Quando a casa pede obras, por norma, isso significa que vai ter de abrir os cordões à bolsa.
Apesar de ter de recorrer às suas poupanças ou a um crédito obras, este investimento vai acabar por ter um retorno que não se medirá apenas pelo novo telhado, pintura ou canalização com que a sua habitação ficará equipada.
Coisas como a poupança em aquecimento ou em perdas de água que vai usufruir, são aquilo a que podemos chamar o retorno sobre o investimento (ROI).
Se quer saber qual o ROI que as obras de renovação da sua casa pode-lhe trazer, fique atento às próximas linhas.
Em que consiste o Retorno sobre o Investimento (ROI)?
Em termos práticos, o ROI é uma métrica que tem por objetivo calcular o retorno que uma determinada quantia de dinheiro investida lhe pode trazer.
Ainda que, normalmente, esta métrica seja aplicada ao campo empresarial e financeiro, é possível adequá-la para calcular qual o retorno que receberá quando fizer um investimento na renovação da sua casa.
Entre as várias vantagens que o cálculo do ROI nos oferece encontra-se, por exemplo, a possibilidade de usufruir de informação clara, objetiva e quantitativa para avaliar o investimento que fez, permitindo-lhe, dessa forma, comparar propostas e facilitar-lhe o processo de escolha.
Quando calculado recorrentemente ao longo de uma obra de renovação, o ROI possibilita-lhe, ainda, identificar intervenções ou materiais que estão a sair mais caros do que o previsto e avaliar o impacto do crédito obras no seu orçamento.
Fatores que influenciam o ROI das obras de renovação da casa
Fatores como o custo dos materiais, os custos com os projetos de arquitetura, eletricidade ou canalização, as licenças necessárias, as despesas com o empreiteiro/horas de trabalho dos especialistas e, acima de tudo, o custo do crédito obras, são elementos que fazem com que obtenha uma maior ou menor retorno sobre o investimento que fez.
Face ao que acabamos de dizer, torna-se imprescindível que, antes de se lançar na contratação de um empreiteiro ou de um crédito obras, faça a devida pesquisa de mercado comparando diversas propostas.
No caso do crédito obras, solução de crédito pensada especificamente para obras de renovação e pequenas reparações em casa, aconselhamos a que utilize os simuladores online que instituições de crédito como o Credibom oferecem e que lhe permitem calcular o valor da sua prestação mensal em função da escolha de montantes de financiamento e prazos de reembolso.
Além de ficar a saber qual o valor da sua prestação mensal e a taxa de juro aplicada sobre o empréstimo, poderá, igualmente, fazer imediatamente a contratação do crédito de forma 100% online e poupar tempo e dinheiro em deslocações.
Passos a dar para calcular o retorno sobre o investimento numa renovação da casa
Para calcular o ROI do processo de renovação da sua casa não precisa de recorrer a peritos em economia, já que existe uma fórmula extremamente simples que lhe facilita o trabalho.
A fórmula é a seguinte:
ROI = (Receita – Custo / Custo) x 100
Assim, basta subtrair a receita que, neste caso, será, por exemplo, a poupança que conseguirá em eletricidade, gás e água após finalizadas as obras de substituição do telhado, colocação de capoto ou reparação do sistema de canalizações, ao custo da obra (incluindo créditos e custo dos projetos, licenças e empreiteiros) e dividir o resultado por esse mesmo custo do investimento. Lembre-se ainda de incluir a valorização do Imovel se o estiver a pensar vender dentro de alguns anos.
Por fim, multiplique esse resultado por 100 para ficar a saber qual o retorno sobre o investimento que fez.
Com o resultado nas mãos, é chegada a altura de os saber ler da melhor forma. Neste sentido, tome em consideração os seguintes pontos:
– O ROI pode ser negativo, o que indica que ficou a perder;
– Um ROI positivo significa que o retorno superou os custos, logo apresentou lucro;
– O resultado deve ser obtido tendo em conta os prazos que definiu para a execução da obra. Atrasos vão implicar uma diminuição do retorno e obrigar a um novo cálculo do ROI.