INOPOL Academia de Empreendedorismo desafia espírito de inovação e vocação empresarial dos estudantes

Data:

O INOPOL Academia de Empreendedorismo (inopol.ipc.pt) é a unidade orgânica do IPC responsável por promover uma cultura de inovação e empreendedorismo, estimular a valorização e transferência do conhecimento, apoiar a criação e desenvolvimento de ideias e projetos de vocação empresarial e fomentar a empregabilidade.Neste âmbito, atua em diferentes domínios complementares, com destaque para a incubação de empresas (sobretudo startups e spinoffs oriundas do universo IPC ou com forte ligação à instituição), a capacitação e networking, a proteção e transferência de conhecimento e tecnologia e a promoção da inserção profissional dos estudantes e diplomados do IPC.

O INOPOL desenvolve variados programas e iniciativas que pretendem estimular cada um dos aspetos referidos, aproximando estudantes e empresas.

Incubação de projetos e empresas

O INOPOL apoia o desenvolvimento de projetos inovadores, através de espaço físico, serviços de logística e consultoria técnica especializada, incluindo suporte no desenvolvimento de plano de negócio, apoio jurídico, proteção da propriedade intelectual e acesso a centros de I&D+I, parceiros, investidores e programas de financiamento.

Poliempreende

O Poliempreende a maior rede de promoção do empreendedorismo no ensino superior politécnico a nível nacional. Desde 2003, o programa alavanca e premeia projetos de estudantes, diplomados e professores/investigadores, promovendo a cultura empreendedora e a criação de novas empresas de cariz inovador.

InovC+

O InovC+ é um programa que visa implementar um Ecossistema Regional de Inovação Inteligente na Região Centro, através da transferência de novos produtos e serviços resultantes de I&D+I para o setor empresarial.

Let’s Talk

O INOPOL promove mensalmente o ciclo de webinares “Let’s Talk” que sensibiliza a comunidade para temas-chave do empreendedorismo e inovação.

Trilhos

O Programa Trilhos estimula o desenvolvimento de competências transversais e de empregabilidade, preparando estudantes e diplomados do IPC para o mercado de trabalho através de um ecossistema de eventos e atividades diversas.

Nos últimos três anos (2021-2023), o INOPOL realizou mais de 140 ações de promoção do empreendedorismo, inovação, valorização do conhecimento e empregabilidade, apoiou 94 projetos de vocação empresarial, capacitou  mais de 4.800 elementos da comunidade IPC, concretizou 48 registos de propriedade intelectual, estabeleceu 25 parcerias institucionais e participou em oito projetos/programas em consórcio.

 

 

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 134

Popular

Mais Artigos deste tipo

“O comprometimento é a base, é a sustentabilidade para que possamos vingar no mundo empresarial”

Numa agradável entrevista e repleta de vida, sentimento e...

Por uma melhor qualificação e diferenciação dos Recursos Humanos

Formação e Certificação são duas ferramentas essenciais para, seja...

Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, reforça a importância da ligação ao tecido empresarial

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) tem investido fortemente...

“O CTCV tem desempenhado um papel central no estímulo à inovação sustentável em Portugal”

Numa perspetiva empresarial ou organizacional, não há nada mais...