Uma marca, uma empresa com uma visão própria de compromisso e foco na sustentabilidade, a Unimark apresenta-nos a marca própria UP como fruto da sua intenção de levar aos consumidores o melhor que a organização pode oferecer ao Setor do Retalho. Fruto de uma perspetiva assente na circularidade e na redução do impacto ambiental, a UP servirá para aumentar a missão de crescimento e inovação para o mercado e garantir uma inspiração a outras marcas para o mesmo caminho. Saiba mais com Carla Esteves, Diretora Executiva da Unimark, uma vez mais presente na Pontos de Vista! A Marca Própria UP tem ganho relevância no mercado. Como esta marca se posiciona em termos de sustentabilidade e compromisso ambiental?
A Marca Própria UP vê a sustentabilidade como uma oportunidade de crescimento e inovação. Juntamente com os nossos fornecedores e parceiros, estamos constantemente à procura de novas soluções para minimizar o nosso impacto ambiental e oferecer produtos cada vez mais sustentáveis aos nossos consumidores: desde a diminuição da pegada de carbono do packaging de transporte entre armazéns ao produto final, mais amigo do ambiente. O nosso objetivo é sermos uma referência em sustentabilidade no mercado de proximidade e inspirar outras marcas a seguir o mesmo caminho.
A agenda da sustentabilidade é cada vez mais relevante. Como a Unimark tem adaptado a sua estratégia empresarial para integrar princípios da economia circular nos seus produtos e processos?
Na Unimark acreditamos que a economia circular é um pilar fundamental no futuro da indústria. Atualmente, já estamos a trabalhar em parceria com fornecedores, clientes retalhistas e outras empresas para construir uma cadeia de valor mais circular. Acreditamos que a economia circular não reduz apenas o impacto ambiental, mas também cria oportunidades de negócio e fortalece a nossa marca.
Quais as iniciativas que a Unimark tem implementado para reduzir a pegada ecológica ao longo da cadeia de valor? Pode partilhar exemplos práticos de como a Marca Própria UP contribui para este objetivo?
A Unimark tem feito esforços para reduzir a sua pegada ecológica em toda a cadeia de valor. Estes esforços não estão circunscritos à marca própria UP, mas a toda atividade central e vertentes do negócio.
Temos criado parcerias com empresas cujo ADN e foco do negócio é a sustentabilidade. São exemplos a nossa parceria com o movimento Unidos Contra o Desperdício e a Too Good To Go. Com esta última, temos vindo a envolver cada vez mais os nossos retalhistas e associados na nobre missão do combate ao desperdício alimentar.
Igualmente, temos investido em materiais mais sustentáveis e minimalistas para o nosso merchandising e material de apoio à venda. Os atuais sacos de compras, por exemplo, passaram por uma seleção criteriosa de fornecedores, sendo a empresa selecionada detentora do LCA e certificados europeus que garantem a 100% a veracidade das suas práticas de respeito ambientais, Zero Waste e Pegada ambiental negativa, o que implica, que também a Unimark está efetivamente a contribuir para a redução desta pegada. No caso da UP, concretamente, em alguns artigos o packaging já é a opção mais amiga do ambiente. Estamos também a desenvolver uma gama de detergentes e produtos de limpeza mais ecológicos.
Internamente, adotamos práticas rigorosas de gestão de resíduos, separando e destinando corretamente os diferentes tipos de materiais para reciclagem. Para além disso e a uma escala muito superior, estamos a desenvolver com um parceiro de negócio um projeto de economia circular onde os desperdícios plásticos dos nossos associados são recolhidos e transformados em produto da nossa marca própria UP.
No contexto atual de inovação, a Inteligência Artificial (IA) está a transformar vários setores. Como a Unimark utiliza ou planeia utilizar a IA para otimizar os seus processos de produção e distribuição de forma mais sustentável?
A Inteligência Artificial pode vir a desempenhar um papel fundamental na nossa área de negócio. Estamos atentos e a acompanhar as potencialidades que podem interessar à Unimark potenciando com novas soluções, abordagens e estratégias que beneficiem a nossa relação com parceiros e clientes.
Contudo, e porque a nossa génese assenta nas pessoas, na proximidade e no contacto direto com o cliente temos, no imediato, outras prioridades.
Por fim, como vê o futuro da sustentabilidade no setor de marcas próprias? Acha que as empresas estão preparadas para os desafios de um futuro mais verde e digital?
O futuro da sustentabilidade no setor de marcas próprias é promissor e, ao mesmo tempo, extremamente desafiador. A crescente consciência e preocupação ambiental dos consumidores, aliada à pressão regulatória e às novas tecnologias, irá impulsionar as empresas a adotarem práticas mais sustentáveis e a reinventarem-se.
Será/é algo extremamente desafiador, no entanto, as empresas que conseguirem adaptar-se e reinventar-se estarão melhor preparadas para enfrentar os desafios do futuro e conseguirão construir um negócio mais competitivo.