No próximo número do projeto “Líderes Femininas”, a Revista Pontos de Vista tem o prazer de destacar Sandra Fernandes, Diretora de Marketing e Comunicação da MALEO. Com uma carreira marcada por desafios superados e sucessos alcançados, Sandra é uma voz ativa na promoção da diversidade e igualdade de género no mundo corporativo. Saiba mais sobre esta personalidade em destaque e sobre a empresa e a sua posição no mercado de full-serviced offices, apostando em projetos sustentáveis, criativos e adaptados às novas exigências dos consumidores.
Conte-nos sobre o início de sua trajetória profissional. Quais foram os principais desafios enfrentados ao longo do caminho?
O início da minha trajetória profissional foi pautado pela curiosidade em aprender e por uma forte motivação em contribuir para algo significativo, que pudesse fazer a diferença tanto a nível empresarial como social, motivação que, aliás, se mantém até aos dias de hoje. No entanto, e como é comum em qualquer início de carreira, deparei-me com desafios, principalmente na adaptação ao ambiente de trabalho, em encontrar um equilíbrio entre aprender rapidamente e fazer contribuições significativas para a equipa. Outro dos desafios que destaco foi o de conciliar a minha vida profissional com a pessoal, especialmente sendo mãe. Foi necessário fazer um planeamento e uma gestão mais rigorosa do tempo e das prioridades para que nunca tivesse de abdicar ou descurar nenhuma das partes ou o que era verdadeiramente importante. A liderança trouxe outro desafio que exigiu, não apenas a tomada de decisões estratégicas, mas também uma gestão eficaz do tempo e a capacidade de liderar com empatia e assertividade. Para mim, a verdadeira liderança é mais do que atingir metas. É criar um ambiente saudável, onde as pessoas se sintam confiantes e à vontade para ser quem são, no qual a comunicação aberta e a transparência sejam sempre uma prioridade. Estes desafios, embora exigentes, foram determinantes para o meu crescimento, tanto profissional como pessoal, e são essenciais ainda hoje na forma como lidero.
Como Head de Marketing & Comunicação da Maleo, quais são as suas principais responsabilidades e como essas atividades impactam o crescimento da empresa?
Como Head de Marketing & Communication da Maleo, a minha principal responsabilidade é garantir que a estratégia de marketing e comunicação está alinhada com os objetivos de crescimento da empresa e que responde eficazmente às necessidades do mercado. Para isso, é fundamental ter uma visão clara e estratégica que integre a proposta de valor da Maleo, a execução eficaz das ações, a motivação, a criatividade e a colaboração da equipa, garantindo que estamos alinhados para alcançar os objetivos estabelecidos.
Este alinhamento tem um impacto direto e positivo no crescimento da empresa, ao atrair novos clientes, ao fidelizar os atuais e a reforçar a nossa visibilidade e credibilidade no mercado, consolidando-nos como um parceiro de negócio fundamental para os nossos clientes. Além disso, permite-nos identificar novas oportunidades de crescimento, que de forma estratégica e sustentável garantem que o nosso compromisso com a qualidade se mantém em tudo o que fazemos.
A igualdade de género no ambiente corporativo é um tema cada vez mais discutido. Como vê o progresso nesse campo, especialmente no setor em que atua?
A igualdade de género, no ambiente corporativo, tem vindo a registar um progresso significativo, com um aumento gradual da representatividade feminina em posições de liderança. No entanto, considero que ainda há um longo caminho a percorrer até alcançarmos um equilíbrio saudável entre as oportunidades e a valorização, independentemente do género. Este equilíbrio exige não apenas vontade, mas também um compromisso ativo, por parte das empresas, em criar ambientes inclusivos, que removam as barreiras sistémicas e que assegurem que o talento e o mérito são os fatores determinantes na tomada de decisões.
Na Maleo, promovemos uma cultura que valoriza as competências e as diferentes perspetivas, independentemente do género de cada um. Esta diversidade não só enriquece o trabalho em equipa, como também impulsiona a criatividade e a inovação, fatores indispensáveis para responder às exigências de um mercado em constante mutação.
Poderia compartilhar um exemplo de um momento em que sentiu que as suas iniciativas se desenvolveram diretamente para promover a diversidade ou o empoderamento feminino?
Não destaco um único momento que simbolize a promoção da diversidade ou do empoderamento feminino, mas sim a consistência diária nas ações e nas decisões que tomamos e que ajudam a promover um ambiente mais inclusivo e equilibrado, ou seja a verdadeira transformação acontece no dia-a-dia, na forma como a diversidade é integrada em cada processo, decisão e interação e não propriamente num momento específico. Na Maleo, isto é uma realidade. Todos os colaboradores, independentemente do seu género, têm as mesmas condições para crescer, liderar e alcançar os seus objetivos. Este compromisso reflete os valores que defendemos dentro da empresa, mas também orientam as nossas ações para o exterior, criando uma cultura baseada no respeito, na colaboração e no reconhecimento pelo mérito.
Que conselhos daria para outras mulheres que desejam alcançar posições de liderança?
O meu principal conselho é que valorizem a vossa unicidade e o impacto positivo que isso pode gerar no contexto em que estão inseridas. Esta singularidade torna-se ainda mais relevante quando é sustentada por um compromisso contínuo com o desenvolvimento pessoal e profissional, através da aquisição de competências técnicas interpessoais. A liderança exige empatia, visão estratégica e uma comunicação clara, qualidades que se fortalecem com o tempo, a prática e com uma aprendizagem constante.
Outro ponto fundamental é saber construir uma rede de contactos sólida e diversificada. Liderar não é um caminho solitário. Poder contar com mentores, grupos de apoio e outros pares é fundamental para o crescimento contínuo. Este networking proporciona uma troca constante de ideias que podem ajudar a superar desafios ou a oferecer novas perspetivas.
Como define sucesso na sua carreira? Há algum marco específico que você considera o mais significativo até agora?
Para mim, sucesso é um conceito dinâmico, que evolui com o tempo, não se trata de alcançar um único objetivo ou de atingir sempre o mesmo patamar, mas algo que acompanhe a nossa evolução pessoal e profissional. À medida que evoluímos, as nossas prioridades mudam, e com elas a forma como definimos o sucesso. O que me realizava há alguns anos pode já não ser o que me realiza hoje e, na minha opinião, esta adaptação faz parte do nosso processo de crescimento.
Neste momento, defino o sucesso como a capacidade de estar em sintonia com os meus valores, de sentir que estou no caminho certo, que estou num ambiente, no qual posso contribuir de forma significativa e com isso ser desafiada a crescer. É também ter a liberdade para transformar ideias em ações concretas e perceber que o impacto do meu trabalho é positivo para a equipa e para a empresa.
O que podemos esperar de si e da Maleo nos próximos anos? Quais são as suas ambições e objetivos para o futuro?
Nos próximos anos, a minha principal prioridade será consolidar a Maleo como uma referência sólida no mercado de full-serviced offices, mantendo a nossa posição de liderança com base nos valores que nos definem: inovação, qualidade e flexibilidade. A nossa ambição é continuar a antecipar as necessidades dos clientes e a adaptar as nossas soluções às exigências de um mercado em constante mudança, garantindo que cada cliente tem uma experiência única e personalizada.
O foco estará ainda em reforçar o papel da Maleo como um verdadeiro parceiro estratégico para o crescimento sustentável das empresas que connosco colaboram. Queremos não só oferecer espaços de excelência, mas também garantir uma experiência única e personalizada através do nosso conceito de one point of contact, facilitando a gestão do dia-a-dia e permitindo que os nossos clientes se concentrem no que realmente importa: o sucesso e a expansão dos seus negócios.
A nível pessoal, a minha ambição é liderar este processo de evolução com visão e inspiração, assegurando que a minha equipa continua a crescer, a inovar e a desafiar-se para que, juntos, possamos reforçar a posição da Maleo como uma das empresas mais conceituadas no mercado de escritórios flexíveis premium.
Quem ou o quê a inspira a continuar sua trajetória de liderança e inovação?
O que me inspira são valores fundamentais como confiança, criatividade, empatia e, acima de tudo, a vontade constante de aprender. Acredito que estes valores são a base de tudo, já que orientam a minha forma de liderar e de criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
A confiança, em particular, é essencial para estabelecer uma relação sólida dentro da equipa. Não se trata apenas de confiar em mim mesma, mas de cultivar uma confiança mútua, onde todos se sintam seguros para partilhar ideias, assumir responsabilidades e de contribuir para o sucesso da equipa.
A criatividade, por outro lado, é o motor da inovação. Incentivo a equipa a pensar fora da caixa, a explorar novas abordagens e a encontrar soluções criativas para os desafios que enfrentamos. É através deste impulso criativo que conseguimos evoluir e encontrar soluções mais eficazes.
Outro valor fundamental é a empatia, que é essencial num papel de liderança e que se traduz numa capacidade de compreender as necessidades e os desafios de cada membro da equipa, de modo a criar um ambiente onde todos se sintam valorizados, e que, por sua vez, aumente o compromisso e a motivação.
Considero ainda que a constante vontade de aprender é o que me impulsiona a evoluir. Como líder devo estar sempre disponível a novas ideias, a dar feedback e a formas de melhorar processos e resultados. Ao integrar esta mentalidade de aprendizagem, consigo criar uma cultura de adaptação e inovação, essencial para o sucesso sustentável da equipa e da organização. Ou seja, liderar é garantir que estes valores se refletem em tudo o que fazemos, não se tratando apenas de atingir metas, mas de criar um ambiente onde todos possam crescer, inovar e sentir-se parte de algo maior.
A Maleo sendo “uma empresa de gestão de espaços de trabalho para negócios de todas as dimensões, seja quais forem as suas necessidades” terá uma presença no mercado decerto mais de proximidade com todos os seus clientes, mais personalizada. De que forma a Sandra Fernandes sendo DMK procura solidificar esta forma de estar no setor?
O meu papel é garantir que a nossa abordagem go-to-market é um reflexo da nossa proposta de valor, não apenas como uma empresa de gestão de espaços de trabalho, mas como uma verdadeira parceira no crescimento e sustentabilidade dos nossos clientes. A proposta vai assim muito além da simples oferta de espaços flexíveis, ela centra-se em criar uma relação próxima, estratégica e personalizada com cada cliente, focada na entrega de soluções que impulsionem os seus objetivos.
Para solidificar esta proximidade, a estratégia de marketing e comunicação não pode ser apenas uma série de ações promocionais. É preciso estar completamente alinhada com as necessidades do mercado, antecipar desafios e proporcionar soluções rápidas e eficazes. Por isso, investimos numa comunicação integrada e aberta entre marketing, vendas e operações. Esta colaboração permite-nos ter uma visão holística do cliente e do mercado, de forma a conseguirmos responder com agilidade e precisão.
Com base nesta comunicação moldamos a nossa presença no mercado através de uma combinação de canais digitais e tradicionais, que são escolhidos estrategicamente para garantir uma comunicação contínua e personalizada. Pretendemos com isso manter o público-alvo envolvido e interessado ao longo de todo o funil de vendas.
Esta abordagem multicanal assegura que conseguimos atingir o público certo, no momento certo, de forma eficaz e significativa, com um impacto que vai além da simples transmissão da nossa mensagem. Contudo, para garantir que esta comunicação está sempre alinhada com as necessidades do nosso target e com os objetivos da Maleo, é essencial proceder à recolha e análise de dados. Esta prática permite-nos acompanhar e avaliar constantemente o desempenho das nossas ações, fornecendo
insights valiosos que nos ajudam a otimizar a nossa abordagem. Esta capacidade de ajustar as nossas estratégias, baseada neste tipo de dados e nas mudanças do mercado é crucial para manter a nossa relevância, competitividade e a personalização que faz da Maleo um player diferente no mercado de full-serviced offices.
Para terminar, que mensagem deixaria a todos os parceiros, fornecedores, clientes da Maleo enquanto marca e empresa para 2025, e fazendo o balanço de 2024, qual a melhor palavra que encontra para este ano que está a terminar?
Para 2025, a mensagem da Maleo é clara: vamos continuar a ser um parceiro de confiança, focados em oferecer soluções de escritórios flexíveis e personalizadas, adaptadas às necessidades de um mercado em constante evolução. A nossa “yes attitude” e o compromisso com a qualidade continuarão a ser os alicerces que sustentam o nosso trabalho. A nossa missão continuará a ser criar espaços que vão para além da simples funcionalidade, que inspirem, promovam a colaboração e fomentem a inovação.
Ao fazer o balanço de 2024, a palavra que melhor define este ano é ‘evolução’. Ao longo deste ano, não só evoluímos em termos de negócio, mas também na forma como compreendemos e nos adaptamos às novas exigências do mercado e ao futuro do trabalho. A nossa jornada tem sido de aprendizagem contínua e transformação, e 2025 será, sem dúvida, o próximo capítulo desta evolução, com mais oportunidades para fortalecer parcerias, inovar e crescer em conjunto