O Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), juntamente com as suas subsidiárias (“o Grupo”), anunciou os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2024/2025, apresentando melhorias de rentabilidade em todas as áreas de negócio e fazendo progressos significativos na conquista de oportunidades de IA híbrida. A receita do Grupo aumentou 20% em relação ao ano anterior para 15,4 mil milhões de dólares, o lucro líquido aumentou 65% em relação ao ano anterior para 315 milhões de dólares com base em non-Hong Kong Finantial Reporting Standards (non-HKFRS)[1], e o mix de receita não PC aumentou cinco pontos em relação ao ano anterior, atingindo um máximo histórico de 47%. Os resultados do Grupo refletem a sua estratégia clara e a sua forte execução, o foco persistente na inovação e na excelência operacional, bem como as vantagens de ser uma empresa globalizada.
O Grupo está posicionado de forma única e bem preparado para liderar numa era de IA híbrida com o seu portfólio full-stack que inclui dispositivos de IA como PCs de IA, servidores de IA que suportam todas as principais arquiteturas, bem como soluções e serviços nativos e incorporados de IA. O feedback dos utilizadores sobre os PCs com IA da Lenovo, definidos por cinco caraterísticas-chave, tem sido encorajador, com os primeiros PCs com IA a serem lançados em maio e muitos mais a serem lançados durante a IFA e a Tech World no final deste ano. O Grupo está confiante de que irá liderar a indústria em termos de quota de mercado para os PCs com IA de próxima geração, que, no geral, deverão representar mais de 50% da paisagem dos PCs até 2027, bem como liderar o aproveitamento das enormes oportunidades de crescimento em todo o mercado de TI. O Grupo manteve o seu compromisso com a inovação, tendo as despesas em I&D aumentado 6% em termos anuais para 476 milhões de dólares.
Olhando para o crescimento, em maio de 2024 a Lenovo anunciou uma colaboração estratégica com a Alat, uma subsidiária da PIF, um investimento sob a forma de obrigações convertíveis da Alat e uma emissão de warrants. Estas transações beneficiarão grandemente os esforços do Grupo para acelerar a sua transformação através de uma maior flexibilidade financeira, aproveitar o enorme impulso de crescimento do negócio no Médio Oriente e diversificar e reforçar ainda mais a sua pegada na cadeia de fornecimento com um novo centro de fabrico no Médio Oriente. As transações estão sujeitas à aprovação dos acionistas e das entidades reguladoras.
Citação do Presidente e CEO – Yuanqing Yang:
“O excelente início do nosso ano fiscal foi impulsionado pela nossa estratégia clara e forte execução, pela nossa inovação persistente e excelência operacional, bem como pelas nossas vantagens de globalização. Olhando para o futuro, estamos bem preparados e posicionados de forma única no mercado com o nosso portefólio de IA full-stack para liderar na era da IA híbrida e aproveitar as enormes oportunidades de crescimento em todo o nosso negócio. Estou confiante de que, com um mercado de TIC em recuperação, a combinação do nosso sólido desempenho e o progresso contínuo na IA híbrida continuarão a permitir-nos alcançar um crescimento sustentável e aumentos de rentabilidade.”