MAKE ART é o nome da empresa que viemos conhecer e que tem sede em Luanda. Catarina Paulo, CEO da empresa, aterrou em Angola em 2018, com muitos sonhos na bagagem, Luanda recebeu esta portuguesa que veio para dar formação em programas de Design e tornou possível a criação desta organização. Elevar a qualidade e satisfação do cliente é o foco e é sobre esta missão e outras mais que vamos saber mais nas próximas linhas!
Catarina, poderia nos contar um pouco sobre a sua trajetória até se tornar CEO da MAKE ART? Quais foram os maiores desafios e aprendizagens ao longo desse percurso?
Marcada por uma combinação de paixão e perseverança, a minha trajetória até me tornar CEO da MAKE ART começou em 2018, quando finalizo a licenciatura em Portugal e recebo a oportunidade de viajar para Luanda para dar formação em programas de Design. De imediato, sem hesitar, aceitei e tornou-se numa experiência transformadora. Consequência do sucesso, recebo uma proposta de trabalho numa agência de comunicação onde consegui consolidar competências-chave, fortalecer a minha rede de contactos, compreender melhor o mercado e abrir as portas para a criação da MAKE ART. A mudança para um novo país foi o maior desafio, pela distância do conforto e a necessidade de me adaptar a toda uma nova rotina e ambiente. Durante o percurso obtive muitos outros desafios que me deram grandes aprendizagens, tanto no crescimento pessoal como no profissional. Sinto-me concretizada pelo que construí até hoje e otimista no futuro da MAKE ART e de muitos outros projetos que estão ainda por vir.
Como descreveria a sua personalidade e a forma como isso influencia a maneira de gerir a empresa e liderar o projeto MAKE ART no mercado angolano?
Descrevo a minha personalidade como uma combinação de criatividade, resiliência, perfeccionismo, persistência e empatia. Caraterísticas que acredito como sendo a influência extremamente positiva na forma como gerencio a MAKE ART e lidero toda a minha equipa. Essa personalidade se reflete na empresa, sendo marcada pelo profissionalismo, compromisso e qualidade em todas as suas áreas de trabalho. Com esta abordagem, permite-me criar o ambiente para que todos se sintam motivados e onde a criatividade flui. A persistência ajuda-me a superar os desafios e manter o foco nos objetivos, enquanto o perfeccionismo garante a busca pela excelência em tudo o que produzimos.
Liderar uma empresa criativa envolve muitos desafios. Qual é a sua filosofia de gestão de recursos humanos? Como garante que a sua equipa está sempre motivada e alinhada com os valores e objetivos da empresa?
Uma filosofia centralizada em três pilares essenciais: comunicação aberta, valorização do talento e desenvolvimento contínuo. A MAKE ART nasceu graças ao nosso potencial para se conectar com os clientes, mantendo um canal de comunicação transparente, fundamental para criar um ambiente de confiança, tudo isso reflete-se na equipa. O reconhecimento e celebração das conquistas da equipa é essencial. Todos se sentem acolhidos e valorizados. Tudo flui de forma espontânea e cada membro traz uma perspetiva única. Oferecer oportunidades de aprendizagens e crescimento é fundamental para que todos possam aprimorar as suas habilidades e expandir os seus conhecimentos. Por cada pessoa ter opiniões, críticas e pontos de vista valiosos, procuro dar a liberdade de expressão em todos os ângulos possíveis, sendo flexível e ter uma mente aberta é fundamental para criar um ambiente criativo e colaborativo. Assim, todos trabalhamos com um único objetivo: fazer a MAKE ART se destacar e causar uma diferença positiva no mercado angolano.
A MAKE ART valoriza a relação custo-benefício e a satisfação plena do cliente. Quais são os pilares que sustentam essa abordagem na prática, e, como garante a qualidade dos serviços oferecidos?
O verdadeiro pilar é o profissionalismo em diversas áreas que a MAKE ART tem para compreender tudo o que o mercado existente tem para oferecer. Posto isto, procuramos sempre o melhor para o cliente e assim garantimos que todo o negócio seja liderado e analisado em conjunto por ambas as partes. Garantir a qualidade dos nossos serviços é fundamental, por isso, trabalhamos com processos bem definidos, materiais e técnicas de alta qualidade, sempre buscando a excelência em cada projeto que nos permite entregar resultados que superam as expectativas dos clientes. Mantemos uma comunicação aberta e transparente com nossos clientes desde o início do projeto. Esforçamo-nos para compreender suas necessidades e expectativas específicas, adaptando os nossos serviços e oferecendo soluções personalizadas, porque cada cliente é único. Logo, a MAKE ART é capaz de construir relacionamentos duradouros, criando experiências memoráveis. Não só oferecer uma excelente relação custo-benefício como também se comprometer com a qualidade e a satisfação do cliente em cada projeto.
Angola tem um mercado em crescimento. Como observa o papel da MAKE ART no desenvolvimento do setor de comunicação e branding no país?
Somos focados em oferecer soluções inovadoras e personalizadas que ajudem as empresas/marcas a se destacarem num ambiente competitivo e assim, a MAKE ART desempenha um papel crucial tanto no desenvolvimento do setor de comunicação e branding, como também de outros setores: publicidade, marketing, web design, design gráfico e editorial, merchandising, têxtil, impressão digital e offset. Estamos comprometidos em elevar os padrões de qualidade e contribuir para o fortalecimento da imagem de marcas angolanas, tendo uma equipa diversificada de profissionais que compreendem quais são as necessidades do mercado angolano. Criamos um ambiente mais robusto ao formar parcerias com outras empresas e/ou profissionais, porque acreditamos na importância da colaboração e procuramos educar o mercado sobre a relevância de todos os setores. Desejamos ser uma diferença de transformação, não apenas com a busca de crescer com o mercado, como também fazer a MAKE ART contribuir para um setor de comunicação mais forte e inovador.
Na sua visão, o que distingue a liderança feminina no mercado empresarial? Acha que as mulheres têm um estilo de liderança diferente dos homens? Se sim, como isso se reflete na MAKE ART?
Descritas com caraterísticas de empatia, colaboração e abordagens mais inclusivas, as mulheres tendem a valorizar mais a construção de relacionamentos e manter uma comunicação mais aberta. Na minha visão, demonstra resultar em equipas mais coesas e motivadas, dessa forma acredito que as mulheres podem ter um estilo de liderança diferente dos homens que enfatizam muitas vezes a escuta ativa e a flexibilidade na tomada de decisões. Refletimos isso na MAKE ART, proporcionando um ambiente colaborativo onde todos os membros da equipa são encorajados a compartilhar as suas ideias e opiniões, existindo diversidade de vozes que enriquece o nosso trabalho e resulta em soluções mais criativas e inovadoras. Procuramos fazer essa diferença não só para com os nossos clientes como também para a sociedade. Além disso, as mulheres em posições de liderança tendem a ser mais sensíveis às questões sociais e éticas, o que nos propõe em adotar práticas de negócio que priorizem não só um sucesso próspero, como também o impacto positivo na comunidade. Acredito que a liderança feminina veio trazer uma perspetiva valiosa para o mundo dos negócios.
Quais são os principais valores e ideais que procura transmitir na sua liderança, tanto para a sua equipa quanto para os seus clientes?
Os principais valores e ideais que procuro na minha liderança são transmitir integridade, colaboração, inovação e comprometimento com a excelência, tanto para a minha equipa quanto para os meus clientes. É fundamental em todas as relações a transparência e honestidade para criar um ambiente de confiança, onde todos possam se sentir seguros para expressar as suas ideias e preocupações. No trabalho em equipa, valoriza-se a diversidade de opiniões para promover uma cooperação que fortaleça os laços internos e enriqueça com soluções mais criativas e eficazes. A inovação da equipa pensar fora da caixa é crucial para idealizar constantemente novas ideias e abordagens para existir o destaque no mercado e atender às necessidades dos nossos clientes. A qualidade está presente em tudo o que produzimos, refletindo-a no nosso serviço e na forma como tratamos os clientes, garantindo que eles recebem o melhor em cada projeto. Valores estes destacados na MAKE ART, que contribui para um ambiente de trabalho positivo e construção de relacionamentos duradouros com os clientes.
Quais são os seus maiores objetivos para o futuro da MAKE ART? E, pessoalmente, como gostaria de evoluir enquanto líder no setor empresarial angolano?
O futuro da MAKE ART se definirá por todo o impacto positivo que estamos gerando no mercado, expandindo a nossa presença, mantendo toda a inovação existente nos nossos serviços e continuar fortalecendo parcerias estratégicas e manter excelentes relações comerciais. Procurar investir em recursos humanos qualificados, dando oportunidades de aprendizagens novas e crescimento profissional. Pessoalmente, planeio continuar a evoluir como líder, aprimorar as habilidades de gestão e expandir todos os dias o conhecimento sobre novas as dinâmicas do mercado angolano. Sendo jovem empreendedora, estou comprometida a inspirar outras mulheres a acreditar no seu potencial e a ocupar posições de liderança. O meu verdadeiro objetivo é contribuir para um mercado inovador e colaborativo em Angola e crescer com a MAKE ART.
Como CEO de uma empresa que atua num setor tão dinâmico, como você se mantém atualizada em relação às tendências de design, comunicação e marketing?
Mantenho-me sempre atualizada, numa combinação de formação contínua, networking e pesquisa ativa. Incentivo-me a frequentar vários cursos com temas peculiares, permitindo não só compreender os ideais que estão existindo, como também as melhores práticas, inovações e novidades das áreas. Participo em eventos e conferências que ajudam a trocar experiências e opiniões com colegas e especialistas, onde construo relacionamentos positivos com outros profissionais que enriquece o conhecimento, até por vezes em áreas no qual não me insiro. Considerar opiniões e feedback de pessoas fora da nossa área, ajuda a expandir para outra perspetiva e racionalizar de maneira inovadora, enxergando além das fronteiras e do nosso conhecimento habitual. Sigo diariamente as novas tendências, mudanças, inovações e novidades através de publicações, blogs e plataformas, que coloco em prática na inspiração das novas ideias para a MAKE ART.
Por fim, que conselho daria a outras mulheres que aspiram a assumir cargos de liderança no mundo empresarial, especialmente em mercados emergentes como o de Angola?
O conselho mais fácil de oferecer e extremamente desafiador de aplicar, mas que não é impossível: acreditar no próprio potencial e ser autêntica consigo mesma. Quando acredita que é capaz, está no caminho certo para enfrentar novas oportunidades e superar quaisquer desafios. Procure sempre ser você própria, sem influências e sem máscaras, pois mesmo diante de falhas, terá a capacidade de aprender e crescer, tornando-se a verdadeira voz das ideias, soluções inovadoras e abordagens únicas que serão só suas. Irá ser uma inspiração para outras pessoas, mesmo que não esteja à espera disso. Investir sempre em si é fundamental. É importante dedicar-se à educação e ao desenvolvimento pessoal para estar constantemente a par das novidades da área e das habilidades que farão a diferença na sua forma de liderar. É preciso ter confiança na perspetiva única e valiosa que possui e na maneira como expressa ideias e pontos de vista. Nunca desvie dos próprios objetivos! Trace uma lista de metas a alcançar e concentre-se nela. Lembre-se sempre de que a jornada é tão importante quanto a meta e o poder de transformar sonhos em realidade está nas suas mãos.