Numa altura em que completa um ano de existência, a Ecomotion Portugal mostra-se na edição da Revista Pontos de Vista fruto de uma entrevista com a sua CEO, Sílvia Marques, que nos orientou para o rumo que a marca pretende colocar no terreno, organização que está no mercado dos eventos e com uma perspetiva de Sustentabilidade e Redução do Desperdício! Saiba mais.
Antes de mais, para informarmos os nossos leitores, quem é a Sílvia Marques e como surgiu a Ecomotion Portugal, empresa que cumpre neste mês um ano de existência?
Sou uma pessoa criativa, com vontade de fazer as pessoas felizes e encontrei na área dos eventos uma forma de cumprir essa vontade. Daí ter nascido a Ecomotion.
Como CEO da marca, qual é a sua visão sobre a importância da sustentabilidade no setor de eventos?
É essencial! Não apenas para mitigar impactos ambientais, como também para promover uma visão mais responsável do mercado. Não se trata apenas de uma necessidade ambiental e ética, é uma oportunidade para empresas e organizadores se alinharem às demandas do futuro, criando experiências positivas e marcantes para todos os envolvidos.
Quais as práticas sustentáveis que a Ecomotion adota na organização de eventos? Pode nos dar exemplos específicos de como essas práticas são implementadas?
Priorizamos os produtos reutilizáveis e biodegradáveis, desde o catering, passando pela decoração, publicidade, embalagens e brindes para ofertas. Damos também preferência ao suporte digital, sempre que possível! A redução de desperdício, são palavras-chave nos nossos eventos com clientes, fornecedores e parceiros. Dando casos práticos, os desperdícios alimentares são encaminhados para Instituições de apoio a famílias carenciadas e os materiais publicitários para outros parceiros do terceiro setor, que reaproveitam e reutilizam na produção de outros bens, de forma a mantermos a economia circular. Outro exemplo é o recurso ao suporte digital, digitalizamos o que é possível, como convites, programas de eventos, materiais promocionais, de forma a evitar o desperdício de papel, não esquecendo a reciclagem que está sempre presente através da preocupação de separar o lixo e certificarmo-nos que os resíduos são destinados corretamente.
A sustentabilidade muitas vezes está associada ao aumento de custos. Como a Ecomotion consegue equilibrar a implementação de práticas ecológicas com a manutenção de custos competitivos para os clientes?
Consideramos isso um mito, neste momento temos várias opções no mercado económicas e sustentáveis. Aliás, se formos falar da digitalização de processos como o check in digital, convites digitais, projeção de publicidade em écrans ou criação de QRCodes com as informações de eventos e até APPs que criamos para o efeito, eliminamos um desperdício bastante significativo.
Em que medida os clientes estão cada vez mais conscientes da sustentabilidade ao escolherem serviços de eventos? Tem visto uma mudança significativa nas exigências e expetativas nesse sentido?
Cada vez mais a sustentabilidade é um ponto incontornável numa primeira reunião de planeamento. Sinto que a sociedade em geral está empenhada em cumprir com os objetivos de desenvolvimento sustentável e nós estamos cá para ajudar.
Quais são os maiores desafios que a sua empresa enfrenta na adoção de práticas sustentáveis e como os supera?
O nosso maior desafio prende-se com a preocupação de conciliar o objetivo principal, de priorizarmos a sustentabilidade, sem nunca comprometer a experiência do evento. Isto implica uma buscar exaustiva de soluções criativas, interativas e tecnológicas, como as aplicações digitais, as atividades com foco na educação ambiental e os brindes ecológicos. Na ECOMOTION fazemos o máximo esforço para integrar a sustentabilidade de forma criativa, oferecendo experiências únicas aos nossos clientes.
Acredita que os eventos sustentáveis são o futuro do setor? Como imagina que o mercado de eventos evoluirá em termos de sustentabilidade nos próximos cinco a dez anos?
Acreditamos e lutamos para que esse futuro seja já o presente! Nos próximos cinco a dez anos, o mercado de eventos provavelmente irá evoluir de forma significativa em termos de sustentabilidade, impulsionada por novas tecnologias, mudanças culturais e o aumento da consciencialização pública sobre questões ambientais. Eventos que não integrarem a sustentabilidade na sua estrutura estarão em desvantagem competitiva, enquanto aqueles que liderarem essa transformação terão acesso a novas oportunidades, parcerias e fidelidade do público.
Quais as iniciativas ou inovações no campo da sustentabilidade nos eventos lhe parecem mais promissoras no momento?
As inovações tecnológicas, como o uso de IA, energias renováveis e soluções digitais, juntamente com uma abordagem baseada em economia circular e compensação de carbono, têm grande potencial para transformar o mercado de eventos, tornando-o mais sustentável e resiliente para o futuro.
Como a Ecomotion se diferencia no mercado em relação à sustentabilidade, e quais são os valores centrais que guiam a sua abordagem para eventos mais verdes?
A diferenciação no mercado em relação à sustentabilidade em eventos, está cada vez mais relacionada com a capacidade das empresas inovarem e adotarem práticas que não apenas minimizem o impacto ambiental, mas também criem valor para os participantes. A ECOMOTION tem como valores centrais: Responsabilidade Ambiental, Inclusão, Diversidade, Educação e Consciencialização. Estes valores criam uma base sólida para organizar eventos verdes e assim conseguimo-nos destacar num mercado cada vez mais competitivo e consciente das questões ambientais.
Que conselhos daria a outras empresas de eventos que querem adotar práticas mais sustentáveis, mas não sabem por onde começar?
Pesquisar, acho que é o único conselho que nos sentimos á vontade para dar. Os nossos eventos requerem horas de pesquisa, preparação e estudo, de forma a podermos aliar a satisfação do cliente à sustentabilidade. Por norma conseguimos fazer isso com um impacto muito positivo!
Por fim, que mensagem gostaria de deixar sobre o papel dos eventos na construção de um futuro mais sustentável e o que pode garantir aos seus clientes, fornecedores e demais parceiros do que a Ecomotion PT irá oferecer ao Setor daqui em diante?
A Ecomotion acredita que os eventos têm um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável, porque consideramos oportunidades incríveis para mobilizar pessoas, promover mudanças e demonstrar, na prática, o impacto positivo de escolhas conscientes. Ao integrar a sustentabilidade em cada etapa de um evento, podemos não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também inspirar uma cultura de responsabilidade e inovação que vai além das fronteiras dos próprios eventos.