“Na ECOMOTION fazemos o máximo esforço para integrar a sustentabilidade de forma criativa”

Data:

Numa altura em que completa um ano de existência, a Ecomotion Portugal mostra-se na edição da Revista Pontos de Vista fruto de uma entrevista com a sua CEO, Sílvia Marques, que nos orientou para o rumo que a marca pretende colocar no terreno, organização que está no mercado dos eventos e com uma perspetiva de Sustentabilidade e Redução do Desperdício!  Saiba mais.

 

Antes de mais, para informarmos os nossos leitores, quem é a Sílvia Marques e como surgiu a Ecomotion Portugal, empresa que cumpre neste mês um ano de existência?

Sou uma pessoa criativa, com vontade de fazer as pessoas felizes e encontrei na área dos eventos uma forma de cumprir essa vontade. Daí ter nascido a Ecomotion.

Como CEO da marca, qual é a sua visão sobre a importância da sustentabilidade no setor de eventos?

É essencial! Não apenas para mitigar impactos ambientais, como também para promover uma visão mais responsável do mercado. Não se trata apenas de uma necessidade ambiental e ética, é uma oportunidade para empresas e organizadores se alinharem às demandas do futuro, criando experiências positivas e marcantes para todos os envolvidos.

Quais as práticas sustentáveis que a Ecomotion adota na organização de eventos? Pode nos dar exemplos específicos de como essas práticas são implementadas?

Priorizamos os produtos reutilizáveis e biodegradáveis, desde o catering, passando pela decoração, publicidade, embalagens e brindes para ofertas. Damos também preferência ao suporte digital, sempre que possível! A redução de desperdício, são palavras-chave nos nossos eventos com clientes, fornecedores e parceiros. Dando casos práticos, os desperdícios alimentares são encaminhados para Instituições de apoio a famílias carenciadas e os materiais publicitários para outros parceiros do terceiro setor, que reaproveitam e reutilizam na produção de outros bens, de forma a mantermos a economia circular. Outro exemplo é o recurso ao suporte digital, digitalizamos o que é possível, como convites, programas de eventos, materiais promocionais, de forma a evitar o desperdício de papel, não esquecendo a reciclagem que está sempre presente através da preocupação de separar o lixo e certificarmo-nos que os resíduos são destinados corretamente.

 

A sustentabilidade muitas vezes está associada ao aumento de custos. Como a Ecomotion consegue equilibrar a implementação de práticas ecológicas com a manutenção de custos competitivos para os clientes?

Consideramos isso um mito, neste momento temos várias opções no mercado económicas e sustentáveis. Aliás, se formos falar da digitalização de processos como o check in digital, convites digitais, projeção de publicidade em écrans ou criação de QRCodes com as informações de eventos e até APPs que criamos para o efeito, eliminamos um desperdício bastante significativo.

 

Em que medida os clientes estão cada vez mais conscientes da sustentabilidade ao escolherem serviços de eventos? Tem visto uma mudança significativa nas exigências e expetativas nesse sentido?

Cada vez mais a sustentabilidade é um ponto incontornável numa primeira reunião de planeamento. Sinto que a sociedade em geral está empenhada em cumprir com os objetivos de desenvolvimento sustentável e nós estamos cá para ajudar.

 

Quais são os maiores desafios que a sua empresa enfrenta na adoção de práticas sustentáveis e como os supera?

O nosso maior desafio prende-se com a preocupação de conciliar o objetivo principal, de priorizarmos a sustentabilidade, sem nunca comprometer a experiência do evento. Isto implica uma buscar exaustiva de soluções criativas, interativas e tecnológicas, como as aplicações digitais, as atividades com foco na educação ambiental e os brindes ecológicos. Na ECOMOTION fazemos o máximo esforço para integrar a sustentabilidade de forma criativa, oferecendo experiências únicas aos nossos clientes.

 

Acredita que os eventos sustentáveis são o futuro do setor? Como imagina que o mercado de eventos evoluirá em termos de sustentabilidade nos próximos cinco a dez anos?

Acreditamos e lutamos para que esse futuro seja já o presente! Nos próximos cinco a dez anos, o mercado de eventos provavelmente irá evoluir de forma significativa em termos de sustentabilidade, impulsionada por novas tecnologias, mudanças culturais e o aumento da consciencialização pública sobre questões ambientais. Eventos que não integrarem a sustentabilidade na sua estrutura estarão em desvantagem competitiva, enquanto aqueles que liderarem essa transformação terão acesso a novas oportunidades, parcerias e fidelidade do público.

 

Quais as iniciativas ou inovações no campo da sustentabilidade nos eventos lhe parecem mais promissoras no momento?

As inovações tecnológicas, como o uso de IA, energias renováveis e soluções digitais, juntamente com uma abordagem baseada em economia circular e compensação de carbono, têm grande potencial para transformar o mercado de eventos, tornando-o mais sustentável e resiliente para o futuro.

 

Como a Ecomotion se diferencia no mercado em relação à sustentabilidade, e quais são os valores centrais que guiam a sua abordagem para eventos mais verdes?

A diferenciação no mercado em relação à sustentabilidade em eventos, está cada vez mais relacionada com a capacidade das empresas inovarem e adotarem práticas que não apenas minimizem o impacto ambiental, mas também criem valor para os participantes. A ECOMOTION tem como valores centrais: Responsabilidade Ambiental, Inclusão, Diversidade, Educação e Consciencialização. Estes valores criam uma base sólida para organizar eventos verdes e assim conseguimo-nos destacar num mercado cada vez mais competitivo e consciente das questões ambientais.

 

Que conselhos daria a outras empresas de eventos que querem adotar práticas mais sustentáveis, mas não sabem por onde começar?

Pesquisar, acho que é o único conselho que nos sentimos á vontade para dar. Os nossos eventos requerem horas de pesquisa, preparação e estudo, de forma a podermos aliar a satisfação do cliente à sustentabilidade. Por norma conseguimos fazer isso com um impacto muito positivo!

 

Por fim, que mensagem gostaria de deixar sobre o papel dos eventos na construção de um futuro mais sustentável e o que pode garantir aos seus clientes, fornecedores e demais parceiros do que a Ecomotion PT irá oferecer ao Setor daqui em diante?

A Ecomotion acredita que os eventos têm um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável, porque consideramos oportunidades incríveis para mobilizar pessoas, promover mudanças e demonstrar, na prática, o impacto positivo de escolhas conscientes. Ao integrar a sustentabilidade em cada etapa de um evento, podemos não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também inspirar uma cultura de responsabilidade e inovação que vai além das fronteiras dos próprios eventos.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 141

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Sempre assumi que liderar uma empresa, implica uma visão transversal e global de toda a organização”

No contexto empresarial atual, onde a inovação, a sustentabilidade...

A Humanização como Pilar de uma Nova Visão no Imobiliário

Num setor historicamente marcado por abordagens convencionais e altamente...

“Inclusão efetiva, justiça social, inovação com propósito e equidade de oportunidades”

Visionária, estratega e defensora incansável do empoderamento feminino, Eugénia...

A Fisioterapia em Portugal: Identidade, Valor e Futuro

Num momento decisivo para a consolidação da profissão em...