“A mudança, a evolução da liderança e a transformação fazem parte de todo um processo de crescimento e de evolução”

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Com 28 anos de história, o Grupo EOL Vision Premium Opticalia tem sido um dos principais protagonistas do setor ótico em Portugal. Sob a liderança de Cidália Ferreira, a empresa cresceu de forma sustentada, enfrentando desafios e consolidando conquistas que a posicionam como uma referência no mercado. Nesta entrevista, a CEO partilha a sua visão sobre o futuro da liderança, a evolução do setor e a importância da humanização na era da inovação tecnológica. Saiba mais na Pontos de Vista e do trajeto desta Líder por Excelência!

O projeto OPTICALIA EOL Vision Premium completa 28 anos. Quais foram os principais desafios e conquistas ao longo desta jornada?

É com um grande orgulho que o grupo EOL Vision Premium Opticalia comemora 28 anos de história, um caminho marcado por muitos desafios, dedicação, entrega genuína, transformações e conquistas.

Ao longo de todos estes anos, sinto que o crescimento da minha empresa se realizou sempre de forma progressiva e em várias áreas do negócio, mas sempre com o foco no cliente.

A nossa posição no mercado tem sido sempre na ótica da prevenção e da sensibilização para a importância da saúde visual, pois independentemente dos nossos objetivos comerciais, não podemos nos esquecer que o nosso core business é a saúde visual e é aqui que nos queremos posicionar.

Os nossos principais desafios prendem-se sobretudo com a entrada de novos players no mercado, a necessidade permanente de atualização e a apresentação de produtos inovadores e personalizados aos nossos clientes.

A visão transversal do negócio é basilar para alcançar os nossos objetivos e conseguir conquistas, pois o mercado atual é cada vez mais exigente.

Nesta perspetiva, a expansão das nossas lojas, o reconhecimento da nossa marca, a inovação dos nossos produtos e serviços e a aproximação aos clientes através de estratégias de personalização são conquistas alcançadas, mas que nunca podem ser descuradas e deverão ser sempre alvo de melhorias continuas.

Chegar aos 28 anos de existência é um marco que reflete o nosso trabalho, dedicação e o compromisso com a qualidade, a inovação e a satisfação dos nossos clientes.

Hoje, olhamos para o futuro com entusiasmo, pois estamos prontos para continuar a crescer, a evoluir e a liderar uma equipa de grandes profissionais com recurso à tecnologia de ponta e à oferta de produtos de última geração que garantam sempre a satisfação dos nossos clientes.

 

Como analisa a evolução do setor ótico em Portugal e quais foram as estratégias que mais contribuíram para o crescimento do seu negócio?

Atualmente o setor ótico em Portugal está a viver uma fase de profunda transformação com a entrada de novos players no mercado, a consolidação de algumas marcas e a fusão, aquisição e integração de outras. Na verdade, este é um setor muito dinâmico e em permanente evolução. No entanto, se estivermos atentos ao mercado e aos nossos concorrentes conseguimos perceber quais as áreas a realizar melhorias para estarmos sempre na linha da frente da mudança.

A nossa estratégia foca-se na saúde visual e em permitir aos nossos clientes uma excelente experiência de compra que resolva de forma eficaz os seus problemas visuais.

Além disso, consideramos que a sensibilização para a importância da saúde visual é chave e como tal desenvolvemos uma estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, com base na qual realizamos rastreios visuais gratuitos e concedemos preços especiais para que todos possam ter acesso a cuidados de visão, pois consideramos que todos têm o Direito a Ver Bem.

 

Como define as novas perspetivas de liderança para 2025? Quais as principais diferenças em relação aos modelos tradicionais?

Sempre assumi que liderar uma empresa, implica uma visão transversal e global de toda a organização. Nesta perspetiva considero que uma liderança consciente e aberta é a chave para o sucesso de qualquer empresa.

A minha experiência, e todos os anos que dediquei à minha empresa, são a prova disso. Isto é, devemos estar sempre atentos a todas as operações da empresa, aos colaboradores e aos nossos clientes, pois só assim teremos uma noção correta da realidade da empresa e percebemos onde e como devemos intervir no sentido de antecipar eventuais situações, considerando sempre as melhores estratégias para alcançar os nossos objetivos.

O grande desafio da liderança de hoje é gerar uma rede de otimização de inter-relações entre as diversas áreas da empresa de forma a conseguir chegar a várias realidades e conseguir dar respostas cada vez mais rápidas e eficazes.

 

Num ambiente corporativo cada vez mais dinâmico, qual é o papel da empatia e da colaboração no exercício da liderança?

As relações interpessoais e a comunicação assumem um papel preponderante em qualquer ambiente organizacional.

Comunicar com os colaboradores, gerar relações de proximidade, promover a partilha de ideias e soluções conduzem à existência de um bom ambiente empresarial. Neste ponto, a escuta ativa e a empatia são imperativas, pois os colaboradores gostam de se sentir acompanhados por um líder que os saiba ouvir e que está sempre disponível para ajudar.

Uma liderança empática é essencial para criar um bom ambiente de trabalho, produtivo e de colaboração. Os líderes genuinamente empáticos conseguem compreender melhor as emoções, necessidades e pontos de vista dos seus colaboradores, o que fortalece a confiança, permite aumentar a produtividade, ajuda na resolução de conflitos e fortalece a lealdade à empresa e ao seu líder.

Atualmente, a empatia já não é apenas e só uma caraterística da personalidade, mas sim uma competência essencial para qualquer líder que queira inspirar e impulsionar a sua equipa para garantir o sucesso da sua organização.

 

De que forma equilibra autoridade e propósito na sua gestão?

A autoridade e o propósito da minha gestão constituem as 2 faces da mesma moeda. A maneira como encaro a autoridade é sempre numa perspetiva de gerar confiança e segurança, caraterísticas estas que são impulsionadoras para alcançar os objetivos da empresa e gerar uma relação de proximidade com os meus colaboradores.

A minha equipa sabe que não sou um líder que impõe um determinado tipo de autoridade rígida, muito pelo contrário, a autoridade mudou e alcançou um novo paradigma onde o respeito continua na base, assim como a partilha de diretivas, mas a forma de encarar a autoridade mudou e assumiu uma perspetiva diferente, mais aberta, mais partilhada e mais humana.

O equilíbrio entre a autoridade e os objetivos de gestão constitui um ponto de equilíbrio basilar para qualquer empresa e é aqui que um bom líder se deve centrar.

 

Acredita que o bem-estar dos colaboradores é um fator determinante para o sucesso de uma empresa? Como isso se reflete na cultura da OPTICALIA EOL Vision Premium?

Acredito que o bem-estar de qualquer colaborador é fundamental para que este se sinta motivado na sua função, pois seguramente irá estar também mais focado em atingir os seus objetivos e os da empresa.

Na minha empresa, a diversidade cultural assume uma grande importância, pois alguns dos meus colaboradores são estrangeiros, com diferentes nacionalidades, raças e culturas.

Na cultura da EOL Vision Premium, consideramos que a diversidade cultural é extremamente enriquecedora, pois não só permite uma abertura de espírito maior, como também permite um “Sharing & Learning” do ponto de vista profissional extremamente importante para as empresas.

A promoção dos valores do respeito, da igualdade e da diversidade e inclusão são fundamentais no mundo atual e são princípios que eu sempre promovi e defendi dentro e fora da empresa.

Uma equipa composta por diferentes culturas será seguramente mais rica e inovadora na organização de estratégias e na tomada de decisões.

 

Como lida com a retenção de talentos num mercado tão competitivo? Quais são as iniciativas adotadas para motivar e envolver a sua equipa?

A retenção de talentos é chave para o crescimento saudável de qualquer organização. Em 1º lugar há que identificar os talentos e garantir que os mesmos se sintam motivados na empresa.

Mas conseguir reter um talento é muito mais do que isso, pois implica saber ouvir, estar atendo e conseguir alcançar uma relação de proximidade com o mesmo.

Qualquer talento deve sentir-se sempre respeitado, ouvido e valorizado e é isso que faz toda a diferença entre sentir-se apenas mais um ou ser o tal.

 

Qual é a importância do prémio “Cinco Estrelas” para si e para a empresa neste contexto de valorização da marca e dos seus recursos humanos?

O prémio “Cinco Estrelas” é importante, pois credibiliza a marca e permite reforçar a nossa posição no mercado.

Todos os dias, lutamos para ir mais além e este prémio é sem dúvida alguma o resultado do nosso trabalho diário e das nossas equipas. No entanto, após receber este prémio, não podemos nunca cruzar os braços se o queremos manter, pois na realidade há todo um trabalho que continua a ter que ser desenvolvido para virmos a ter a possibilidade o voltar a receber.

No Grupo Esonor Visium Premium Opticalia, privilegiamos sempre a qualidade dos nossos serviços e produtos, a formação das nossas equipas, o uso de equipamentos de ponta e a atenção ao cliente. Aqui não há segredos, pois a conjugação de todos estes fatores é fundamental para o sucesso do negócio e receber este prémio significa isso mesmo.

 

Como tem equilibrado a necessidade de inovar e da disrupção tecnológica sem perder a essência humana do negócio?

Atualmente vivemos num mundo em permanente transformação com a entrada na era da Inteligência Artificial. No entanto, é indubitável que a Inteligência Artificial deve ser sempre acompanhada por um processo de humanização, o qual é de extrema importância.

Na prática, isto significa que se queremos humanizar a evolução tecnológica temos de conseguir um equilíbrio saudável entre estas 2 realidades que não devem nunca ser separadas, mas sim complementadas, alinhadas e equilibradas, pois o caminho a seguir será cada vez mais por aqui, uma vez que não podemos perder a essência humana do negócio.

Apesar da IA ser fundamental e facilitadora de infinitas situações, a verdade é que não podemos descurar as pessoas, os nossos colaboradores e os nossos clientes. Nesta perspetiva é importante o equilíbrio entre estas 2 realidades para conseguir retirar as verdadeiras vantagens da IA.

 

Quais as tecnologias ou tendências que acredita terão maior impacto no setor ótico nos próximos anos?

Considero que a Inteligência Artificial abriu portas a todo um novo mundo de oportunidades e desafios.

Nos próximos anos, várias tecnologias prometem transformar o setor da ótica, tais como a IA na área da optometria, onde determinados algoritmos de IA permitirão conseguir diagnósticos mais rápidos de determinadas patologias oculares, tais como o glaucoma e a degeneração macular, através da análise automatizada de imagens de retina.

O uso de materiais sustentáveis para armações e lentes, bem como práticas de produção sustentáveis irão ser também cada vez mais relevantes à medida que as preocupações ambientais aumentam.

A personalização de óculos com impressão 3D permitirá criar armações e lentes à medida, proporcionando uma melhor adaptação e conforto para os clientes.

Estas tendências entre tantas outras irão transformar a forma como cuidamos da visão dos nossos clientes, tornando o nosso setor cada vez mais tecnológico e inovador.

 

Que mensagem gostaria de deixar para outras mulheres que desejam empreender e liderar com sucesso?

Gostaria de deixar a essas mulheres uma mensagem de empenho e de dedicação e força, mas na verdade considero que estas características não têm sexo, fazem sim, parte ou não da personalidade de qualquer pessoa.

As mulheres de hoje possuem tanta ou mais formação do que os homens e já assumem muitos cargos de liderança nas organizações, por isso, considero que nunca podemos deixar de lutar pelos nossos objetivos, mas devemos sim, desafiarmo-nos permanentemente.

 

O que significa para si celebrar o Dia Internacional da Mulher neste contexto de mudança e evolução da liderança?

No meu mindset, o Dia Internacional da Mulher é todos os dias e não apenas uma data específica que se celebra uma vez por ano.

As mulheres continuam a ser dotadas de uma força enorme, de uma capacidade de entrega e resiliência únicas e todas temos consciência do nosso papel na sociedade, em casa e nas empresas.

A mudança, a evolução da liderança e a transformação fazem parte de todo um processo de crescimento e de evolução. Assim, considero que as mulheres têm um papel muito importante nesta nova realidade, funcionando simultaneamente como uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional para a mesmas.

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