No complexo mundo da gestão financeira, o controlo rigoroso e eficiente dos pagamentos é um elemento essencial para assegurar a estabilidade e a confiança das operações empresariais. Para compreender melhor como este processo é conduzido e os desafios enfrentados no dia a dia, conversamos com Rosa Teixeira, responsável pela Área de Controlo de Pagamentos dos Clientes da Crossjoin Solutions.
Nesta entrevista à Pontos de Vista, Rosa partilha as principais estratégias utilizadas para garantir a precisão nas operações, a importância de adotar práticas inovadoras e como uma gestão eficiente contribui para a satisfação dos clientes e para o sucesso global da organização.
O controlo de pagamentos aos clientes é uma função crítica na sustentabilidade financeira de qualquer empresa. Como garante a eficiência e a precisão nesse processo?
Com a ajuda de ferramentas de controlo de faturação e atenção ao pormenor. Felizmente temos clientes “bons pagadores”, o que facilita bastante. Há casos de atrasos de pagamentos mas que conseguimos resolver, mais ou menos depressa, contactando o cliente.
A relação com os clientes é crucial no seu trabalho. Quais são as boas práticas que seguem na comunicação com clientes para assegurar um serviço financeiro eficaz?
Antes de qualquer comunicação com o cliente, é essencial confirmar a informação que temos do nosso lado. Só após reunir toda a informação de forma rigorosa é que entramos em contacto com o cliente, fornecendo todos os dados de forma clara e objetiva. Desta forma, estamos a ajudar o cliente a ser mais eficiente ao mesmo tempo que demonstramos a nossa própria eficiência.
Que importância atribui ao trabalho em equipa na área de controlo de pagamentos e como incentiva a colaboração e o espírito de entreajuda?
Sem trabalho em equipa não conseguimos realizar as nossas tarefas de forma eficaz. A boa comunicação entre os membros da equipa é a base de tudo. Há sempre abertura para esclarecimento de dúvidas de forma a garantir que todos estamos alinhados. Não há perguntas “descabidas”. Incentivamos sempre a que questionem sempre, em caso de incerteza. Ajuda a cimentar conhecimentos e a reduzir os lapsos. ▪