“A sinergia entre as áreas da Crossjoin é essencial para garantir um alinhamento eficaz e sustentável

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Thaís Alves, Consultora de Sales Engineering, é mais uma das personalidades femininas da equipa da Crossjoin Solutions. Esta colaboradora está integrada numa área que assenta numa das mais relevantes para a empresa, cujo papel de criar e executar estratégias de vendas é nuclear na conquista de mercado, alinhando cada proposta com as necessidades prementes dos clientes e perante o que os serviços da marca têm como meta. Saiba mais na Pontos de Vista!

Thaís, como consultora de Sales Engineering, qual é o seu papel na empresa? Como contribui para a apresentação da empresa a novos clientes e o fecho de propostas?

A área de Sales Engineering desempenha um papel crucial na criação e execução da estratégia de vendas da Crossjoin. Essa responsabilidade inclui a participação em eventos do setor, apresentações a potenciais clientes, e o desenvolvimento de propostas que respondam às necessidades específicas de cada organização. Somos a ponte que coneta as soluções técnicas da Crossjoin às exigências de negócio dos nossos clientes, garantindo que nos posicionamos como o parceiro estratégico ideal para assegurar rapidez, fiabilidade e segurança nas operações de IT.

No meu papel como consultora de Sales Engineering, trabalho em estreita parceria com os account managers para construir relações sólidas com potenciais clientes e identificar novas oportunidades de vendas alinhadas aos objetivos e às ofertas de serviços da Crossjoin. Esta função exige uma colaboração próxima com as equipas internas, fornecendo suporte estratégico no desenvolvimento de campanhas, materiais de vendas e eventos que promovam as nossas soluções. Além disso, asseguro uma gestão eficiente de reuniões e comunicações estratégicas com os clientes. O meu foco está em garantir que cada proposta esteja perfeitamente alinhada com as expetativas e necessidades dos clientes, reforçando o compromisso da Crossjoin em entregar resultados de excelência.

 

A sua função exige uma colaboração constante entre as equipas técnicas, inovação e marketing. Como promove essa sinergia para garantir uma abordagem comercial eficaz?

A sinergia entre as áreas da Crossjoin é essencial para garantir um alinhamento eficaz e sustentável, que resulta numa visão estratégica partilhada, definida pelo Board, que orienta os objetivos e prioridades de todas as equipas.

Para garantir que esta colaboração funciona de forma fluida, promovo reuniões regulares e sessões de alinhamento, com o objectivo de criar oportunidades à partilha e troca  de ideias e ao ajuste contínuo de estratégias. Este trabalho conjunto permite-nos manter as equipas alinhadas, assegurar mensagens consistentes e garantir que estamos sempre focados em atingir tanto os objetivos estratégicos da empresa como as necessidades e metas dos nossos clientes.

 

Quais são os principais desafios que enfrenta ao tentar fechar propostas e garantir o sucesso nas negociações? E como transforma esses desafios em oportunidades para a empresa?

Um dos principais desafios no fecho de propostas e negociações é alinhar as expetativas do cliente com os valores e capacidades da empresa, especialmente quando existem limitações de orçamento ou prazos. É comum enfrentar a necessidade de demonstrar, de forma tangível, o valor das nossas soluções face à concorrência.

Cada negociação é uma oportunidade para otimizar a nossa abordagem e alinhar as propostas às expetativas do cliente. As sessões de esclarecimento desempenham um papel fundamental, permitindo-nos adaptar as propostas com base no feedback recebido. Ao concentrarmo-nos em soluções flexíveis e customizadas, conseguimos transformar desafios em relações sólidas e duradouras.

 

Considerando que esta área é relativamente recente, como vê o futuro da Sales Engineering dentro da empresa? Quais as tendências ou inovações que acredita que irão impactar esse setor nos próximos anos?

Vejo o futuro de Sales Engineering dentro da Crossjoin como uma evolução estratégica. Embora a área já existisse, passou por mudanças significativas para se concentrar ainda mais nas relações de longo prazo com os clientes, baseadas na confiança, na qualidade e na entrega contínua de valor.

O IT está sempre em constante evolução, e continuará a ser impactado por tendências, o que nos reforça a importância de ter uma presença forte em eventos, não só para promover a marca Crossjoin e atrair oportunidades qualificados, mas também para capacitar a equipa com insights sobre tendências de mercado e indústrias.

A adoção de tecnologias emergentes, como plataformas de AI/GenAI, representam uma oportunidade estratégica para a Crossjoin e para os nossos clientes de melhorar a sua eficiência operacional e tornarem-se mais competitivos. Algumas das áreas onde vemos maior adoção no IT são as de Desenvolvimento, Testes Automáticos, ou criação de Assistentes Virtuais de apoio à decisão com base nos processos de negócio. Sales Engineering tem um papel fundamental na identificação de oportunidades em linha com a nossa oferta e definição de planos estratégicos de posicionamento e revisão da oferta para ir de encontro às necessidades dos nossos clientes que estão a iniciar ou já estão a realizar a sua transformação digital na adoção de plataformas de AI / GenAI ou outras tendências que se traduzam em ganhos para o negócio na optimização da sua eficiência operacional.

Erica:

O aspeto mais inspirador da cultura da empresa é a metodologia que é adotada por todos e que é ensinada desde o primeiro dia. A metodologia da Crossjoin é aplicada de forma consistente no dia a dia de cada um, para a resolução dos desafios que vão surgindo, independentemente do setor.

Anabela:

Sustentabilidade – Não só no sentido do meio ambiente, mas no dia a dia viver de maneira equilibrada.

Sofia:

A promoção de uma cultura de colaboração, onde as ideias e contribuições de todos são valorizadas, independentemente do género, idade ou função. Esse ambiente inclusivo cria um espaço onde é possível sentir-se respeitada e motivada para alcançar os melhores resultados.

Alexandra:

Dois dos aspetos da cultura que mais me inspiram são a colaboração constante entre toda a empresa, não só dentro de um projeto; e a preocupação na qualidade de entrega do nosso trabalho em que procuramos fazer a diferença no dia a dia do cliente para melhor.

Que mensagem gostaria de deixar para outras mulheres que consideram iniciar uma carreira no setor tecnológico?

Erica:

Se sentem que este é vosso o caminho, acreditem e não tenham medo de enfrentar desafios! O setor tecnológico está cheio de oportunidades para quem está disposta a aprender. Sejam persistentes e façam perguntas, pois o setor tecnológico está sempre a evoluir, sendo uma área onde a curiosidade e a determinação têm um grande valor. Apesar de ainda ser uma área onde as mulheres estão menos representadas, cada vez mais estamos a marcar presença e a conquistar o nosso espaço.

Sofia:

Para todas as mulheres que estão a considerar iniciar uma carreira no setor tecnológico, a minha principal mensagem é: acreditem no vosso potencial e sigam em frente sem medo. A tecnologia é um setor cheio de oportunidades para inovar e crescer. Não se deixem limitar por estereótipos ou por eventuais desafios que possam surgir. O futuro está nas nossas mãos, e juntas, podemos moldá-lo para ser mais inclusivo e inovador.

Alexandra:

O sector tecnológico é um mundo com um variado leque de oportunidade. Como tal precisa também de variadas perspetivas para se reinventar de uma forma constante. Sem dúvida que se gostarem de desafios em que a adaptação à mudança é uma constante a tecnologia é o local certo.

Anabela:

Venham!

 

 

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Revista Pontos de Vista Edição 137

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