Os polos deslocalizados são a materialização do reforço da ligação do Politécnico de Coimbra ao Território da CIM Região de Coimbra e área envolvente, na componente de formação de profissionais qualificados. Trata-se de um passo significativo na valorização dos recursos existentes na região de Coimbra e área envolvente, e resulta da execução e uma das ações mais visíveis do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A localização de cada novo polo resulta da conjugação dos fatores humanos com o ecossistema produtivo e os recursos existentes incluindo: recursos humanos e recursos naturais dos respetivos territórios.
Em Cantanhede, privilegia-se a criatividade, as tecnologias associadas às artes assim como a inovação. A Cantanhede Creative School está instalada na antiga Escola Primária Conde Ferreira, no centro da cidade de Cantanhede. A nível formativo conta com dois cursos concluídos, e um curso que se encontra em execução. No presente ano letivo a oferta formativa será enriquecida com quatro novos cursos. Na Lousã, o foco concentra-se nas questões da floresta, nas tecnologias verdes, na descarbonização da economia, tendo como pano de fundo o sistema produtivo local e o contexto natural. A Lousã Green School, situada no antigo edifício da EDP na vila da Lousã, já realizou quatro cursos, dos quais resultaram já 76 alunos diplomados. Tem atualmente um curso em execução ao qual se juntarão, em 2024/25, cinco novos cursos, que contam já com mais de 100 alunos matriculados.
Na Bairrada, a valorização das características geográficas e dos recursos endógenos bem como a capacidade instalada ao nível dos equipamentos, designadamente as instalações desportivas, a estação vitivinícola, os equipamentos termais e empresas muito diferenciadas na área da vitivinicultura. A Escola da Bairrada, sendo a aposta mais recente do IPC, entra em funcionamento este ano letivo com três cursos. Os cursos funcionarão nos dois polos desta escola, localizados em Anadia e na Mealhada.
Estas estruturas contam com uma oferta formativa que integra Cursos Técnicos e Superiores Profissionais (CTeSP), Pós-Graduações e Microcredenciações, que obrigam a uma cooperação ativa das seis unidades orgânicas de ensino do Politécnico de Coimbra, e a articulação da resposta formativa com todos os atores do território.