O design emocional e social como Kit para a transformação Social

Data:

Sempre apreciei a ideia de ser um Agente Secreto. Tinha 5 anos quando me deparei com a noção, nos corredores do colégio de freiras, em Vila do Conde, que a minha maior alegria era perder-me e partir à descoberta do mundo silencioso e belo da transcendência. A irmã Catarina, quando me apanhava, olhava para mim com olhos de rigor mas cheios de humanidade e dizia: – O que estás aqui a fazer, Sílvia Flores? – E o meu coração saltava do peito num misto de vergonha e orgulho pelo meu feito. Na altura não imaginava que passaria a ser essa a minha profissão, pelos corredores da forma e da função, onde me encontro com “Irmãs Catarinas” e com elas e eles, entro em missões especiais e sempre secretas, porque a beleza do design é essa: – Fazer para o outro, pelo outro e com o outro. No design emocional, que tem como conceito-base melhorar a relação emocional entre uma pessoa e um produto ou serviço, reconhece que as pessoas não são seres puramente racionais e que as suas emoções, sentimentos, atitudes e crenças pode influenciar fortemente os seus comportamentos e bem-estar emocional. As emoções positivas têm uma influência muito grande nas nossas ações e estas emoções positivas criam interações mais humanas tornando, por exemplo, um produto digital mais agradável. As emoções são usadas para influenciar as nossas ações. Don Norman, no seu livro Design Emocional explica como as nossas emoções aparecem ao nos depararmos com o que nos rodeia e resume em três níveis: visceral, comportamental e reflexivo. O visceral é a nossa primeira impressão ao ver um objeto, o comportamental é a nossa reação emocional com a interação com um objeto e o reflexivo a nossa reação emocional que faz mil perguntas: Será que gosto disto? Esta textura é agradável ou estranha ao toque? Esta cor faz-me sentir como?… Apresento-vos o Kit emocional – usado em todas as missões secretas de um designer – assim como o Kit Social que é ativado nas missões de transformação social, onde o agente secreto encontra soluções criativas e inovadoras para as questões sociais, ambientais e do indivíduo. Este é a nossa mais importante missão nos projetos que fazemos. E eu continuo orgulhosa e com o coração a saltar do peito, como quando tinha cinco anos. Viva à irmã Catarina! Viva ao Design! Viva! Viva! Viva!

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 138

Popular

Mais Artigos deste tipo