Tratamentos via Lentes de Contacto Dentais: Inovação e Excelência no Instituto Karina Leite

Data:

Quando se pensa em Inovação e Personalização em Medicina Dentária associa-se de imediato ao Instituto Karina Leite.

A nossa parceira e líder desta instituição de Saúde, Karina Leite, volta a estar presente na nossa edição da Pontos de Vista e encerra o ano de 2024 falando de novos métodos e tratamento com inovações significativas nos procedimentos dentários. Nas próximas linhas, poderá saber mais destas práticas, bem como da colaboração e parceria com laboratórios na procura dos melhores resultados estéticos para os pacientes.

O Instituto Karina Leite é uma referência em tratamentos de lentes de contacto dentais. Pode partilhar connosco quais as principais inovações tecnológicas e técnicas que têm sido aplicadas nos vossos tratamentos para garantir resultados de excelência?

Atualmente, temos investido em inovações significativas tanto em equipamentos quanto em técnicas. Um exemplo é o X-Guide NXT, modelo exclusivo em Portugal, que orienta cirurgias de implantes sem necessidade de cortes na gengiva. Isso proporciona uma recuperação mais rápida e transforma procedimentos complexos em processos muito mais simples.

Nas técnicas, estamos a praticar desgastes mínimos para as facetas dentárias. Com o uso de scanners e máquinas de fresagem de potência industrial, conseguimos produzir lentes ultra-finas, com espessuras impressionantes entre 0.1 e 0.3 mm. Essas lentes são tão duráveis quanto as facetas tradicionais mais espessas, mas oferecem uma abordagem muito mais conservadora e estética.

A introdução de materiais como o emax CAD trouxe novas possibilidades para a estética dentária. Como é que este material contribui para um sorriso mais natural e duradouro?

O EMAX CAD é uma revolução na estética dentária devido à sua translucidez superior, que permite que as restaurações se integrem de forma natural aos dentes, criando uma aparência quase idêntica ao esmalte dental. Além disso, a ampla variação de cores disponíveis facilita uma adaptação perfeita aos tons dentais de cada paciente. A sua resistência mecânica é outro diferencial, tornando-o ideal para coroas, facetas e outros tipos de restaurações. Assim, o EMAX CAD oferece a combinação perfeita entre estética e durabilidade, sendo uma excelente escolha, mesmo para dentes posteriores.

Sabemos que o procedimento de aplicação de lentes de contacto dentais é minimamente invasivo e, muitas vezes, realizado sem anestesia. Pode explicar como esta abordagem assegura conforto e segurança para os pacientes?

No Instituto, priorizamos o conforto do paciente em todas as etapas do tratamento. Nas práticas mais antigas, desgastava-se excessivamente o dente, os conhecidos “dentes de tubarão”. Hoje, realizamos apenas o desgaste mínimo necessário para garantir a adesão das facetas de porcelana, preservando as camadas saudáveis do dente. Na maioria dos casos, esses preparos são realizados sem anestesia, pois o procedimento é superficial, limitado ao esmalte, o que não causa dor ou sensibilidade ao paciente.

A escolha da cor das lentes dentais é um dos aspetos mais personalizados deste tratamento. Que cuidados e tecnologias são utilizados para garantir um resultado harmonioso e em sintonia com o rosto de cada paciente?

A personalização começa com uma abordagem multidisciplinar. Durante o diagnóstico, o paciente expressa as suas preferências, e as equipas médica e laboratorial analisam os dentes, a escala de cores e outros detalhes. Fotografamos o sorriso e o rosto do paciente, incluindo uma escala de cores ao lado dos dentes tratados, para alinhar a cor e o formato da nova restauração ao perfil do paciente.

Um homem alto e robusto, por exemplo, beneficia de um sorriso com ângulos fortes, que complementam a sua aparência. Já para uma mulher com traços delicados, preferimos um design mais arredondado e suave. Cada sorriso é único e reflete as caraterísticas pessoais do paciente, garantindo resultados harmoniosos e individualizados.

Excelência através da Colaboração
e Metodologias Avançadas

O Instituto colabora com laboratórios especializados na produção de lentes de contacto dentais finíssimas e personalizadas. Que papel desempenham essas parcerias no alcance de resultados precisos e adaptados às expetativas dos pacientes?

Atualmente, contamos com um laboratório próprio e exclusivo para produzir facetas e implantes, o que nos permite um controle total sobre a qualidade e personalização das peças. No entanto, já colaborámos com diversos laboratórios ao longo dos anos e mantemos abertura para novas parcerias, sempre visando a troca de conhecimentos e inovações. Além disso, realizamos cursos com profissionais de diferentes áreas, fortalecendo a nossa rede de aprendizagem e evolução, tanto para a nossa equipa como para profissionais aqui de Portugal que tenham interesse naquela formação poderem também participar e levar este conhecimento para as suas clínicas e pacientes.

Com a crescente procura por tratamentos estéticos minimamente invasivos, de que forma o Instituto garante uma abordagem inovadora e centrada nas necessidades individuais de cada paciente?

O acompanhamento integral do paciente, desde o pré-tratamento até o pós, é fundamental. Procuramos entender a história de cada pessoa e as razões que motivaram a reabilitação oral, sejam elas funcionais ou estéticas.

Além disso, investimos continuamente em formação e atualização. Participamos ativamente de eventos como o 33º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas e a EXPO Dental Madrid, além de formações contínuas para toda a equipa, clínica e laboratorial. Essa dedicação garante que estamos sempre na vanguarda das inovações em materiais, equipamentos e técnicas.

Impacto e Transformação Pessoal

Melhorar um sorriso é, muitas vezes, uma transformação que vai além da estética. Pode partilhar alguns exemplos ou insights sobre o impacto emocional e a confiança renovada que os pacientes demonstram após o tratamento?

Praticamente todos os pacientes relatam um impacto positivo após o tratamento. Um caso especial é o da Marisa, uma paciente que enfrentou sérios problemas de saúde, incluindo um procedimento cirúrgico que afetou sua imunidade e, consequentemente, o sorriso. Ela precisou de um protocolo completo em zircónia para toda a dentição. Quando finalizamos o tratamento, ela disse emocionada: “Este sorriso estava dentro de mim, e agora também está cá fora. Posso voltar a sorrir com a alegria que sempre tive, sem precisar esconder a boca”. Esse tipo de transformação é o que nos motiva diariamente.

Para pacientes que têm receio de procedimentos dentários, como é que o Instituto trabalha para oferecer uma experiência mais tranquila e acolhedora?

Todo o processo é realizado de forma transparente e colaborativa, muitas vezes envolvendo também os familiares do paciente. Para reduzir traumas, utilizamos tecnologias como o sistema suíço AirFlow GBT, que realiza a destartarização sem raspagem, de maneira minimamente invasiva, sem dor. Procedimentos como a aplicação de facetas e implantes são sempre explicados detalhadamente, com demonstrações dos equipamentos utilizados, o que ajuda a tranquilizar os pacientes. Aqui vemos a equipa e os nossos pacientes como uma grande família, comentamos casos do mundo, trocamos experiências pessoais e nos conetamos para além da odontologia, num nível também pessoal uns com os outros. O nosso objetivo é transformar o medo em confiança e conforto.

Visão de Futuro e Compromisso
com a Inovação

O Instituto Karina Leite tem sido pioneiro na adoção de técnicas e tecnologias avançadas. Pode partilhar alguns dos vossos objetivos futuros para continuar a inovar e elevar a medicina dentária estética em Portugal?

Planeamos iniciar as nossas próprias formações para profissionais de odontologia, focadas especialmente em estética natural e bem executada, o nosso principal diferencial. Além disso, pretendemos expandir as nossas iniciativas em Turismo Odontológico, uma prática que já ocorre organicamente. Muitos pacientes vêm de outros países para tratar do sorriso connosco, enquanto aproveitam as belezas de Oeiras e da Grande Lisboa.

Queremos fomentar ainda mais essa integração entre saúde e turismo, mostrando que Portugal, além de um destino cultural incrível, também é referência em medicina dentária.

Para concluir, que mensagem gostaria de deixar aos vossos pacientes e parceiros, reforçando o compromisso do Instituto com a excelência, a personalização e a medicina dentária minimamente invasiva?

Com mais de 25 anos de experiência em odontologia, sendo 10 anos dedicados à estética, acumulamos conquistas e responsabilidades. Quem procura o Instituto Karina Leite, seja em Maceió ou em Oeiras, procura excelência em todo o processo. Essa dedicação reflete-se em cada membro da equipa, que atua com tecnologia de ponta e, principalmente, com conhecimento, experiência e paixão pela odontologia. Assim, garantimos que cada paciente está em boas mãos.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 136

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Nestes 20 anos, fomos desafiados a evoluir, inovar e adaptar-nos a um mundo em constante mudança”

Quantos de nós, quando somos pequenos, nos perguntam: “O...

“Festas Felizes sem comprometer a Saúde”

Num País onde a roda dos alimentos é utilizada...

Welcome Discover Angola, a Sustentabilidade do Turismo e a valorização da Economia local

A completar o seu primeiro aniversário, o Welcome Discover...