Uma marca que faz história: 20 anos de sucesso da UP

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Celebrar 20 anos de uma marca é muito mais do que assinalar um marco no tempo; é reconhecer uma trajetória repleta de desafios superados, conquistas alcançadas e um compromisso inabalável com a qualidade, a inovação e a sustentabilidade. Filipe Estevens, Private Label Manager da Unimark, compartilha os pilares que sustentam o sucesso e reflete sobre os fatores que garantiram a longevidade da UP. Com um olhar voltado para o futuro, Filipe revela à Revista Pontos de Vista como a UP continua a reinventar-se, a fortalecer as suas relações com consumidores e parceiros, e a consolidar-se como uma referência no canal de proximidade.

A comemoração de duas décadas da marca UP é um marco importante. Quais são os principais fatores que contribuem para o sucesso e longevidade da marca?

O sucesso da UP ao longo de 20 anos, está enraizado na sua capacidade de combinar qualidade, preço competitivo e inovação. A marca manteve-se sempre fiel à sua proposta de valor, garantindo autenticidade, adaptando-se às mudanças no comportamento do consumidor e às tendências do mercado. Outro fator-chave foi o investimento em parcerias estratégicas e numa comunicação que reforça confiança e proximidade. Ao entender profundamente as necessidades do seu público e oferecer produtos que complementam as marcas líderes, a marca UP consolidou-se como uma aliada estratégica no canal de proximidade, agregando valor aos grossistas, retalhistas e consumidores.

A par do acima exposto, podemos ainda acrescentar dois fatores fundamentais: o comprometimento de toda a equipa, que acredita no valor da marca, desempenhando um papel fundamental no crescimento e manutenção da qualidade, e o investimento em ações sociais e sustentáveis, como a colaboração com a Mercearia Social Valor Humano, através da doação de bens alimentares da marca UP, bem como com a Refood Cascais. Ações que fazemos questão de manter em 2025, criando assim um vínculo emocional com o seu público-alvo e, acima de tudo, preocupação com o impacto ambiental, fortalecendo assim a imagem da marca UP.

 

Durante esses 20 anos, quais foram os maiores desafios enfrentados pela marca e como foram superados?

É um facto que, ao longo de duas décadas, a marca UP enfrentou diversos desafios, tanto internos como externos.

A nível interno, podemos apontar a Gestão Direta da Marca UP pela Unimark, e entrada do quadro comercial com experiência de marca própria, ocorrida em fevereiro de 2022, onde foi possível o foco diário da Marca.

A nível externo, a consolidação da marca num mercado dominado por marcas líderes foi seguramente um dos maiores desafios. Para superá-lo, a UP posicionou-se como uma marca complementar, oferecendo confiança e relevância, sem competir diretamente. Outro desafio foi a constante necessidade de modernização e sustentabilidade, algo que a marca enfrentou com iniciativas como, por exemplo, a adoção de materiais de embalagem de origens recicladas. A resiliência da marca também foi evidente na sua habilidade em adaptar-se a períodos de instabilidade económica, ajustando a sua estratégia, sem comprometer a qualidade ou sua posição no mercado.

 

A UP tornou-se sinónimo de qualidade e confiança no mercado. O que diferencia a marca num setor tão competitivo?

Para que uma marca seja sinónimo de Qualidade e Confiança, tem de deter caraterísticas e estratégias diferenciadoras que a destaquem da concorrência.

No caso concreto da marca UP, essa diferenciação reside na sua abordagem estratégica e holística.

Enquanto a maioria das marcas próprias procuram competir pelo preço, a UP enquanto marca própria da Central Unimark foca-se na combinação de qualidade, sustentabilidade e inovação. A utilização de um design moderno, alinhado às melhores práticas, e a criação de produtos que atendem às necessidades reais do mercado reforçam a sua relevância. Além disso, o compromisso da marca com uma comunicação consistente e a proximidade com os seus públicos tornam a experiência com a UP não apenas funcional, mas também emocionalmente significativa, ou seja, desde a sua origem, criada para o mercado de proximidade, a marca UP demonstra um particular conhecimento dos seus clientes, permitindo-lhe assim oferecer soluções que acabam por criar uma conexão emocional com os seus consumidores.

Introduzir práticas que minimizam o impacto ambiental, como uso de materiais recicláveis ou processos menos poluentes e, como referido, parcerias comunitárias, apoio a causas sociais contribuem para o bem-estar da sociedade, destacando a marca como um exemplo no mercado. É este, provavelmente, o pináculo da sua diferenciação, a sua Missão, que vai muito além do lucro.

 

Pode destacar alguns dos projetos ou iniciativas mais emblemáticos realizados ao longo dessa trajetória?

Com vinte anos de existência, certamente que a estratégia utilizada, bem como os projetos levados a cabo desde então até à data, contribuíram para reforçar a presença e consolidação da marca UP, no mercado. Entre os projetos de destaque estão a renovação e modernização da imagem de todas as gamas em 2011. Esta mudança impactou centenas de referências e valorizou bastante a marca. Mais recentemente, temos vindo a melhorar o packaging de muitos dos nossos produtos, uma medida que reforça o compromisso da marca com inovação, sustentabilidade e alinhamento às expetativas do mercado. De salientar também a presença da UP em certames nacionais como a Feira Agro Braga, Feira Nacional da Agricultura em Santarém, a Expofacic em Cantanhede e a presença constante na Convenção Aqui é Fresco, maior evento do retalho alimentar em Portugal, que reúne mais de 1.500 pessoas, entre Associados, Retalhistas, Fornecedores, Parceiros e Convidados. Tudo para estar mais perto dos seus clientes e consumidores finais.

 

Quais são as estratégias adotadas para garantir a evolução e a inovação contínua da marca?

A UP adota uma abordagem baseada em dados do mercado e feedback contínuo dos seus grossistas e retalhistas para moldar a sua estratégia, contudo, o seu foco é sempre o consumidor. A expansão do portfólio, que já conta com mais de 600 produtos, é acompanhada por uma aposta na sustentabilidade, inovação em design e melhoria contínua da experiência do consumidor. A marca também prioriza a antecipação de tendências, como a crescente procura por produtos ecológicos, e investe em parcerias com fornecedores certificados para garantir qualidade e conformidade. Essa visão, dinâmica e proativa, assegura que a UP permaneça relevante e competitiva.

Também a monotorização da mesma, através da análise de ações e comportamentos da concorrência, permite-nos identificar oportunidades de diferenciação, quer através da experiência do cliente, [qualidade do produto], quer na ligação emocional com a marca.

 

Como a UP está posicionada atualmente no mercado, e quais são as expetativas para o futuro, especialmente em 2025?

A UP está firmemente estabelecida como uma referência de confiança e qualidade no canal de proximidade. Com um portfólio em expansão e práticas alinhadas às exigências atuais, a marca espera em 2025 consolidar-se ainda mais, como uma escolha estratégica para retalhistas e grossistas. A aposta contínua na inovação, na sustentabilidade e na personalização da experiência do consumidor será central para reforçar a sua posição como marca top of mind de todos os Associados grossistas da Unimark e dos seus clientes retalhistas.

Assim mesmo, e apesar do sucesso que tem vindo a registar, a marca UP está consciente dos desafios que se avizinham e que terá seguramente de enfrentar, para sustentar o seu crescimento, como a concorrência crescente, a inovação constante e a necessidade em se adaptar rapidamente a mudanças económicas e culturais

 

Parcerias são muitas vezes cruciais para o crescimento de uma marca. Pode falar sobre as colaborações que marcaram a história da UP?

Nestes 20 anos, todos os parceiros tiveram importância, pois acreditamos que as parcerias são essenciais para o crescimento e sucesso das empresas, desempenhando um papel crucial em várias áreas. As Parcerias estratégicas estabelecem relações duradouras, que proporcionam benefícios mútuos a longo prazo, contribuindo para a sustentabilidade tanto em termos financeiros quanto operacionais.

Podemos particularizar algumas, como as parcerias com determinadas figuras públicas/influenciadores, alinhados com valores da marca UP, onde a promoção dos produtos foi feita de forma autêntica, ao mesmo tempo que aumentaram a visibilidade e relevância da marca.

Também, como referido acima, a presença em feiras e eventos globais, contribuíram para reforçar a posição e o crescimento da marca UP.

 

De que forma a marca UP tem contribuído para o fortalecimento da relação entre a Unimark e seus clientes?

A UP desempenha um papel vital ao criar uma ponte entre a Unimark e os seus clientes, oferecendo soluções estratégicas que complementam as marcas líderes. Ao ir ao encontro das necessidades dos consumidores finais, quando estes procuram uma alternativa às marcas líderes, uma alternativa com qualidade e preço justo, a UP fortalece a sua relação com os seus Associados grossistas e estes, consequentemente, com os seus clientes retalhistas. Esta sinergia entre todas as partes envolvidas aumenta a confiança e a fidelidade dos clientes, e ajuda a Unimark a manter a sua importância, conquistar novos públicos e consolidar a sua posição de destaque no mercado.

 

O que podemos esperar da celebração dos 20 anos da UP? Alguma iniciativa ou evento especial que possa ser partilhado com os nossos leitores?

A celebração desta data é um marco significativo no caminho percorrido pela marca UP, um grande orgulho para a Central Unimark e os seus Associados, onde seguramente serão levadas a cabo algumas iniciativas para comemorar esta ocasião tão especial.

Para além do lançamento de novos produtos e campanhas promocionais que terão impacto direto nas carteiras do consumidor final, iremos ter alguns dias dedicados exclusivamente à marca UP onde os Associados da Unimark poderão ter contacto próximo com os nossos fornecedores parceiros para potenciar o negócio.

 

Qual mensagem gostaria de deixar aos consumidores e parceiros que acompanham a marca UP há 20 anos?

A mensagem é seguramente uma combinação de gratidão, celebração e inspiração para o futuro!

“Nestes 20 anos, a UP construiu uma história baseada na confiança, qualidade e inovação. Agradecemos a todos os consumidores, parceiros e colaboradores que nos acompanham e tornam essa trajetória possível. Continuaremos a evoluir e a criar valor, reafirmando o nosso compromisso com a sustentabilidade, a excelência e a criação de experiências únicas. Vamos continuar a construir o futuro desta nossa sUPer marca para todos os nossos sUPer clientes, pois este marco não é apenas nosso — é de todos aqueles que fizeram parte desta história!”

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Revista Pontos de Vista Edição 137

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