“É minha prioridade diária ligar o compromisso da nossa equipa ao sucesso da A.S.D.”

Data:

Com 25 anos de experiência profissional, Cristina Jorge construiu a sua trajetória de liderança de forma instintiva e apaixonada. Desde outubro de 2024, assume o cargo de General Manager da A.S.D. – Soluções de Banho, S.A., onde alia a inovação à sustentabilidade, impulsionando a empresa para novos desafios no mercado nacional e internacional. Na entrevista concedida à Revista Pontos de Vista, partilha a sua visão sobre gestão estratégica, o impacto da diversidade no ambiente corporativo e a importância do investimento no bem-estar das equipas.

Como surgiu a sua ligação à A.S.D. – Soluções de Banho, S.A em Aveiro e qual tem sido a sua trajetória profissional até chegar à posição de General Manager?

A paixão pela gestão e liderança foi sendo construida ao longo destes 25 anos de precurso profissional de forma muito instintiva. Paradoxalmente ao meu estilo de gestão, acontece muito mais por consequência do fazer o que gosto do que por planeamento ou antecipação de etapas. Todos os desafios que abracei e pessoas com quem me cruzei funcionaram sempre como motor de impulso e referência para a profissional que sou hoje.

Desde cedo, e em todas as etapas, assumi de forma natural um papel ativo na transformação e gestão da mudança nas organizações, o que provocou a escolha natural, das organizações e minha, em assumir desafios e responsabilidades em diferentes setores, áreas funcionais e geografias, com panos culturais, empresariais e organizacionais quase diametralmente opostos.

Cada etapa da minha carreira moldou a minha visão da gestão e da liderança, a minha paixão pela inovação e pela gestão estratégica, e preparou-me para esta nova etapa como General Manager numa empresa como a A.S.D. – Soluções de Banho, S.A..É um passo que sinto como muito natural, num contexto que permite aplicar o ser e o fazer para impulsionar o crescimento sustentável da empresa.

 

Quais os principais desafios que encontrou desde que assumiu a liderança da empresa em outubro de 2024?

Desde outubro de 2024 o principal desafio tem sido equilibrar a expansão da empresa com a sustentabilidade e eficiência produtiva. A adaptação às exigências do mercado, a digitalização dos processos e a consolidação da marca são objetivos que me movem diariamente. No entanto, o maior dos meus compromissos é o investimento no desenvolvimento e bem-estar das pessoas que fazem parte da A.S.D., é esta a base para o crescimento e que nos permite alcançar as metas que ambicionamos.

 

A inovação tem sido um pilar essencial no setor das soluções de banho. Como a A.S.D. se posiciona para acompanhar as tendências e necessidades do mercado? Que projetos inovadores ou estratégias têm sido implementados para diferenciar a marca no setor?

Acredito na inovação como uma forma de estar, incontornável para nos mantermos competitivos e relevantes. Na A.S.D. trabalhamos para que a empresa esteja um passo à frente, antecipando tendências e desenvolvendo soluções que realmente façam a diferença para os clientes.

É uma prioridade estratégica desenvolver soluções inovadoras que apostam na sustentabilidade e na eficiência dos processos produtivos. É vital para nós investir em tecnologia e em novos materiais para diferenciar a nossa marca e reforçar o nosso posicionamento no mercado.

 

O que significa para si liderar uma empresa neste setor e de que forma o seu propósito se reflete no seu trabalho diário? Como a A.S.D. impacta positivamente os clientes e o setor das soluções de banho em Portugal e além-fronteiras?

Liderar a A.S.D. significa para mim criar um impacto positivo no setor e também nas pessoas que aqui trabalham e nas que venham a trabalhar no futuro. O meu trabalho reflete este compromisso em cada decisão e em cada ação. Sinto orgulho no crescimento e expansão da A.S.D. para mercados internacionais levando a qualidade e a inovação portuguesa a um público mais vasto. Cada passo que damos contribui para um setor mais avançado e responsável, ambicionamos e trabalhamos para levar os nossos produtos a diferentes mercados e para reforçar a presença de Portugal como um país inovador na indústria das soluções de banho.

Este percurso, como qualquer precurso de sucesso, só é possível com a dedicação e talento de pessoas. É minha prioridade diária ligar o compromisso da nossa equipa ao sucesso da A.S.D., criar um ambiente de trabalho que valoriza, motiva, desenvolve e desafia cada profissional, onde todos podem crescer, podem ser e podem fazer o seu melhor a cada dia. Este é o maior e mais importante desafio e o maior impacto que ambiciono criar.

 

Sendo uma mulher numa posição de liderança, quais os principais desafios e conquistas que destacaria ao longo da sua carreira?

Ser mulher numa posição de liderança significa enfrentar desafios diários a vários níveis, nomeadamente o ter que provar a capacidade de gestão e liderança em ambientes tradicionalmente dominados por homens. Sempre encarei este facto como estímulo e motor e nunca como barreira, acredito e reconheço que a diversidade e a inclusão no feminino têm vindo a ganhar espaço muito à custa desta capacidade de transformar e criar oportunidades feita por e para mulheres líderes.

 

Acredita que o mercado está mais aberto às mulheres líderes ou ainda existem barreiras significativas?

Acredito em ambientes empresariais inclusivos como fonte de crescimento, mas inclusão não trata só de género ou de origens culturais e geográficas, é redutora esta visão. Trata sim da diversidade de pensamento e formação e, esta sim, está muito longe do que precisamos nas organizações. É, na minha perspetiva, fundamental acrescentar camadas de pensamento que desafiem as crenças, enviesamentos e saberes das organizações, é fundamental incomodar e desafiar. Há ainda muito por fazer e um longo caminho a percorrer.

Para a A.S.D., tal como em experiências anteriores, quero trazer essa diversidade porque acredito que é um fator chave para alcançar os objetivos a que nos propomos.

 

Quais são as suas principais ambições para o futuro da A.S.D. e da sua carreira?

O meu futuro na A.S.D. passa por continuar a crescer como pessoa e como lider, quero continuar a desafiar-me, a aprender e a evoluir, garantindo que cada decisão que tomo contribui para um futuro sólido e promissor. Para mim crescimento profissional está diretamente ligado ao impacto que consigo gerar na empresa e nas pessoas que nela trabalham.

Ambiciono fortalecer o posicionamento da empresa nos mercados internacionais, expandir a nossa presença e impulsionar a empresa para novos patamares. Consolidar a marca como referência no setor mantendo um equilíbrio entre inovação, sustentabilidade e eficiência, garantindo que a empresa não só cresce, mas também se reinventa constantemente, sem nunca perder de vista os valores que nos definem.

 

Que conselhos daria a outras mulheres que aspiram a cargos de liderança e empreendedorismo?

O que posso deixar como mensagem a outras mulheres que aspiram a cargos de liderança, de forma muito simples, é que nunca deixem que as dúvidas dos outros definam o vosso percurso, mas, acima de tudo, nunca deixem que as vossas dúvidas limitem o vosso precurso e as vossas ambições. Encarar as dificuldades como desafios ajuda-nos muito mais do que ver problemas que somos obrigadas (muitas vezes auto-obrigadas) a ultrapassar. Pode ser muito mais desafiante e compensador encontrar novos caminhos do que insistir em quebrar obstáculos nas estradas que já existem.

 

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 139

Popular

Mais Artigos deste tipo

As melhores lojas e marcas em Portugal que oferecem cashback

Imagine poder receber de volta uma parte do dinheiro...

A Velto Renewables e a Q ENERGY lançam uma parceria para adquirir projetos de energias renováveis na Europa

A Velto Renewables ("Velto"), um produtor de energia renovável...

Elanco apoia a Associação Ânimas na sua iniciativa “Ana e C57, o cão espacial”

Elanco apoia a Associação Ânimas na sua iniciativa “Ana...

Grupo Boticário atinge 32,8 mil milhões em vendas e cresce 19%, globalmente, em 2024

O relatório global anual reflete a evolução da estratégia...