“A Climex tem um forte compromisso com o desenvolvimento económico e social das comunidades onde atua”

Data:

Sendo uma referência nos serviços de Higiene e Limpeza, a empresa portuguesa Climex assume-se com particular destaque no setor da Limpeza Sustentável. Atualmente, com o Intelligent Cleaning a ser um dos principais pilares da atuação da empresa de forma a minimizar, mais ainda, o impacto ambiental das operações de limpeza, a Pontos de Vista veio conversar com Sara Hipólito, Diretora de Marketing, Innovation & Training e colocar mais ainda as novidades e a missão “sobre a mesa” e a distinção nos European Cleaning & Hygiene Awards 2024 2024 em evidência. Saiba mais!

INTRODUÇÃO À CLIMEX E COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

A Climex é uma empresa portuguesa de serviços de higiene e limpeza. Fundada em 1967. A Climex emergiu como líder na criação de valor, estabelecendo-se como uma das primeiras empresas de limpeza em outsourcing. Tem sido uma força motriz na transformação do setor, o que define uma trajetória única no tecido empresarial português. Ao longo dos anos, permanecemos dedicados a estes princípios fundamentais, moldámos a nossa jornada com a convicção de que, acima de tudo, somos um serviço de pessoas para pessoas e que contribuímos para um ambiente melhor em todos os locais de trabalho que servimos.

A Climex é uma referência no setor da limpeza sustentável. Pode explicar como a sustentabilidade se tornou um pilar fundamental da vossa missão e visão?

A nossa estrutura tem no centro de tudo o que fazemos os colaboradores, clientes e parceiros. Além de fornecermos serviços de higiene e limpeza de instalações, o nosso objetivo é poder fazê-lo de forma excecional pela criação de um impacto social e ambiental positivo todos os dias e ao mesmo tempo promover o bem-estar da nossa equipa, membros e comunidade. A nossa governança permanece focada na capacidade de criar um negócio continuamente resiliente. O que nos permite investir mais em áreas onde podemos servir melhor as nossas comunidades, proporcionar oportunidades para colaboradores, clientes e, em última análise, o planeta. Inicialmente, adotamos práticas ambientais para minimizar os impactos das nossas operações. Com o tempo, essas práticas evoluíram e foram incorporadas na nossa visão de longo prazo, onde cada decisão estratégica e operacional é filtrada pelo prisma da sustentabilidade. Proporcionar um ambiente mais limpo e saudável também para as gerações futuras. Um compromisso integrado em todas as fases da nossa cadeia de valor, desde a seleção de fornecedores até à entrega final dos serviços.

A Climex tem participado em várias iniciativas de sustentabilidade, incluindo a Sociedade Ponto Verde. Quais foram os resultados mais impactantes que alcançaram recentemente em termos de redução de emissões de carbono e reciclagem?

Nos últimos anos, a nossa parceria com a Sociedade Ponto Verde e outras iniciativas têm sido fundamentais para alcançarmos resultados expressivos. Em termos de redução de emissões de carbono, conseguimos diminuir significativamente a nossa pegada através da digitalização de processos, otimização de rotas, e da transição para veículos elétricos em algumas das nossas operações. Em 2023 evitamos a emissão de 827,86kgCO2e na atmosfera, com o encaminhamento para o circuito de recolha e reciclagem. Ao garantir que as embalagens que utilizamos no serviço são devidamente valorizadas através da Sociedade Ponto Verde. Utilizamos produtos de limpeza concentrados, o que nos permitiu reduzir significativamente a quantidade de embalagens de plástico (-45%) e, assim, os resíduos produzidos. Mantemos a eficácia na limpeza e otimizamos o manuseamento por parte dos Técnicos de Limpeza. A dosagem é um dos touchpoints críticos na limpeza dos espaços de trabalho. Desta forma asseguramos a quantidade correta de produto para obter o resultado desejado, sem promover desperdício e/ou ter impactos ambientais acrescidos.

Como a Climex tem integrado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU nas suas operações? Pode partilhar exemplos práticos de como essas metas são aplicadas?

Um exemplo prático é a nossa adesão ao ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), a recente implementação do projeto Climex Solar é um passo em direção à promoção de maximização de fontes de energia renováveis dos nossos Clientes, bem como soluções de autoconsumo com a instalação de painéis solares fotovoltaicos na cobertura do nosso Edifício Sede. Outro exemplo relevante é no âmbito do ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico) em que a Climex é a 1ª primeira empresa em Portugal certificada em Compliance Laboral. Esta certificação distingue organizações que priorizam a Ética, as Condições de Trabalho e uma relação responsável com a Cadeia de Abastecimento. Asseguramos uma cultura de diversidade e inclusão, o respeito mútuo e a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores. Promovemos um ambiente laboral seguro, inclusivo e capacitador para todos os colaboradores, através de canais de comunicação que contribuem para a melhoria contínua. Este reconhecimento reflete o nosso compromisso com as melhores práticas de Responsabilidade Social num setor altamente competitivo. Estamos empenhados em elevar continuamente os padrões, valorizar as nossas pessoas e entregar excelência em cada serviço. A nossa adesão ao ODS 12 (Produção e Consumo Responsáveis), orienta para a gestão de resíduos para redução, reutilização e reciclagem em todas as etapas do nosso serviço, procura influenciar Clientes na adoção de soluções que permitam uma redução substancial na utilização embalagens e sacos de plástico. Soluções que nos permitam reduzir a utilização de materiais descartáveis no nosso serviço.

ESTRATÉGIAS E INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

O Intelligent Cleaning é um dos principais pilares da vossa atuação. Quais são as principais iniciativas e tecnologias que têm promovido para minimizar o impacto ambiental das operações de limpeza?

O Intelligent Cleaning, desenvolvido pela Climex, é a grande revolução na organização e prestação de serviços de limpeza. Organizamos de forma digital todos os processos, desde o planeamento à execução do serviço, permitindo que colaboradores e clientes acedam em tempo real. Reconhecido 3 vezes nos European Cleaning Awards, com Intelligent Cleaning medimos as nossas ações de sustentabilidade na utilização dos recursos necessários à prestação de serviços de limpeza – p. ex. produtos químicos, materiais duráveis, equipamentos, métodos e técnicas, percursos, tecnologias, etc. – são pensados para minimizar os respetivos impactes ambientais, quando comparados com os correspondentes recursos que servem propósito de serviço equivalente, mas sem preocupações ambientais. Por exemplo, através da seleção de produtos químicos de alternativa ecológica, (menos toxicidade, maior biodegradabilidade); Respeito pelas proporções de produto a utilizar, para evitar acumulação desnecessária no ambiente; Seleção de materiais duráveis – adiar a sua condição de resíduo, assegurar a reciclagem, em fim de vida; outras iniciativas como o desenvolvimento de programas de formação contínua para os nossos colaboradores sobre as melhores práticas ambientais.

O lançamento da Climex Solar é uma novidade no vosso portfólio. Pode explicar como esta nova solução apoia a transição energética e quais os benefícios para os vossos clientes?

O Climex Solar é a nossa mais recente iniciativa que visa apoiar a transição energética dos nossos clientes. Um serviço de limpeza dos painéis fotovoltaicos que garante a máxima eficiência dos sistemas. A limpeza regular dos painéis pode aumentar a produção de energia em até 40%, prevenindo perdas causadas por poeira, poluição e detritos. Otimiza o retorno do investimento em energia renovável e contribui para uma produção sustentável de energia solar. Aumentar a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis ajuda a diminuir a dependência de combustíveis fósseis, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa associadas à geração de energia.

A Climex foi finalista nos European Cleaning & Hygiene Awards 2024, na categoria “Best Use of Smart Solutions by Service Provider”. Quais foram as principais inovações tecnológicas que vos levaram a essa distinção e como essas soluções inteligentes estão a transformar os vossos serviços?

A distinção nos European Cleaning & Hygiene Awards 2024 reflete o nosso compromisso contínuo em inovar e entregar serviços de excelência através de soluções inteligentes. As inovações que implementamos incluem a monitorização e capacidade de resposta a necessidades de limpeza em tempo real. O Intelligent Cleaning foi premiado ao evoluir para incluir sistemas de análise preditiva que ajudam a otimizar as operações de limpeza. Garante um uso mais racional dos recursos, como pessoas, água e energia, ao eliminar o desperdício e reduzir a necessidade de intervenções corretivas.

IMPACTO ECONÓMICO, AMBIENTAL E SOCIAL

Como é que a Climex consegue equilibrar o desempenho económico com as suas práticas de sustentabilidade ambiental e social?

O equilíbrio entre desempenho económico e sustentabilidade é conseguido através de uma abordagem integrada à gestão. Investir em soluções que, a médio e longo prazo, resultem em maior eficiência. Por exemplo, ao adotarmos tecnologias de limpeza sustentáveis e de baixo consumo energético, conseguimos reduzir os custos operacionais, e em simultâneo diminuir o impacto ambiental. Além disso, acreditamos que as práticas sustentáveis reforçam a nossa equipa e reputação, atraem clientes e parceiros que partilham os mesmos valores, o que resulta em crescimento económico sustentável.

Quais as ações mais recentes que foram implementadas pela Climex para reduzir o impacto ambiental das suas operações e promover a gestão responsável dos recursos naturais?

Recentemente, lançamos várias iniciativas para reduzir ainda mais o impacto ambiental das nossas operações. Entre as mais significativas estão a redução do consumo de plásticos de utilização única e expansão do uso de veículos elétricos na nossa frota. Além disso, introduzimos políticas relacionadas com os resíduos e reciclagem e a gestão responsável da água também tem sido uma prioridade.

Em termos de desenvolvimento económico e social, como é que a Climex contribui para as comunidades onde opera? Existem números ou resultados concretos que possa partilhar?

A Climex tem um forte compromisso com o desenvolvimento económico e social das comunidades onde atua, tendo em vista o impacto positivo e duradouro nas vidas daqueles que colaboram com a Climex. A título de exemplo, nos últimos dois anos, promovemos a contratação local, investimos em programas de formação e de bolsas de estudo. Por exemplo na formação continua dos colaboradores e sensibilização no âmbito da sustentabilidade, ou ações com vista à atualização e otimização de competências profissionais e progressão na carreira. Na promoção de uma cultura de segurança entre os colaboradores que operam nas instalações dos nossos clientes, de forma a garantir o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança. A Climex aderiu e é membro da United Nations Global Compact, um referencial para negócios responsáveis, com uma abordagem assente em Dez Princípios nos domínios dos Direitos Humanos e Laborais, Proteção do Ambiente e Anticorrupção.

RECONHECIMENTO E COMPROMISSO FUTURO

A conquista da Medalha de Bronze na classificação EcoVadis é outro marco importante. Como é que a Climex pretende continuar a evoluir em termos de Environmental, Social, and Governance (ESG)?

A nossa classificação EcoVadis é uma prova do nosso compromisso contínuo com as práticas de ESG. Continuaremos a investir em soluções que melhorem ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade e promoção da transparência ao longo da cadeia de valor. Acreditamos que cada passo conta para um futuro mais sustentável e estamos empenhados em fazer a diferença.

Quais são os principais compromissos e metas futuras da Climex no que diz respeito à sustentabilidade e inovação tecnológica?

Continuaremos a investir em inovação tecnológica, com o objetivo de desenvolver soluções de limpeza mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, que promovam o bem-estar e proteção de pessoas e instalações. A Climex está comprometida em seguir as orientações para atingir a redução da sua pegada de carbono em 50% até 2030 e a tornar-se uma empresa neutra em carbono até 2050.

Para concluir, gostaria de deixar uma mensagem de agradecimento aos colaboradores, parceiros e stakeholders pelo apoio contínuo nos vossos projetos de sustentabilidade?

Acompanhar e apoiar parceiros e colaboradores Climex é um compromisso que assumimos há 57 anos. Juntos, estamos a construir um futuro mais limpo e sustentável. Sem o empenho e compromisso de todos, os nossos projetos não seriam possíveis. Estou confiante de que através da inovação e melhoria contínua, alcançaremos os nossos objetivos mais ambiciosos. Continuaremos a trabalhar lado a lado para transformar o setor da limpeza e promover um impacto positivo no mundo.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 138

Popular

Mais Artigos deste tipo