Celebrante de Sonhos: Dar o Nó com pura arte e excelência

Data:

No universo dos casamentos, onde cada detalhe conta para tornar um dia verdadeiramente inesquecível, a Celebrante de Sonhos surge como um referencial de dedicação, personalização e entrega. Fundada por Gisela Barbosa, a empresa nasceu de um encontro inesperado e de um desafio que a fez mergulhar na investigação do papel de um celebrante. A qualidade do serviço prestado pela Celebrante de Sonhos foi amplamente reconhecida ao vencer, pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado Wedding Awards 2025 na categoria de Organizadores de Casamentos e é por isso que a Revista Pontos de Vista veio saber mais desta história “trajada de empreendedorismo”.

Como surgiu a ideia de criar a empresa “Celebrante de Sonhos” e qual foi a principal motivação por trás desse projeto?

É uma história curiosa, e que faz justiça à palavra Sonhos que temos no nome.

Fui a um congresso, no âmbito do trabalho que desenvolvia à data. Lá encontrei um colega que me disse que queria que fosse eu a celebrar o seu casamento. Eu não sabia, naquela altura, qual era o trabalho de um celebrante e ele, muito pacientemente, usou todo o fim de semana para me explicar o que era, o que fazia e porque é que ele entendia que eu poderia ser a celebrante perfeita para aquele momento tão especial para eles. Vim para casa a pensar nisso e, por curiosidade, comecei a pesquisar sobre o assunto. Investiguei sobre o que faziam os celebrantes a nível nacional e internacional,  em formação especifica no Brasil e nos Estados Unidos e um dia, depois de muito sonhar e  projetar, resolvi abrir a minha empresa. Não pude fazer o casamento do meu amigo por motivos profissionais, mas, depois disto, recebemos já a honra de celebrar este momento a centenas de casais. A Celebrantes de Sonhos, surgiu assim, como um sonho de um dia ter um projeto pessoal numa área onde, de alguma forma, pudesse trazer felicidade a todos aqueles com quem contactasse.

 

O que significa para si e para a sua equipa vencer, pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado Wedding Awards 2025 na categoria de Organizadores de Casamentos como Celebrante?

É quase um cliché dizermos que não se trabalha para os prémios, mas é verdade.  A nossa concretização reflete-se na felicidade dos noivos e dos seus convidados. É a eles que dedicamos a nossa atenção, dedicação, profissionalismo e carinho.

Estes prémios, assim como outros que já recebemos, são preciosos porque resultam precisamente da apreciação e avaliação dos nossos noivos. Ter uma pontuação de 5/5, ano após ano, penso que reflete o nosso rigor e o nosso foco na excelência e a vontade de querer fazer sempre mais e melhor.

Para nós cada pessoa, cada momento, cada história, são tratados como um tesouro único e irrepetível, e sentimos que esta avaliação reflete isso.

 

O setor nupcial é altamente competitivo. Quais considera serem os principais diferenciais que fazem da Celebrante de Sonhos uma referência no mercado?

Dedicação, muito trabalho e proximidade com os noivos que nos escolhem e o cuidado com as suas histórias, são determinante para nós. Para além disso, focamo-nos nos detalhes e em encontrar em todos os momentos da cerimónia tudo aquilo que reflita a personalidade e os desejos dos casais. Procuramos sempre inovar. Encontrar formas de sermos sempre mais criativos, empreendedores e dinâmicos, quer nas cerimónias, quer na forma como chegamos aos nossos clientes.

 

Como descreve a experiência de atuar como Celebrante de Casamentos e qual o impacto emocional desse trabalho para si e para os casais?

Os casais que nos escolhem costumam referir que o nosso cuidado e dedicação os fizeram sentir-se seguros e felizes ao longo de toda a cerimónia. Reviram-se completamente no trabalho que lhes dedicamos e ficam geralmente tão contentes que nos contratam para outros momentos das suas vidas, como a renovação dos votos, celebração das bodas, para escrever a sua história de amor em livro (sim, também o fazemos!) e até para criarmos a cerimónia de apadrinhamento dos seus filhos (semelhante ao batismo, mas sem caráter religioso). Isso faz com que os acompanhemos ao longo das suas vidas.

Para mim, pessoalmente, não exagero se disser que estou a viver um sonho que foi para além de tudo o que imaginei. Em quatro anos, a minha vida permitiu-me encontrar uma profissão que me realiza completamente e criar uma equipa onde me orgulho de cada um deles pelo trabalho que desenvolvem e, principalmente, pelas pessoas maravilhosas que são. Celebrar um casamento é um ato de amor, e aqui, vivendo estas histórias tão incríveis de entrega e superação, sinto que encontrei o meu lugar.

Qual a importância das avaliações e testemunhos dos casais que confiaram na Celebrante de Sonhos? De que forma isso influencia o crescimento e reconhecimento da empresa?

É extremamente importante para nós ouvirmos a opinião daqueles que contatam connosco. Escutarmos os parceiros, os fornecedores, os familiares e amigos dos noivos e, claro, os casais que nos escolhem. Temos uma regra na empresa que passa por não utilizar as celebrações dos nossos casais como um meio de promoção. Ora, quando falamos de um serviço inovador e não apresentamos vídeos de como tudo se processa, torna o processo de desmistificação e promoção um pouco mais complexo, mas não impossível. Acreditamos que o casal tem todo o direito à sua privacidade e não usamos aqueles que nos confiaram um dos momentos mais importantes (e íntimos) das suas vidas como publicidade. Para isso, optamos por divulgar as suas partilhas e opiniões. Com elas crescemos, aprendemos e motivamo-nos a fazer sempre mais e melhor.

 

A personalização é um dos pontos-chave do vosso serviço. Pode partilhar um exemplo de cerimónia particularmente marcante ou diferenciada que tenha realizado?

Já foram tantos e tão diversos os desafios que nos colocaram e aqueles que nós próprios colocamos aos noivos. Desde integrar elementos culturalmente muito diversos nas celebrações, tendo em conta que recebemos já noivos de praticamente todas as partes do mundo, até fazer casamentos surpresa, ou mesmo realizar cerimónias em lugares inóspitos como num coreto no meio de uma montanha, na praia, em parques naturais, numa falésia ou, literalmente, numa das praças mais impactantes de Santiago de Compostela, foram já muitas as memórias originais criadas em torno das cerimónias. Somente a dois ou com centenas de convidados, costumo dizer que a imaginação é o limite e, ao longo dos anos, esta tem sido uma grande verdade. Já tivemos “simulacros” com bombeiros, paradas, demonstrações de patinagem e de dança, participação  de escuteiros, paradas militares e até ciclistas,  casamentos duplos, surpresas feitos pelos próprios noivos um ao outro, e até a integração de momentos específicos da festa na própria cerimónia, como o corte do bolo.

Mas o fundamental é entrar em cada desafio, em cada casal, em cada cerimónia sabendo que não há duas pessoas iguais, dois casais iguais, duas cerimónias iguais.

 

Como empreendedora e líder, quais foram os principais desafios que enfrentou ao longo destes quatro anos e como os superou?

Enquanto responsável pela empresa Celebrante de Sonhos, a maior dificuldade que tenho encontrado prende-se com o desconhecimento do tipo de serviços que desenvolvemos. Para o ultrapassar investimos em parcerias com outros fornecedores, apresentação em showrooms e eventos especializados e noutros mais generalistas, presença nas redes sociais e, claro, no contato direto com os noivos, pois, sabemos, não há melhor referência que a voz daqueles que nos escolheram.

Outro desafio que destaco deriva do crescimento exponencial da equipa, pois procuramos sempre encontrar os profissionais perfeitos para a nossa empresa, quer no que diz respeito às valências específicas, quer no carisma e disponibilidade que pretendemos que cada um tenha para que a alma da Celebrantes de Sonhos seja sempre cada vez maior mas sempre dentro da mesma perspetiva.

 

Empreender no setor de casamentos exige dedicação, criatividade e resiliência. Que conselho daria a outras mulheres que desejam empreender neste setor ou em qualquer outra área?

Nos dias de hoje, considero que é importante termos consciência que o nosso papel enquanto mulheres não é facilitado pela nossa necessidade constante de multiplicação de papéis. Desempenhamos tantas tarefas ao mesmo tempo e em cada uma delas a dedicação é sempre extrema. Esta capacidade de nos desdobrarmos e cumprirmos com afinco aquilo a que nos propomos é uma enorme mais valia também no campo profissional. É inevitável que nunca se cristalize, devendo procurar sempre fazer mais e melhor em todos os momentos. Embora esteja sempre atenta ao mercado e aos outros colegas de profissão, só competimos connosco, numa lógica de melhoria constante.

 

No contexto do Mês Internacional da Mulher, qual é a sua visão sobre o papel da mulher no empreendedorismo e na liderança? Acredita que existem desafios específicos para as mulheres empresárias?

Embora cada vez mais pareça ser consensual que é fundamental investir-se na conciliação da vida pessoal com a profissional, parece que cada vez mais se torna difícil de gerir. Com o aumento das exigências de ambos os lados, equilibrar a maternidade com a carreira continua a ser um adamastor difícil de transpor.

Para enfrentar estas barreiras, é fundamental que as empresas ofereçam suporte e oportunidades de desenvolvimento para as mulheres, bem como promover a igualdade de género em todas as áreas da empresa.

Eu também senti a dificuldade de viver num país onde os apoios às mulheres continuam a ser escassos, principalmente quando se tratam de famílias monoparentais. No meu caso, só com o apoio de uma família extraordinária pode ser possível criar o meu filho e ainda assim realizar-me profissionalmente.

Costumo dizer que não sou uma otimista utópica, mas sou alguém que se esforça todos os dias por ver o “copo meio cheio” e a “fonte onde sempre o posso ir encher mais um pouco.” Acredito que, juntos, podemos criar um futuro mais inclusivo e igualitário para todas as mulheres , principalmente para aquelas que têm a coragem de assumir cargos de liderança e empreendedorismo.

 

Quais são as próximas ambições e projetos da Celebrante de Sonhos para os anos que se seguem?

Chegar a mais casais, universalizar este serviço, continuar a investir na profissionalização dos vários elementos da equipa e em encontrar os melhores para celebrar em ainda mais línguas (neste momento, fazemos cerimónias em português, francês, inglês, alemão, espanhol e italiano).  Queremos poder expandir-nos e trabalhar noutras regiões do país e do mundo onde os nossos serviços ainda não têm a expressão que desejamos. E, principalmente, continuar a fazer de cada celebração um momento único e inesquecível.

 

Para finalizar, que mensagem gostaria de deixar aos casais que sonham com uma cerimônia inesquecível e estão à procura de um celebrante para o seu grande dia?

Não desistam desse sonho. O casamento é um marco maravilhoso na vida de duas pessoas. Todo o dia é fundamental e a escolha dos outros serviços irá, com certeza, engrandecer e preencher o vosso dia, mas, pensem bem: de que se trata? Da confirmação pública daquilo que vos une e da concretização de uma promessa que estão dispostos enquanto casal. Sem isso, é mais uma festa. Optar pelos nossos serviços permite que a cerimónia não seja só um momento extra e, sim, o verdadeiro motivo porque a festa acontece, porque será o ponto alto do dia e, certamente, das vossas vidas.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 139

Popular

Mais Artigos deste tipo

As melhores lojas e marcas em Portugal que oferecem cashback

Imagine poder receber de volta uma parte do dinheiro...

A Velto Renewables e a Q ENERGY lançam uma parceria para adquirir projetos de energias renováveis na Europa

A Velto Renewables ("Velto"), um produtor de energia renovável...

Elanco apoia a Associação Ânimas na sua iniciativa “Ana e C57, o cão espacial”

Elanco apoia a Associação Ânimas na sua iniciativa “Ana...

Grupo Boticário atinge 32,8 mil milhões em vendas e cresce 19%, globalmente, em 2024

O relatório global anual reflete a evolução da estratégia...