Uma nova era para o Comércio de Proximidade em Portugal

O Fórum Braga voltou a ser o palco escolhido pela rede “Aqui é Fresco” para a sua 13.ª Convenção, realizada nos dias 2 e 3 de junho. Este evento não só reafirma a importância estratégica de Braga para a rede, especialmente na região Norte onde opera com 452 lojas, como também se destaca como um dos maiores encontros do setor de retalho em Portugal. Reunindo uma vasta gama de fornecedores, marcas, lojistas e parceiros num ambiente vibrante de inovação e negócios, a Convenção deste ano teve um destaque especial: se em 2023 já tinham sido batidos recordes de vendas, em 2024, o desafio foi superado com grande sucesso. Em apenas dois dias, a rede “Aqui é Fresco” movimentou cerca de 15 milhões e meio de euros, elevando a fasquia e consolidando a sua posição no mercado.

156

Para falarmos do sucesso estrondoso da edição deste ano, importa fazemos primeiramente, uma «viagem» à Convenção de 2023. Esta, que foi um verdadeiro êxito, contou com mais de 1500 participantes a marcar presença no evento. Há um ano, ao longo de dois dias intensos, o Fórum Braga foi o epicentro de negociações e transações comerciais que ultrapassaram os 11 milhões de euros, um marco significativo que sublinha o dinamismo e a vitalidade do pequeno e médio comércio em Portugal.

Este ano o desafio era elevar ainda mais a fasquia e o resultado foi absolutamente extraordinário: um aumento de 10% no número de fornecedores participantes em relação ao ano anterior, que evidenciou, ainda mais, o crescente interesse e a relevância deste encontro anual. Além disso, as transações comerciais atingiram cerca de 15 milhões e meio de euros, um aumento significativo que excedeu todas as expetativas e metas previamente estabelecidas.

Carla Esteves, Diretora Executiva da rede “Aqui é Fresco”, destacou a importância da Convenção como uma plataforma essencial para a realização de negócios e a introdução de novas tendências no mercado. Segundo a própria, “esta edição de 2024 comprovou novamente a capacidade de inovação e adaptação do comércio de proximidade, que continua a desempenhar um papel crucial na economia local”.

O ambiente nesta edição foi de grande entusiasmo e otimismo. A presença de 90 stands, a representar as principais empresas e marcas nacionais e internacionais, ofereceu uma oportunidade singular para os lojistas conhecerem as últimas novidades do mercado, fecharem negócios vantajosos e fortalecerem laços comerciais. Além disso, o jantar de gala, um dos pontos altos do evento, contou com a presença de figuras ilustres como o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, o Vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, e outras personalidades de destaque. A noite foi abrilhantada pela atuação da cantora Ágata e a atribuição de um Prémio Carreira, que celebrou e realçou o sucesso e a dedicação de profissionais do setor.

Certo é que, este sucesso é um testemunho do crescimento contínuo da rede e da recuperação económica que se faz sentir em todo o setor.

A estratégia da rede “Aqui é Fresco”

A estratégia da rede “Aqui é Fresco” é clara e ambiciosa e foca-se em três objetivos principais: aumentar as vendas, fortalecer a fidelização dos clientes e aumentar a notoriedade da marca. Atualmente, a rede compreende cerca de 700 pontos de venda, distribuídos por 17 dos 18 distritos de Portugal Continental, cobrindo uma área total de 110 mil metros quadrados. Este crescimento é sustentado por uma forte presença nas áreas II e Norte IV da Nielsen, além de uma implementação significativa na área I.

Um dos pilares fundamentais da estratégia da rede é a responsabilidade social. O tema desta 13.ª Convenção “Aqui é Fresco” foi dedicado à responsabilidade social e refletiu o compromisso da marca em apoiar as comunidades locais. Sob o lema “Aqui, a Solidariedade Acontece”, todos os excedentes alimentares do evento foram doados à FAM – Fundação dos Armazenistas de Mercearia, uma instituição que trabalha para melhorar as condições de vida das pessoas com dificuldades. Esta ação faz parte de uma prática contínua de combate ao desperdício alimentar, complementada por uma parceria com a Too Good To Go, que distribui uma média de 400 refeições por mês a famílias carenciadas.

A digitalização também é uma prioridade estratégica para a rede “Aqui é Fresco”. A pandemia acelerou a adoção de novas tecnologias, que se tornaram essenciais para atrair consumidores às lojas. Atualmente, 230 lojas já adotaram a imagem renovada da rede, e o objetivo para 2024 é expandir este número significativamente e criar, assim, uma presença visual forte e coerente em todo o país. Esta estratégia visa não só modernizar a imagem das lojas, mas também melhorar a experiência de compra para os consumidores, que procuram cada vez mais rapidez, qualidade e sustentabilidade.

Reconhecimento e perspetivas futuras

João Vieira Lopes, Diretor Geral da Unimark e da “Aqui é Fresco”, Presidente da ADIPA e da CCP, destacou, durante a 13.ª Convenção, a importância do trabalho conjunto e da solidariedade para enfrentar os desafios do mercado. “A chave deste projeto tem a ver com o trabalho conjunto, com o ser solidário e conseguir, através da atividade conjunta, fazer face à falta de dimensão que cada um de nós, individualmente, possa ter. Especialmente desde a pandemia, o comércio de proximidade é cada vez mais valorizado. No entanto, temos pela frente um grande desafio. Os grandes operadores económicos deste país intensificaram a sua penetração no comércio de pequena e média dimensão e, por isso, a concorrência vai aumentar. Para responder, temos de ser cada vez mais identifica dos pelos consumidores deste país, porque só assim conseguimos rentabilizar toda a aposta que temos feito em comunicação. Por isso, precisamos da vossa colaboração para duplicar o número de lojas com imagem da rede e manter vivo o comércio independente. Temos a capacidade de adaptar a nossa oferta em cada zona, em cada rua, em cada localidade às necessidades dos consumidores que conhecemos pelo nome. Amanhã é um novo dia e temos de trabalhar afincadamente para superar este grande desafio”, afirmou.

Já o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, elogiou a resiliência e a capacidade de adaptação da rede “Aqui é Fresco”, especialmente durante os tempos desafiadores da pandemia. Para o mesmo, a digitalização e a inovação foram catalisadas pela necessidade de distanciamento social, levando à adoção de muitas soluções que hoje contribuem para os ótimos resultados da rede. A ligação estreita do comércio de proximidade com as comunidades locais é um fator de coesão social e territorial, e o futuro deste setor parece promissor, com sinais de recuperação económica e um consumidor cada vez mais exigente e consciente.

A 13.ª Convenção “Aqui é Fresco” foi um evento marcante, que reafirmou a importância do comércio de proximidade em Portugal. Com uma estratégia clara e focada na inovação, responsabilidade social e digitalização, a rede “Aqui é Fresco” está bem posicionada para continuar a crescer e a prosperar, proporcionando aos consumidores um serviço de qualidade e confiança hoje e no futuro.