“A força para criar, transformar e liderar já está dentro de vocês”

Data:

Goreti Freitas, CEO da Best Advisors – Azorean Coaching, Consulting & Training, celebra cinco anos de uma jornada marcada pelo compromisso com a excelência no desenvolvimento pessoal e empresarial. Paralelamente, enquanto Gerente da Azores Five Project – Serviços Turísticos, destaca-se pela capacidade de gestão e inovação no setor do turismo. A Revista Pontos de Vista conversa com a empresária para conhecer os desafios, conquistas e o impacto da Best Advisors no ecossistema empreendedor.

A Best Advisors celebra cinco anos de existência. Que balanço faz deste percurso e quais foram os principais desafios e conquistas ao longo desta jornada?

O percurso da Best Advisors tem sido marcado por um crescimento sustentado e lento, orientado pelo compromisso de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos clientes, quer sejam particulares, empresariais ou até mesmo institucionais, por forma a que consigam alcançar os seus objetivos. Este progresso tem sido impulsionado pelo uso estratégico de ferramentas de coaching, que permitem identificar as barreiras, fortalecer as competências e criar planos de ação personalizados. Estas ferramentas têm demonstrado um enorme potencial para transformar desafios em oportunidades, ajudando os clientes a desbloquearem o seu potencial máximo e a concretizarem resultados tangíveis e duradouros.

Ao longo destes cinco anos, surgiram barreiras importantes que exigiram superação, nomeadamente: a necessidade de adaptação às rápidas mudanças do mercado, a gestão de incertezas económicas causadas pela pandemia, por um contexto instável de conflitos políticos e crises climáticas, assim como o constante esforço para inovar e afirmar-se no mercado como uma marca credível e consistente.

Entre as conquistas, destaca-se a confiança com clientes e parceiros, o desenvolvimento de programas que geraram resultados transformadores, o aumento significativo da visibilidade e firmeza no setor e a criação do site www.abbacoach.pt, com uma loja online e com alguns cursos já disponíveis.

A Best Advisors orgulha-se de ter ajudado profissionais e empresas a alcançarem os seus objetivos, assim como de ter entregue conteúdos de desenvolvimento pessoal e emocional em escolas.

Este percurso reflete o compromisso com a excelência, a resiliência e a confiança dos que escolhem trabalhar com a sua marca.

Todavia, importa referir que, durante esta jornada alguns sonhos foram adiados, mas estão desenhados e em breve sairão do papel.

 

O empreendedorismo feminino tem ganho cada vez mais força. Na sua visão, quais são os principais desafios que as mulheres ainda enfrentam ao empreender?

O empreendedorismo feminino tem, de facto, conquistado um espaço cada vez mais relevante, impulsionado por avanços sociais e culturais. No entanto, as mulheres ainda enfrentam vários desafios significativos ao iniciar uma carreira no mundo dos negócios. O acesso limitado ao financiamento, por falta de confiança em modelos de negócios geridos por mulheres; a luta contra estereótipos de género, o que implica que as mulheres tenham de provar a sua competência e liderança e a sobrecarga com as responsabilidades familiares, principalmente em culturas em que o papel de cuidar da família recai sobre a mulher. Além disso, há uma menor representação feminina em redes de apoio e mentoria, o que limita o acesso a oportunidades de negócio.

Contudo, com determinação e apoio, as mulheres têm mostrado uma resiliência notável e uma capacidade única para criar negócios inovadores e bem-sucedidos, pelo que é essencial continuar a eliminar preconceitos, promover a educação e aumentar o acesso a recursos, para que as mulheres possam empreender sem grandes desafios, ou, no mínimo, sem discriminação.

 

A Best Advisors tem um foco em Coaching, Consultoria e Formação. Como estas áreas têm impactado o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus clientes?

A Best Advisors, ao focar-se nas áreas de Coaching, Consultoria e Formação, tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento pessoal, emocional e comportamental dos seus clientes, pois estas áreas complementam-se, gerando um impacto positivo e transformador. O coaching destaca-se como uma ferramenta essencial para desbloquear o potencial interno dos clientes, ajudando-os a identificar metas claras, superar barreiras e desenvolver estratégias eficazes para alcançar os seus objetivos. A consultoria oferece uma abordagem estratégica para a resolução de desafios específicos, enfrentados por organizações e profissionais. Com soluções personalizadas, ajustadas às necessidades e caraterísticas únicas de cada cliente, tem ajudado a melhorar processos, a identificar oportunidades de crescimento e a criar planos de ação sustentáveis.

Por fim, a formação surge como indispensável para a atualização de competências, neste caso em específico, as conhecidas Soft Skills. Ao capacitar os profissionais com as referidas competências, leva-os a enfrentar novos desafios com confiança e competitividade.

Em conjunto, estas três áreas permitem que os clientes da Best Advisors se posicionem de forma mais eficaz e diferenciada nos seus contextos concretos, transformando dificuldades em oportunidades.

 

Além da Best Advisors, também lidera a Azores Five Project – Serviços Turísticos. Como concilia estas duas áreas de atuação e quais sinergias identifica entre elas?

Conjugar duas áreas tão ricas e exigentes, como a Best Advisors e a Azores Five Project, é mais do que um exercício de gestão eficiente do tempo, é um compromisso com aquilo em que se acredita profundamente: as pessoas e o seu potencial, quer a nível do crescimento pessoal, quer na relação com o mundo à sua volta.

Na Best Advisors, o foco está no desenvolvimento pessoal e profissional, ajudando indivíduos e organizações a alcançarem o seu potencial máximo, enquanto na Azores Five Project, a missão é proporcionar experiências turísticas inesquecíveis que destaquem a riqueza cultural e natural dos Açores, bem como apoiar proprietários a realizarem o sonho de transformar propriedades em empreendimentos turísticos, e, por conseguinte, usufruírem de um rendimento passivo. Através de parcerias, todas as possíveis dificuldades são colmatadas com soluções, o que torna os processos mais céleres e prazerosos.

Conciliar estas duas áreas não é apenas uma questão de organização. É, acima de tudo, viver diariamente com propósito, rodeada por uma equipa que partilha esta visão. E é isso que torna o desafio não apenas possível, mas profundamente recompensador.

Acreditamos que, tanto o desenvolvimento pessoal, como a realização de sonhos dos proprietários e as experiências autênticas de quem visita a Região, têm um objetivo comum: trazer plenitude, bem-estar e uma sensação de ligação, seja consigo mesmo ou com o mundo.

 

No contexto do Dia Internacional da Mulher, qual é a sua mensagem para as mulheres que desejam empreender e alcançar posições de liderança?

Empreender e liderar não é apenas conquistar um espaço ou um título, é um ato de coragem e resiliência. Vai além de alcançar objetivos pessoais, pois é também um caminho para inspirar outras mulheres, para abrir portas onde antes existiam paredes e para mostrar que o impossível é apenas uma barreira à espera de ser derrubada.

Daí que, a mensagem é esta: a força para criar, transformar e liderar já está dentro de vocês. Acreditem profundamente no vosso valor, mesmo quando o mundo à vossa volta teima em não o reconhecer. Existirão desafios, porque quebrar padrões e construir algo novo nunca é fácil. Mas lembrem-se: cada obstáculo superado é uma vitória. Cultivem a resiliência como a vossa maior aliada e, ao longo do caminho, procurem criar redes de apoio com pessoas que acreditam no vosso potencial e motivam a ir mais longe.

No contexto do Dia Internacional da Mulher, e em todos os outros, celebrem quem são, honrem o vosso caminho e nunca deixem de lutar pelos vossos sonhos. Porque quando uma mulher se eleva, eleva consigo todas as outras.

E, de coração, desejo-vos a força e a fé para nunca desistirem.

 

O que significa para si ser uma líder nos Açores e que papel tem desempenhado na dinamização do empreendedorismo na região?

Ser uma líder nos Açores é, acima de tudo, um compromisso com as pessoas e com a Região. É carregar no coração a responsabilidade de honrar a singularidade deste arquipélago, que respira resistência, cultura e resiliência, e transformar essas qualidades em força para o seu desenvolvimento.

No meu percurso, tenho reforçado o papel de construir pontes. Pontes entre o passado e o futuro, entre a tradição e a inovação, entre as diferentes ilhas e, principalmente, entre as pessoas e os seus sonhos. Acredito que o empreendedorismo é uma das ferramentas mais poderosas para mudar vidas e fortalecer comunidades. Nos Açores, ganha ainda mais significado, pois cada iniciativa tem o potencial de gerar impacto não só local, mas também global, mostrando ao mundo a excelência e a criatividade que brotam destes pedaços de terra rodeados pelo Atlântico.

Tenho-me empenhado em criar oportunidades e em ser uma voz ativa na promoção do empreendedorismo. Contudo, este papel não é apenas de inspiração; é também de fazer, de transformar ideias em projetos tangíveis e de capacitar os outros a seguirem o mesmo caminho. Através da nossa marca “Conectar horizontes”, estamos presentes em quatro ilhas, e a trabalhar para ir mais além.

Ser uma líder nos Açores é acreditar que esta terra tem tudo para ser um local de inovação e excelência, sem perder a sua essência, enquanto se abraça o futuro com coragem e visão. Liderar aqui é um privilégio, mas acima de tudo, é um convite constante para sonhar, realizar e inspirar outros a fazerem o mesmo.

 

Quais são os principais projetos ou metas que tem para 2025, tanto para a Best Advisors como para a Azores Five Project?

2025 representa um marco importante, um ano para consolidar sonhos e materializar ambições, tanto para a Best Advisors como para o Azores Five Project. É um ano onde não apenas projetamos crescimento, mas também um impacto real e estável nas vidas das pessoas.

Para a Best Advisors a visão é clara: expandir horizontes e concretizar projetos já desenhados, que urgem ser implementados. Queremos levar os nossos serviços de Coaching e programas personalizados mais além, aprofundar o nosso propósito de ajudar pessoas e organizações a encontrar o seu potencial máximo, oferecendo soluções que se adaptem ao contexto único de cada cliente. Será um ano de fortalecer parcerias e continuar a inspirar para uma transformação verdadeira e sustentável,

Quanto à Azores Five Project, o foco está em elevar os Açores a um novo patamar como destino sustentável de referência, criando sinergias e experiências que respeitem e enalteçam a essência da cultura e do meio ambiente, assim como em aumentar a oferta de empreendimentos turísticos, com aposta na diversidade geográfica e na tipologia.

Apesar das diferenças entre essas duas áreas, existe um fio condutor que une todos os nossos esforços: o impacto positivo e transformador.

Em suma, 2025 será um ano de desafios, mas também de conquistas.

 

Que conselhos daria às mulheres que desejam transformar um propósito de vida num projeto profissional sustentável e de sucesso?

Transformar um propósito de vida num projeto profissional sustentável e de sucesso é uma das jornadas mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, mais recompensadoras que uma mulher pode abraçar. É um caminho de coragem, de autoconhecimento e de constante reinvenção.

A experiência ensinou-me que é muito importante acreditar no nosso propósito, o qual deve estar alinhado com os nossos valores; que sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, pelo que devemos sonhar grande, mas com estratégia, com um bom plano de ação; que o conhecimento é poder, razão pela qual devemos estar constantemente a atualizarmo-nos; que a inteligência emocional será fundamental para a solidão e para os novos relacionamentos; que é importante aceitar os desafios para aprender e crescer; que é essencial pensar a longo prazo, em especial no contributo que o projeto dará à sociedade e, acima de tudo,  que é a persistência nos dias difíceis, a paixão que colocamos em cada detalhe e a capacidade de honrar o nosso propósito que fará com que o projeto cresça e prospere.

Sonhos sem ação não passam de ideias, pior do que falhar é não tentar!

 

Olhando para o futuro, como imagina o impacto do seu trabalho e das suas empresas na sociedade e no setor empresarial?

Olhando para o futuro, a médio e longo prazo, imagino um impacto que vai muito além do tangível, um legado que ressoará na vida das pessoas, nas comunidades e na forma como se irá ver o trabalho e o mundo, uma verdadeira mudança de Mindset.

Na Best Advisors não se trata apenas de prestar serviços de Coaching, Consultoria ou Formação, mas de ajudar pessoas e organizações a ultrapassarem as suas limitações, a descobrirem o seu propósito e a transformarem sonhos em ações concretas. O impacto deste trabalho, acredito, será uma sociedade onde as empresas não serão apenas locais de trabalho, mas sim espaços de transformação, colaboração e realização.

Quanto à Azores Five Project, imagino um impacto profundo na forma como o mundo verá os Açores, isto é, mais do que um destino turístico, será um exemplo vivo de como o turismo pode ser sustentável, respeitando a natureza, a cultura e as comunidades locais, com um serviço de excelência no saber receber.

Observando ambas as empresas, espero que o nosso trabalho mostre que cada passo dado com consciência e paixão possa repercutir por muito tempo, tocando vidas, comunidades e que é possível aliar propósito, inovação e responsabilidade social.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 139

Popular

Mais Artigos deste tipo

As melhores lojas e marcas em Portugal que oferecem cashback

Imagine poder receber de volta uma parte do dinheiro...

A Velto Renewables e a Q ENERGY lançam uma parceria para adquirir projetos de energias renováveis na Europa

A Velto Renewables ("Velto"), um produtor de energia renovável...

Elanco apoia a Associação Ânimas na sua iniciativa “Ana e C57, o cão espacial”

Elanco apoia a Associação Ânimas na sua iniciativa “Ana...

Grupo Boticário atinge 32,8 mil milhões em vendas e cresce 19%, globalmente, em 2024

O relatório global anual reflete a evolução da estratégia...