“O mundo está em constante mudança e as expetativas dos clientes evoluem a cada dia”

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Nem só de números e contas podemos nos referir à Contabilidade. No atual panorama o Setor vive com uma enorme missão de formar, aliar as novas tecnologias à profissão, novas regulamentações, mas principalmente, atrair e reter mais jovens na classe. Edite Pereira, CEO da EGIS, está na Pontos de Vista para nos falar do novo “rebranding” da marca, da sua integração pelo círculo de Aveiro na lista da atual Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados e do futuro que a sua marca pretende incutir no Setor da Contabilidade. Saiba mais!!

 

Começaria esta entrevista por dar os parabéns por integrar o círculo de Aveiro na lista da atual Bastonária, a Dra. Paula Franco. Qual a responsabilidade de assumir este lugar e como vê a continuidade da Líder da OCC por mais um mandato?

Foi com muita honra e um grande orgulho que aceitei o convite da Dra Paula Franco para integrar a Assembleia Representativa da Ordem dos Contabilistas Certificados pelo Círculo de Aveiro. A OCC é uma Instituição muito importante para mim, com a qual me identifico bastante. A Dra Paula Franco é uma líder nata que defende e dignifica a nossa profissão como ninguém. Foi capaz de unir uma classe e mobilizar os profissionais em torno de uma causa comum. Há sensivelmente 2 anos que tenho o privilégio de acompanhar mais de perto a nossa Bastonária e a sua equipa e é extraordinariamente gratificante assistir ao trabalho árduo e rigoroso. Assumi este cargo com muito orgulho, otimismo e seriedade. É minha intenção contribuir para dar luz e cor a esta profissão.

Para estes próximos anos a expectativa é elevada e a Dra Paula Franco e a sua equipa têm muito trabalho pela frente. Continuar o excelente esforço feito até aqui, auxiliando os Colegas a serem cada vez melhores profissionais. Reforçar o incentivo de atrair e motivar os jovens contabilistas, bem como manter e reforçar a aposta na formação dos membros, incentivando a utilização das novas tecnologias, como a Inteligência artificial e reforçando as boas práticas profissionais.

Não tenho qualquer dúvida que a nossa Bastonária irá continuar a assumir de forma exímia o compromisso de “fortalecer a profissão”, conseguindo que esta atinja patamares de excelência, ajudando a crescer e a fortalecer a economia do País.

Recentemente avançaram para a mudança da vossa imagem institucional. Explique-nos a razão para o sucedido e o que isto transporta para a v/ atuação no mercado e o que muda quanto à forma como se apresentam no setor.

O “rebranding” teve como objetivo garantir que a nossa imagem corporativa estivesse alinhada com a ambição da empresa. Esta atualização quer transmitir ainda mais profissionalismo e confiança aos seus clientes e parceiros. Foi uma evolução natural. Tal como os diamantes é preciso lapidá-los para que brilhem intensamente.

Num mundo que está em constante mudança as expetativas dos clientes evoluem a cada dia.  Se a nossa marca não acompanhar esse ritmo, corre o risco de ficar para trás.

 

Passemos a algo fundamental na profissão, a formação. A formação contínua é essencial em várias profissões, mas na contabilidade, onde as normas e regulamentações estão em constante evolução, torna-se ainda mais crítica. Como vê a importância da formação contínua para os profissionais de contabilidade? Quais as áreas de formação que julga serem prioritárias no cenário atual?

A formação contínua é algo que nos acompanha sempre. Esta é fundamental para um Contabilista Certificado, considerando a natureza dinâmica e constante evolução desta profissão.

A contabilidade é uma área multidisciplinar, que envolve conhecimentos técnicos, legais e de gestão. Portanto, é imprescindível que os profissionais se mantenham atualizados em relação às normas contabilísticas, tributárias e fiscais, bem como às novas tecnologias e novas ferramentas que surjam no mercado.

Para além disso, a formação contínua proporciona-nos oportunidades de aprimorar as nossas habilidades e competências, abrindo portas para novas oportunidades de trabalho.

 

Quais são os principais desafios que os contabilistas enfrentam na procura por atualização profissional? De que forma as empresas podem apoiar seus colaboradores na superação desses desafios?

Uma questão tão abrangente será difícil de forma sucinta falar do tema, mas vou tentar não me alongar.

A área da contabilidade desempenha um papel fundamental em qualquer organização, independentemente da sua dimensão ou setor de atuação. Os Contabilistas Certificados são responsáveis por fornecer informações financeiras precisas e relevantes, contribuindo para tomada de decisões estratégicas e cumprimento das obrigações fiscais e legais das empresas.

No entanto, a nossa profissão enfrenta inúmeros desafios num ambiente cada vez mais complexo e dinâmico.

Um dos maiores desafios é a atualização constante face às mudanças contabilísticas e fiscais.

A evolução tecnológica trouxe-nos benefícios e desafios. As automatizações das tarefas rotineiras têm um potencial de aumentar a eficiência e a precisão do nosso trabalho, permitindo que dediquemos mais tempo às atividades estratégicas.

No entanto, esta evolução tecnológica representa um desafio para os profissionais que não se adaptarem e se atualizarem.

Existe aqui um trabalho importante de sensibilização e apoio dos empregadores de forma a proporcionarem aos seus colaboradores esta atualização e motivação para a introdução da evolução tecnológica.

No meu entender, é fundamental o foco na gestão do trabalho e dos prazos.

Em determinados períodos do ano, os CC enfrentam uma carga de trabalho intensa e prazos muito apertados.

Lidar com múltiplos Clientes e as suas demandas é muito desafiador e causador de muito stress.

Para enfrentar este cenário, é essencial boa gestão temporal, um planeamento cuidadoso e um trabalho de equipa eficaz.

As relações interpessoais são também um fator desafiante. Diariamente lidamos com pessoas de diferentes backgrounds, diferentes personalidades, bem como diferentes níveis de compreensão, em relação às questões financeiras. Desenvolver estratégias de comunicação é fundamental para transmitir informações complexas de forma clara e compreensível, bem como para saber lidar com situações delicadas que possam surgir e resolver conflitos.

A instabilidade económica e as mudanças políticas podem também afetar significativamente o ambiente dos negócios e, por conseguinte, o trabalho dos Contabilistas Certificados.

Desta forma, os CC devem estar preparados para se adaptar de forma estratégica e prática. Manter a integridade e a ética no exercício da profissão é fundamental.

Os CC podem enfrentar dilemas éticos, especialmente quando pressionados a adotar práticas duvidosas para atender às demandas de clientes e empregadores. Nesses momentos, é crucial que os profissionais priorizem sempre a ética e a conformidade com os padrões profissionais, mesmo que isso implique a tomada de decisões difíceis.

 

A valorização do capital humano é frequentemente mencionada como um fator-chave para o sucesso organizacional. Na sua opinião, como as empresas do setor podem promover e valorizar o desenvolvimento dos seus profissionais? Quais práticas têm mostrado melhores resultados?

As empresas são feitas de pessoas e para pessoas. É preciso que as empresas tenham uma preocupação com os seus colaboradores. A empresa deve centrar-se no seu capital humano.

Hoje, as organizações que valorizam o seu capital humano têm muito a ganhar, seja na produtividade, na lucratividade ou na reputação.

É, portanto, necessário criar programas e ações internas para potenciar a capacidade das equipas.

Hoje em dia, por exemplo, a parte monetária já não é, por si só, o mais importante.

-Criação de uma cultura de inovação, ao promover a sinergia entre as equipas, mantêm os colaboradores satisfeitos.

-Estimular a autonomia nos processos.

– Ser uma empresa inclusiva: valorizar as pessoas significa valorizar as suas diferenças e encontrar equipas multidisciplinares.

– As empresas devem focar-se nas necessidades das pessoas, pois se os profissionais estiverem satisfeitos e inspirados no trabalho, vai resultar numa maior qualidade dos serviços que prestam, incluindo uma melhoria significativa no atendimento ao cliente.

Melhores resultados geram, sem dúvida, clientes mais satisfeitos.

– Proporcionar um clima organizacional agradável e acolhedor permite que os profissionais exerçam as suas funções com tranquilidade.

É importante o foco no bem-estar dos colaboradores.

– As empresas que realmente se preocupam com o bem-estar dos seus profissionais, conseguem mantê-los na empresa, proporcionando estabilidade à organização e aos colaboradores.

– A atração de novos talentos que hoje tanto se debate no seio das empresas, obtêm-se através dos atuais colaboradores. Estes estando felizes com o trabalho passam essa imagem de boa empresa para se trabalhar para o público, seja através dos depoimentos quer através das redes sociais da empresa sobre a sua cultura.

Sem dúvida que as empresas do nosso setor, como de qualquer outro, visto este tema ser transversal a qualquer organização, ao valorizarem o bem-estar dos seus profissionais, ao respeitarem a diversidade, ao repensarem a cultura organizacional, ao incluírem os colaboradores nas decisões, ao promoverem boas experiencias, ao valorizarem o setor de RH e ao oferecerem bons benefícios, terão profissionais motivados, competentes e dedicados. Consequentemente empresas mais competitivas, mais diferenciadoras e mais lucrativas.

Nos últimos anos, o papel do contabilista tem se transformado, deixando de ser visto apenas como um gestor de números para se tornar um agente estratégico dentro das organizações. Como a formação pode contribuir para que os contabilistas assumam este papel mais estratégico?

O Contabilista é imprescindível nas organizações, uma vez que a sua função é fornecer informações em tempo útil, apoiar estratégias, traçar planos para ajudar a alcançar metas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos seus clientes, a sua sobrevivência e competitividade no mercado.

O CC deve ser sempre um forte aliado na tomada de decisão.

Cada vez mais os CC apostam numa formação mais abrangente ao nível da gestão financeira, controlo de gestão, fiscalidade entre outras.

A contabilidade, durante anos, era vista como um mal necessário para apurar impostos e enviar informação para a Autoridade Tributária.

Atualmente tudo mudou. O mercado tornou-se cada vez mais competitivo, e o Contabilista tornou-se um pilar das empresas e na manutenção da conformidade legal e no apoio ao seu crescimento.

Independentemente da dimensão da empresa, todas, sem exceção, se devem preocupar com o planeamento e utilizar a informação contabilística para tomarem as melhores decisões.

Muitas microempresas acabam por desaparecer em virtude da gestão insuficiente e da falta de informações do seu próprio negócio, daí a nossa importância redobrada.

Hoje em dia, as empresas já valorizam claramente o papel do Contabilista e consideram-no um elemento da organização, não tomando decisões sem o seu aconselhamento.

A formação do CC, principalmente na área tecnológica, é fundamental para que se possa libertar das atividades repetitivas e rotineiras posicionando-o ao nível da gestão estratégica das organizações.

O CC deve estar sempre lado a lado com os Administradores e Empresários, para aconselhar, orientar e combater a falta de literacia financeira e contabilística que infelizmente ainda existe no nosso País.

O mundo empresarial está a mudar rapidamente, impulsionado por tecnologias emergentes e novas exigências regulamentares. Quais são as tendências futuras na contabilidade que os profissionais devem estar atentos? Como essas tendências influenciam a formação e a capacitação dos contabilistas?

A meu ver a digitalização e a automatização de processos são as principais tendências futuras na contabilidade, pois irão permitir uma maior eficiência e precisão nos processos contabilísticos.

É importante salientar que esta automatização de processos não significa de todo a substituição dos profissionais de contabilidade. Bem pelo contrário, uma vez que vai ajudar os Contabilistas a tornarem-se mais eficientes e a acrescentar mais valor às empresas.

Com mais tempo disponível, irão poder concentrar-se no que realmente é importante, a análise financeira, o planeamento e noutras tarefas que desenvolvem as habilidades humanas e estratégicas.

Com o COVID-19 houve também uma tendência que tem vindo cada vez mais a ganhar força que é o trabalho remoto. Com a tecnologia cada vez mais avançada, é possível trabalhar em qualquer parte do mundo desde que hajam as ferramentas certas.

É algo vantajoso, uma vez que os Contabilistas podem trabalhar de acordo com os seus horários e em qualquer lugar, são os chamados Ciber Workers.

O que é importante aqui é garantir que os profissionais tenham as ferramentas e a tecnologia necessárias para realizarem o trabalho de forma eficiente e segura.

A Inteligência Artificial (IA) terá também um impacto significativo no nosso setor.

São cada vez mais os profissionais que aderiram à IA. É importante que os Contabilistas estejam preparados para trabalhar com esta tecnologia e para adaptar os seus processos e habilidades para tirar o máximo proveito desta.

A segurança dos dados é um aspeto muito importante e é necessário que haja um investimento em medidas de segurança para proteger as informações dos clientes.

A tecnologia está a transformar a maneira como as empresas operam e, consequentemente, como a contabilidade é praticada. Na sua visão, como as novas tecnologias (como a inteligência artificial, blockchain, etc.) impactam a formação dos contabilistas? Quais competências tecnológicas se tornarão indispensáveis?

A tecnologia está a revolucionar a forma de operar a contabilidade, no sentido positivo.

O futuro da contabilidade passa pela IA. Esta veio automatizar as tarefas repetitivas, permitindo aos Contabilistas concentrarem o seu tempo em atividades de maior valor e impacto.

Veio garantir mais precisão na informação uma vez que a margem de erro diminui significativamente.

A IA não veio apenas organizar dados, mas também auxiliar as análises dos dados contabilísticos e o reporte da informação de uma forma preditiva.

Os Contabilistas podem alertar os seus clientes atempadamente sobre potenciais problemas financeiros antes destes se manifestarem ou identificar oportunidades de crescimento antes que a concorrência o faça.

A IA pode também ser utilizada para automatizar respostas a questões frequentes e realizar tarefas básicas de atendimento ao Cliente, libertando o CC para as tarefas mais complexas.

A implementação da IA requer um investimento ainda avultado, mas o retorno desse investimento é rápido e significativo.

A tecnologia “Blockchain”, conhecida principalmente pelo seu uso em criptomoedas e bitcoin, está cada vez mais a emergir como uma poderosa ferramenta.

Os Contabilistas terão que entender que esta tecnologia efetivamente funciona e como deve ser aplicada nas operações contabilísticas para melhorar a integridade dos dados e a eficiência dos processos de auditoria.

Esta tecnologia já é utilizada em empresas de maior dimensão pois há um ganho de eficiência relevante. O maior problema da utilização desta tecnologia é que ainda existem vazios legais, que podem propiciar perigos associados a alguma desregulação desta atividade.

Numa altura e num mês que se comemora o Dia Nacional do Contabilista, tópicos como a diversidade e inclusão são temas cada vez mais presentes em discussões sobre capital humano. Como avalia a situação atual do setor contábil em termos de diversidade e inclusão? Que medidas podem ser implementadas para promover um ambiente mais inclusivo nas empresas de contabilidade?

A diversidade e a inclusão caminham juntos. A diversidade traz o conhecimento e todas as necessidades, e a inclusão é o comportamento e as ações de cada um e propõe para que tudo aconteça na organização. No contexto atual, é exatamente a convivência de pessoas diferentes que caracterizam estes dois conceitos. As discussões a respeito do multiculturalismo são cada vez mais presentes na nossa sociedade. As novas gerações são cada vez mais a favor do respeito ao próximo, fazendo com que a diversidade nas empresas seja uma discussão inevitável.

É por estas razões que é necessário trazer estes princípios para a consciência geral e, desta forma, podermos mudar o comportamento dentro das empresas de contabilidade.

É importante a criação de um grupo de trabalho e de um plano estratégico de Diversidade e Inclusão (D&I), contendo os pilares que serão trabalhados por esse grupo.

A promoção da D&I envolve tempo, trabalho e investimento.

É importante discutir sobre o tema com equipas, que sejam esclarecidas dúvidas que possam surgir, promover conversas abertas, com respeito e generosidade.

Um bom passo é conhecer as pessoas com quem trabalhamos e promover um ambiente de confiança para que elas se sintam seguras e confiantes para partilhar as suas experiências.

É necessário existirem planos para analisar e propor a diversidade nos departamentos, promover ações inclusivas e mais importante ainda, acompanhar os seus resultados.

Equipas diversificadas são mais criativas e inovadoras contribuindo para um melhor desenvolvimento das empresas de contabilidade.

O networking e a troca de experiências entre profissionais são considerados importantes para o desenvolvimento profissional. Como sugere que os contabilistas podem fortalecer essas práticas? Existem associações ou eventos que destacaria como fundamentais para o crescimento na carreira?

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não basta ter conhecimento e habilidades técnicas. A construção de uma carreira profissional bem-sucedida requer uma estratégia eficaz de networking.

Para mim, uma das mais importantes vantagens do NetWorking é a ampliação das oportunidades profissionais.

Ao conhecermos pessoas de diferentes setores, empresas, áreas de atuação, aumentamos as hipóteses de ter acesso a informações privilegiadas sobre vagas, projetos com potencial e possíveis parcerias estratégicas.

Na nossa área tenho que enaltecer o trabalho levado a cabo pela Ordem dos Contabilistas Certificados, uma vez que desenvolve inúmeras formações, conferências, seminários, congressos, onde nos permite conhecer e trocar conhecimentos, não só com Colegas de profissão, como também com profissionais de variadíssimas áreas. Tenho conhecido e trocado ideias e pontos de vista com profissionais fantásticos que tive o privilégio de conhecer através dos eventos da OCC.

Numa profissão como a nossa, onde estamos perante uma panóplia de atividades e situações, é por vezes importante termos a quem possamos recorrer para conversar, pedir conselhos e até para ouvir uma palavra amiga e reconfortante.

A OCC, e em particular a nossa Bastonária, conseguiu um feito histórico ao valorizar a nossa profissão e unir a nossa classe.

Como vê o equilíbrio entre a educação formal (cursos superiores, MBAs, etc.) e a educação não formal (workshops, cursos de curta duração, certificações específicas) na formação dos contabilistas? Qual o impacto de cada uma no desenvolvimento do profissional?

Cada formação assume um papel preponderante no desenvolvimento do conhecimento dos profissionais.

A educação formal tem uma importância ao nível mais técnico, uma vez que é mais longa, envolve aulas orientadas por professores qualificados e especializados, geralmente com um sistema de avaliação formal, como exames e avaliações; e visa a obtenção de certificados, diplomas ou graus académicos reconhecidos.

A formação não formal visa certificações mais especificas em determinadas matérias ou áreas, sendo mais flexível, pode ser ministrada por docentes ou apenas por profissionais experientes.

As redes sociais também assumem um papel importante neste tipo de formação, através da partilha de experiências e conhecimentos. Ultimamente, a educação não formal tem assumido um destaque que, até agora, não existia. Isto porque hoje, com a Internet e as redes sociais, podemos trocar informações e experiências com qualquer parte do mundo. O equilíbrio entre estes dois tipos de formação é muito importante na formação dos contabilistas. A educação formal proporciona-nos uma certificação, um grau académico, mas a não formal vai enriquecendo a formal, por uma diferente atualização.

Volto a salientar o papel da OCC nesta área pois tem feito uma forte aposta na formação dos seus membros.

A criação do CCCLIX, uma ferramenta imprescindível para o CC, que nos permite aceder aos conteúdos de formação disponíveis nas várias plataformas da OCC As reuniões livres, a formação eventual, entre outros eventos já referidos anteriormente, permite o acesso à formação de forma fácil e acessível a todos os Contabilistas, tornando-os cada vez mais profissionais de excelência.

Para finalizar, que mensagem gostaria de deixar aos vossos Clientes, Parceiros e Fornecedores do rumo da EGIS no futuro?

Sou, hoje, uma pessoa muito grata pois tenho os melhores Clientes, a melhor Equipa e os melhores Parceiros.

Tenho que agradecer vezes sem conta, pela confiança e pelo carinho com que me tratam, quer a mim quer à equipa que lidero.

Mantermo-nos competitivos, abraçar as mudanças de paradigma e adotar tecnologias inovadoras é o nosso propósito.

A EGIS quer continuar o seu caminho de adaptação e expansão das suas competências e tornar-se cada vez mais consultores estratégicos e parceiros de negócios, sem nunca abdicar dos nossos valores que construíram a nossa reputação.

Entendo que o futuro da Contabilidade e da EGIS é muito promissor e cheio de oportunidades.

Continuaremos a trabalhar com toda a dedicação, proximidade e competência, mas também com toda a paixão, alegria e satisfação.

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