresa.

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Para começar, poderia contar-nos um pouco sobre a história da YILPORT Ibéria e como a empresa evoluiu ao longo dos anos? Quais foram os marcos significativos neste percurso?
A Yilport Iberia é uma subsidiária da Yilport Holding Inc., fundada em agosto de 2011 pelo presidente Robert Yüksel YILDIRIM, e opera terminais em 7 portos em Portugal e 2 portos em Espanha e foi constituída em 2015 após aquisição por parte da Yilport Holding da Tertir ao grupo Mota Engil.
Para além dos terminais em Portugal e Espanha, a Yilport Holding opera também mais 17 portos e terminais em todo o mundo, incluindo 5 na Türkiye, 2 na Suécia, 1 no Perú, 1 na Croácia, 1 em Malta, 1 em Itália, 1 na Noruega, 1 no Equador, 1 na Guatemala e 1 no Gana. A Yilport Holding também opera 7 terminais secos, 5 na Türkiye, 1 na Suécia e 1 no Gana, sendo estes importantes para oferecer serviços integrados de valor acrescentado aos operadores logísticos e às empresas importadoras e exportadores do países em que opera.
Com a visão de criar e desenvolver terminais multiusos de classe mundial e instalações ao nível das melhores práticas à escala internacional, a YILPORT Holding é impulsionada pela sua estratégia de crescimento para se tornar um dos 10 principais operadores de terminais de contentores até ao ano de 2030. A YILPORT Holding está classificada em 12º lugar em 2023 entre as operadoras internacionais de terminais de contentores, de acordo com relatório anual do mercado de contentores da Drewry 2023. Os marcos mais significativos são os investimentos em infraestruturas nos terminais da Yilport Leixões e da Yilport Liscont, em Lisboa, de montante que ascende a aproximadamente EUR 200M e que permitem oferecer à economia nacional, a Norte e a Sul, novas e mais eficientes soluções logísticas, o que assegura uma maior competitividade no Mercado e, por esta via, induz um maior potencial de desenvolvimento e crescimento económico do nosso País.

Sabemos que a YILPORT Ibéria possui uma rede ampla de terminais em Portugal e Espanha. Quais são, assim, os principais serviços oferecidos por esses terminais e como é que os mesmos se diferenciam no mercado?
Em Espanha, a Yilport Ibéria opera os terminais Yilport Ferrol, em Ferrol a norte e a Yilport Huelva, em Huelva a sul da Península Ibérica. Ambos os terminais operam são multiusos, com especial enfoque nas operações de contentores e RoRo.
YILPORT Ferrol está localizada na Galiza e oferece o mais profundo terminal de contentores na Costa Atlântica do Sudoeste Europa, com 20 metros de calado e um cais de 1.200 metros, sendo uma localização privilegiada para transbordo de contentores de tráfegos transatlânticos e também tráfegos de curta distância que servem Espanha, Portugal, França, Irlanda e a Grã-Bretanha.
YILPORT Huelva está localizada na Andaluzia, a sul de Espanha. O terminal fica próximo de Portugal e do Estreito de Gibraltar, tocando a linha principal do comércio global de carga no eixo norte-sul. É uma porta natural para o Continente, tráfegos Espanha-Canárias, e está posicionado como uma possível porta de entrada para vários continentes, como Europa, África e Américas.
Em Portugal, a Yilport Ibéria opera os terminais Yilport Leixões, Yilport Aveiro, Yilport Figueira da Foz, Yilport Liscont, Yilport Sotagus e Yilport Setúbal.
YILPORT Leixões é a maior infraestrutura portuária no noroeste da Peninsula Ibérica e é um dos mais proeminentes terminais marítimos do país, representando 40% do tráfego marítimo português no comércio externo e movimenta mais 700.000 TEU de contentores, na sua esmagadora maioria carga de gateway, importação e exportação, e carga RoRo, nomeadamente trailers, veículos ligeiros e pesados e carga de projeto, sendo uma referência incontornável para as cadeias de abastecimento que operam na sua área de influência.
YILPORT Aveiro opera nos Terminais Norte, Sul e TGS, e opera carga geral fracionada, graneis sólidos, carga de projeto e carga RoRo. O Terminal da Sograin, localizado no TGS, é uma instalação dedicada à movimentação e armazenagem de graneis sólidos, com recurso a armazenagem em silos verticais que obedecem aos mais elevados padrões de segurança alimentar da União Europeia.
Para atender aos requisitos de alta qualidade operacional e padrões de eficiência a custos competitivos dos clientes industriais do Porto de Aveiro, a YILPORT Aveiro irá continuar a investir em novos equipamentos de movimentação, novos armazéns e serviços logísticos integrados na sua oferta operacional.
YILPORT Figueira da Foz está localizado na região centro, com grande proximidade a importantes infraestruturas de produção de pasta de papel. A YILPORT Figueira da Foz presta serviços de movimentação de carga contentorizada, carga geral, de armazenamento e de reparação de contentores.
YILPORT Liscont é um terminal de contentores localizado no coração de Lisboa, no centro regional da indústria portuguesa e na maior área de consumo nacional e no cruzamento de rotas marítimas comerciais Norte-Sul e Este-Oeste. Os principais tráfegos servidos pelo terminal são Norte da Europa, África Ocidental, Mediterrâneo e América do Norte e do Sul.
A YILPORT Liscont impulsionou a mudança e o desenvolvimento da infraestrutura do Terminal, ao comprometer-se com um investimento de mais de EUR 140M. A intervenção na modernização e reconversão da infraestrutura do terminal foi concretizada com a aquisição de novos equipamentos de movimentação horizontal, com maior capacidade, maior rapidez, maior eficiência e com elevado grau de automatização. O investimento vai modernizar o Terminal de Contentores de Alcântara, dotando-o da melhor e mais recente tecnologia, ao nível da utilizada nos maiores portos do mundo, tanto em equipamentos e em sistemas de informação, como na prossecução dos objetivos nacionais de descarbonização das operações portuárias e a redução da pegada carbónica. Como resultado dos investimentos em curso, a Yilport Liscont já pode receber tráfegos deep-sea com navios com capacidade até 20.000 TEU.
YILPORT Sotagus é um terminal de contentores localizado a montante do rio Tejo, em Lisboa, e funciona como porta de entrada para o Oceano Atlântico e um ponto de contacto com o centro principal do consumo e da produção industrial em Portugal. O Terminal serve principalmente tráfego marítimo de curta distância, Arquipélagos da Madeira e Açores e oferece serviços especializados com mix de contentores e quebrar carga a granel. Ao proporcionar excelentes condições de navegação e estando localizado na confluência dos principais comércios mundiais rotas, como da Europa até África ou entre o Mediterrâneo e Norte da Europa.
YILPORT Setúbal é um terminal multiusos localizado a 50 quilómetros a sul de Lisboa, na zona industrial de Setúbal e que está dedicado à movimentação de contentores, granéis e cargas fracionadas. O terminal oferece excelentes acessibilidades, ótima conetividade e fácil acesso às redes rodoviária e ferroviária. Como parte do conceito one-stop-shop, a YILPORT Setúbal oferece todo o tipo de serviços logísticas de valor acrescentado aos seus clientes e operadores logísticos.

A localização dos terminais da YILPORT Ibéria é estratégica, com fácil acesso a ferrovias e rodovias. De que forma esta conetividade contribuiu para a eficiência das operações e quais são os principais benefícios para os clientes?
A boa conetividade rodoviária e ferroviária é fundamental para permitir aos terminais construir e oferecer aos operadores logísticos soluções mais eficientes que, promovam a captação de Carga mais longe da zona natural de influência dos terminais, objetivo que só pode ser atingido através da oferta de serviços multimodais, nos quais a ferrovia tem uma importância estratégica para, desta forma, conseguirmos recuperar a Carga que os Portos nacionais e o País têm perdido, nos últimos anos, para os nossos competidores Espanhóis.
Para a prossecução deste objetivo é também necessário um aumento da oferta no mercado ferroviário de transporte de mercadorias nacional, o que irá contribuir para uma maior competitividade e concorrência neste Mercado que, por ora é dominado pela MEDWAY, que é detida pela MSC, um dos principais players no Mercado mundial do transporte marítimo de contentores.

A sustentabilidade é uma preocupação crescente em todas as indústrias. Em que medida a YILPORT Ibéria incorpora práticas sustentáveis nas suas opções diárias? Existem metas que a empresa gostaria de alcançar nos próximos anos?
Os objetivos estratégicos da Yılport Holding (Yılport) para 2030 são reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), reduzindo as emissões de nível 1 em 50% a partir de 2023, substituindo os equipamentos verticais e horizontais movidos a diesel por equipamentos elétricos e reduzindo as emissões de nível 2, visando 50 % de eletricidade renovável, para garantir que a eletrificação reduz efetivamente as nossas emissões de GEE.
A eletrificação converte as emissões de nível 1 em emissões de nível 2. Assim, pretendemos reduzir as emissões de nível 2, visando 50% de eletricidade renovável, para garantir que a eletrificação reduz realmente as nossas emissões de GEE. Isto exige que utilizemos eletricidade proveniente de fontes renováveis ​​(eólica, solar, hidroelétrica, outras) verificadas por Certificados de Energia Renovável obtidos através de Contratos de Compra de Energia certificados. É importante referir que a utilização de eletricidade adquirida pela YILPORT Holding é já 47% renovável, sendo que em Portugal temos já alguns terminais, por exemplo a Yilport Liscont, onde a eletricidade adquirida é já 100% renovável.
Paralelamente ao acima exposto, estamos a implementar um programa de redução do consumo de energia para aumentar a eficiência e reduzir a procura de energia. Este programa envolve estudos de redução do consumo energético para os terminais de todo o portfolio da YILPORT Holding e a certificação de todos os terminais na norma ISO 50001, o que é também uma condição para a certificação do Green Port.

A inovação tecnológica pode desempenhar um papel crucial na sustentabilidade. Assim, que tecnologias a empresa tem utilizado para tornar as suas operações mais sustentáveis e eficientes?
Os investimentos em inovação tecnológica são um dos pilares fundamentais da estratégia da Yilport Holding para criar terminais mais sustentáveis e eficientes.
O mais recente exemplo do investimento em inovação tecnológica é a aquisição e operacionalização por parte da Yilport Ibéria, nos seus terminais de Leixões e Liscont, de guindastes ARTG (Automated Rubber Tyred Gantry Crane, em inglês) que operam em modo semi-automático, de forma remota, o que consolida a YILPORT Holding na vanguarda da automação portuária, da transição energética e contribui para os ambiciosos objetivos de descarbonização da operação portuária dos seus terminais.
Os guindastes ARTG são guindastes pórtico móveis sobre rodas, elétricos, utilizados para movimentar ou empilhar contentores na área de armazenagem. A sua versatilidade oferece uma ampla aplicabilidade e eficiência operacional.
A YILPORT Holding continua a liderar o caminho na automatização dos processos dos seus terminais, mantendo seu compromisso em ser um agente de mudança no setor – Game Changer, impulsionando a excelência operacional, promovendo a sustentabilidade e transição energética das suas operações e consolidando-se como um parceiro essencial da cadeia de abastecimento nacional e global.

O compromisso com a sustentabilidade também envolve responsabilidade social. De que forma a YILPORT Ibéria se relaciona e contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais onde os seus terminais estão situados?
O nosso compromisso de Responsabilidade Social e Governação exige que a YILPORT cumpra normas de sustentabilidade reconhecidas, incluindo a conformidade obrigatória com CSRD e outras normas de reporte legalmente exigidas, como IFRS/TSRS. Esta conformidade levará a classificações ESG favoráveis ​​e abrirá as portas ao Financiamento Verde. Estas normas são muito complexas e detalhadas, pelo que implementaremos ferramentas digitais para recolher todos os pontos de dados necessários, prepararmo-nos para a verificação por terceiros e gerarmos relatórios anuais de sustentabilidade aprovados por empresas certificadas.
Para a nossa própria força de trabalho, incluindo os prestadores de serviços, criaremos uma mentalidade e um ambiente de trabalho “aberto à diversidade” através de políticas e programas globais de DEI e continuaremos a tentar atrair mais mulheres, com o objetivo de alcançar mais de 10% de mulheres em funções operacionais (Portos Não Têm Género). Também nos comprometemos a melhorar continuamente o desempenho em matéria de segurança com um forte foco na prevenção de lesões graves e fatalidades (Regras de Salvamento de Vidas + Normas de HSE da Yilport).
Para as comunidades onde operamos, pretendemos garantir uma relação forte e sustentável com as nossas comunidades locais, começando pelas famílias dos nossos colaboradores. Isto será apoiado por atividades regulares de envolvimento social e comunitário alinhadas com a Fundação Garip-Zeycan Yildirim.

Para terminar, poderia partilhar com os leitores quais são as próximas novidades ou projetos futuros que a YILPORT Ibéria está a planear? O que é que os mesmos podem esperar a marca a médio e longo prazo?
O compromisso da Yilport Iberia, alinhado com a visão, missão e valores corporativos da Yilport Holding Inc., é o de ajudar a criar terminais e infraestruturas portuárias dotadas dos mais tecnologicamente avançados equipamentos de movimentação horizontal e vertical, suportados por sistemas de informação e gestão dos terminais que promovam a desmaterialização dos processos operacionais e incrementem a transparência, visibilidade e previsibilidade para toda a cadeia de abastecimento e operadores logísticos que queremos servir, de forma pró-ativa colaborativa, promovendo desta forma o crescimento económico nacional, o emprego e a criação de riqueza.
Assim, a nossa ambição no curto prazo, é replicar o investimento em curso na Liscont, que já é um “game-changer” na logística nacional e ibérica, em mais Portos e terminais, nomeadamente e a título de exemplo, no Porto de Leixões, que já há muito tempo merece ter uma infraestrutura capaz de dar resposta às necessidades das empresas que constituem o tecido económico da sua área de influência, e que, hoje em dia, ainda são obrigadas a incorrer em elevadíssimos custos de contexto, que reduzem a sua competitividade no Mercado global, associados à necessidade de utilização de outros Portos mais distantes, devido à inadequação da infraestrutura do Porto de Leixões à dimensão dos navios que operam no Mercado de transporte marítimo de contentores deep-sea global.