“A Hoover quer continuar a servir e surpreender os consumidores”

Data:

A Criação de Valor e o reforço da qualidade aumentam a cada virar de uma nova página na atividade do Grupo Haier. E é com isto que, após a aquisição da empresa do Grupo Candy Hoover, a marca surge agora com nova estratégia e rebranding da marca. A grande aposta é manter uma relação de proximidade com os consumidores, apresentando sempre produtos com inovação e virados para a sustentabilidade. Falamos com João Paulo Ferreira, Country Manager da Haier Smart Home Portugal, para saber todos os passos dados nesta renovação. Saiba mais!

O rebranding da HOOVER na Europa é uma mudança significativa. Quais foram os principais factores que levaram a essa decisão?

Após a aquisição do grupo Candy Hoover pelo grupo Haier, foram feitas algumas alterações na estratégia de produto, que resultou numa aposta muito forte no reforço da qualidade. Para passar essa imagem de forma mais efetiva, era importante fazer alguma alteração na imagem para atualizar e oferecer uma aparência mais moderna. No fundo, estamos a falar de uma marca com 115 anos. A “nova” imagem visa manter a herança da anterior, mas transmitindo também uma ligação à casa e às pessoas (consumidores).

Qual é a nova proposta de valor da marca HOOVER para o mercado Europeu após o rebranding? Como ela se diferencia da concorrência?

A Hoover foi sempre uma marca muito importante na Europa mas especialmente em UK e Portugal. Este rebranding acompanha uma gama inovadora, com um design muito atraente, conectividade, IA, e uma relação potência/tempo de aspiração imbatível. A Hoover quer ser a primeira escolha do consumidor e afirmar-se como a marca especialista em aspiração que é, abrangendo todos os segmentos do setor.

Como Country Manager da Haier Smart Home Portugal, qual é a sua visão estratégica para a marca HOOVER nos próximos 3-5 anos?

A Hoover é um pilar importante do nosso grupo. Quando falamos em Hoover a ligação imediata faz-se com a aspiração, mas a Hoover é muito mais que isso. A marca tem uma ligação grande com os consumidores em Portugal, quer nos pequenos quer nos grandes domésticos. A ideia é continuar a reforçar a posição da marca no mercado. Com produtos inovadores, mais amigos de ambiente.

Em termos de inovação, o que a HOOVER está a trazer de novo para o mercado em termos de tecnologia e design de produtos?

A Hoover continua a inovar em várias áreas. No que respeita por exemplo a máquinas de lavar, tem já modelos com classes energéticas de A-40%, com design invejável e com resultados de lavagem muito superiores, Auto-dose, sempre com possibilidade da utilização da App hOn. Mesmo na gama de encastre, o produto tem sempre um cuidado especial no que respeita à qualidade dos materiais, com caraterísticas técnicas únicas. No caso da aspiração, a marca já habituou os consumidores que tem sempre produtos com qualidade, inovadores e em várias áreas. Este Outono, acabamos de lançar o aspirador vertical que é o mais leve do mercado, e tem uma excelente relação potência/tempo de uso. Esta relação é muito importante, que o aspirador seja potente mas que tenha bateria para fazer o trabalho necessário. Renovamos a gama de robot, aspiradores tradicionais, e até aspiradores que também lavam, etc. Enfim, uma gama super completa no setor.

A sustentabilidade é uma prioridade crescente para os consumidores e empresas. Como a HOOVER está a incorporar princípios de sustentabilidade em seus produtos e operações no mercado Europeu?

A preocupação do grupo com a sustentabilidade é muito grande e vai para além de simples slogans. Desde a criação de artigos com excelentes classes energéticas, que fazem os consumidores pouparem mais dinheiro e na preservação do ambiente. A substituição dos sacos de plástico nas embalagens e o uso de plástico reciclado nos produtos, tudo isto de forma a contribuir para um ambiente mais saudável. Contudo, as fabricas são também hoje uma grande preocupação e as nossas estão a evoluir para unidades mais sustentáveis, usando energias limpas, como solar fotovoltaico, entre outras.

Quais são as principais mudanças que os consumidores podem esperar nas futuras linhas de produtos HOOVER em termos de eficiência energética e materiais eco-friendly?

Essa é uma das preocupações da marca, criar produtos eficientes mas que criem a ligação com os utilizadores, facilitando o seu uso. A conetividade continua a ser um fator importante para essa ligação com os consumidores. Só com essa ligação estreita se conseguirá o reconhecimento da marca por quem é soberano, ou seja, o consumidor. Quando o consumidor usa a app, está naturalmente a dizer-nos o que pretende da mesmo, e a dar-nos informação sobre a sua utilização, de onde se pode tirar padrões de consumo e adequar os produtos a essas necessidades.

Como o rebranding da HOOVER tem sido recebido pelos clientes até agora? Quais têm sido as principais reacções e feedbacks do público?

O feedback dos nossos clientes retalhistas tem sido excelente mas, obviamente, o que é ainda mais importante será chegar aos consumidores e obter esse mesmo feedback, porque é para eles que trabalhamos todos os dias, tentando ir ao encontro das suas expetativas.

Quais são as principais estratégias de marketing e comunicação que a HOOVER está a adoptar para fortalecer a sua posição no mercado Português?

A ideia é passar a mensagem de que o rebranding da marca será só uma forma de buscar uma faixa etária mais baixa que serão os consumidores do futuro, fazendo juz ao que os seus pais e avós usavam em casa e que se foram habituando a ver diariamente. Falo de produtos mais inovadores em design e caraterísticas como a IOT e Inteligência Artificial que são fatores muito apreciados pelos novos consumidores, e que terá um impulso ainda maior. Uma imagem mais jovem mantendo os valores principais da marca

Para finalizar, que mensagem gostaria de deixar para os leitores sobre o futuro da HOOVER no mercado Portugês e o impacto que pretende gerar no sector de electrodomésticos?

A Hoover quer continuar a servir e surpreender os consumidores com produtos fáceis de usar, com caraterísticas e design inovadores e com uma excelente experiência de compra, porque é essa a verdadeira razão pela qual as marcas trabalham diariamente, para servir o consumidor e que o mesmo fique satisfeito com o produto que adquiriu. A Hoover tem uma responsabilidade muito grande e quer honrar os seus compromissos para com os consumidores. A Hoover é “Marca de Confiança” há 8 anos consecutivos em aspiração, e esta distinção dada pelos consumidores é, para nós, muito importante, mas que nos obriga a trabalhar diariamente para continuar a merecer a mesma por muitos mais anos. E, porventura, se possível, passar essa mesma confiança para outros produtos da marca.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 138

Popular

Mais Artigos deste tipo