“O branding estratégico transforma uma marca ao torná-la clara, única e relevante”

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Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e paixão pelo branding, Sara Fonseca, fundadora da Brand Solutions, tem apostado em ser uma referência na construção e gestão de marcas. Agora, com o lançamento de “Sara Fonseca – Especialista em Gestão de Marcas”, reforça o seu compromisso em oferecer soluções estratégicas e personalizadas, apoiando empreendedores na construção de marcas autênticas e impactantes. Saiba mais na Pontos de Vista!

O que a inspirou a fundar a Brand Solutions e como foi o início da sua jornada no mundo do branding? 

Desde muito nova, o interesse pelas artes esteve presente na minha vida. Depois da minha formação em Design de Comunicação sempre tive como principal objetivo ajudar no desenvolvimento da imagem de empresas, pois acredito que uma boa identidade é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

A inspiração para fundar a Brand Solutions veio da necessidade de apoiar empreendedores a desenvolverem as suas marcas desde o design até à produção gráfica de qualidade. Ter o controlo da produção, é muitas vezes uma vantagem, pois os prazos dos clientes são apertados. Ao poder gerir a produção e a sua qualidade, conseguimos dar uma resposta muito mais rápida e eficiente ao cliente. Desde o início da minha carreira que estou constantemente em contato com as novidades de fornecedores de vários materiais e tipos de impressão, e isso faz com que tenha sempre uma variada gama de soluções, que posso adaptar a cada projeto.

No início foi desafiador, mas cada projeto permitiu-me aprender e crescer, reforçando a minha paixão por transformar ideias em marcas memoráveis. Continuo cada vez mais motivada para continuar a trilhar este caminho, e ajudar mais empresas a se destacarem nos seus respetivos mercados.

 

Quais foram os maiores desafios que enfrentou como mulher empreendedora e líder no setor de branding e produção? 

Um dos maiores desafios foi a necessidade de provar a minha credibilidade num ambiente predominantemente masculino. Isso exigiu não apenas resiliência, mas também a capacidade de me adaptar e de me impor de forma assertiva. Depois dos clientes começarem a trabalhar comigo, percebiam qual o meu método de trabalho, a transparência e profissionalismo aplicados nos projetos, e com isso ganhava a confiança e o respeito por todo o processo que se sucedia. A prova disso é que a maioria dos meus clientes trabalham comigo há vários anos.

Outro desafio significativo foi equilibrar a minha vida profissional e pessoal. Conciliar responsabilidades familiares e profissionais pode ser complexo, mas aprendi a estabelecer prioridades.

Além disso, a constante evolução do mercado de branding e a necessidade de acompanhar as tendências também foram desafiadoras. Como sempre, encarei esses desafios como oportunidades de aprendizagem e crescimento. Elas motivaram-me a ser mais criativa e inovadora, ajudando não apenas a minha empresa, mas também outras mulheres a se destacarem nas suas áreas. Hoje, vejo esses obstáculos como alavancas que me levaram a construir uma carreira sólida e impactante.

 

Como define o seu estilo de liderança e quais os valores que são fundamentais para a sua gestão? 

O meu estilo de liderança é focado em construir um ambiente onde cada membro da equipa se sinta valorizado e motivado a contribuir com as suas ideias em todas as situações. Acredito firmemente que a verdadeira força de uma equipa reside na diversidade de perspetivas e talentos, e procuro sempre fomentar uma cultura de abertura, diálogo e inovação.

 

Muitas empresas ainda subestimam a importância do branding. Como explica a transformação que um branding estratégico pode proporcionar para uma marca? 

O branding estratégico transforma uma marca ao torná-la clara, única e relevante. Nesta profissão nós temos uma parte educativa para com o cliente, pois o nosso trabalho não é conhecido por muitos, nem a forma como o fazemos. No nosso caso, temos um método de trabalho particular, pois nós integramo-nos na empresa de forma a nos sentirmos um dos elementos da mesma. E assim conseguimos excelentes resultados, o que carateriza bastante o nosso trabalho. Levamos a empresa a definir um posicionamento forte, criar uma conexão emocional com o público o que garante consistência e credibilidade. Isso diferencia a marca da concorrência, aumentando a sua perceção de valor e impulsiona o seu crescimento.

 

Num mercado competitivo, quais são os principais fatores que diferenciam uma marca de sucesso? 

Uma marca de sucesso diferencia-se pelo propósito claro, posicionamento único e consistência. Ela cria conexão emocional, oferece uma experiência excecional e mantém-se relevante através da inovação. Isso gera credibilidade, lealdade e valor competitivo no mercado.

 

Quais os erros mais comuns que as empresas cometem ao tentar construir a sua identidade de marca? 

Os principais erros ao construir uma identidade de marca são a falta de posicionamento claro, inconsistência na comunicação, foco apenas no design, o “tentar agradar a todos”, não evoluir com o mercado e ignorar a experiência do cliente. Evitá-los garante uma marca forte e relevante.

 

Como vê a evolução do branding nos últimos anos e quais são as tendências que considera mais relevantes para o futuro? 

O branding evoluiu de uma identidade visual para uma estratégia centrada em propósito, experiência e conexão emocional. Tendências como humanização, tecnologia imersiva, sustentabilidade, personalização e branding multissensorial irão definir o futuro das marcas.

 

A tecnologia e a digitalização impactaram a forma como as marcas se posicionam. Como as empresas podem equilibrar a inovação digital sem perder autenticidade? 

As marcas devem usar a tecnologia para fortalecer o seu propósito, humanizar interações e manter consistência. Por exemplo, ter um site hoje é essencial, e o seu conteúdo deve ser estrategicamente planeado, assim como a sua construção e programação devem seguir parâmetros que impulsionam resultados. O equilíbrio está em combinar automação com um toque humano, criando experiências autênticas sem perder a essência da marca, um dos elementos mais fundamentais para o seu sucesso.

 

O que torna um branding forte e memorável na era das redes sociais? 

Um branding forte nas redes sociais exige autenticidade, consistência, comprometimento e storytelling. Marcas que criam conteúdo relevante e interagem de forma genuína tornam-se memoráveis e conquistam o seu público.

 

Qual é a importância de termos mais mulheres em posições de liderança no mundo dos negócios? 

Ter mais mulheres na liderança é essencial para criar ambientes mais diversos, inovadores e equilibrados. A presença feminina traz diferentes perspetivas, melhora a tomada de decisões e impulsiona a performance empresarial. Além disso, a meu ver, inspira as novas gerações e contribui para um mercado mais competitivo.

 

Que conselhos daria para outras mulheres que desejam empreender e construir as suas marcas? 

Sejam autênticas e nunca percam a vossa essência! A vossa voz é poderosa e pode inspirar outras mulheres ao longo do caminho. Mesmo com o avanço da tecnologia e a infinidade de ferramentas disponíveis, lembrem-se: é a estratégia aliada à autenticidade que torna uma marca verdadeiramente única e capaz de se destacar no mercado!

 

Como analisa o papel da Brand Solutions no apoio a empreendedores que procuram fortalecer suas marcas? 

Ter o acompanhamento de uma empresa de branding é essencial para os empreendedores, pois esta oferece estratégia, posicionamento e identidade visual alinhados ao propósito do negócio em si. A Brand Solutions com o seu serviço de Gestão de Marcas ajuda a diferenciar a marca, criar conexões autênticas com o público e garantir consistência e relevância no mercado. Além disso, orienta na comunicação e no uso eficaz do digital, fortalecendo a presença e a competitividade da marca.

 

Além do sucesso comercial, qual é o impacto que deseja gerar através da Brand Solutions e de ter no arranque deste ano de 2025 passado a apresentar-se como Sara Fonseca – Especialista em Gestão de Marcas? 

A Brand Solutions continuará a estar no mercado como uma empresa que oferece serviços na área do design, web e produção gráfica.

Este ano, apresento um serviço integrado com o propósito de gerar um impacto significativo no fortalecimento da identidade e autenticidade das marcas. “Sara Fonseca – Especialista em Gestão de Marcas” onde o meu objetivo é promover uma cultura baseada em valores e propósito, destacando a minha trajetória e o know-how adquirido ao longo de 20 anos de experiência. Durante este caminho, tive a oportunidade de trabalhar com empresas de diversos setores, como indústria, banca, consultoria, comércio, tecnologia, saúde, direito, formação e eventos, entre outros. E pretendo assim apresentar um universo de serviços onde quero ser um agente de transformação, capacitando marcas a se destacarem de forma ética, inovadora e relevante no mercado.

 

Como vê o futuro do branding e o papel das marcas na criação de conexões mais autênticas com o público? 

O futuro do branding focará em conexões autênticas e experiências significativas. Marcas que oferecem personalização, conexões emocionais, sustentabilidade e que envolvem consumidores na co-criação conquistarão a lealdade do público. Será um branding centrado na humanização e no impacto positivo.

 

Se pudesse deixar uma mensagem inspiradora para as mulheres empreendedoras neste Dia Internacional da Mulher, qual seria? 

Acreditem em vocês mesmas, pois a sua visão é poderosa! Não tenham medo de romper barreiras pois o vosso potencial é ilimitado. Aproveitem a jornada e, ao longo do caminho, usem a vossa força para inspirar e empoderar outras mulheres. E nunca, jamais, percam a vossa essência!

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