O relatório global anual reflete a evolução da estratégia do grupo, que se baseia num ecossistema multimarca e multicanal, com foco no cliente, investimentos contínuos em inovação e expansão da operação fabril e logística
O Grupo Boticário acaba de publicar o relatório anual de marca global, referente a 2024, no qual anuncia um forte desempenho impulsionado pela inovação, expansão estratégica e compromisso com a sustentabilidade. Esta evolução reforça o investimento contínuo do grupo no mercado português, onde pretende consolidar a sua posição e oferecer aos consumidores portugueses produtos e experiências de beleza inovadoras e de alta qualidade.
Em 2024, o Grupo Boticário demonstrou um crescimento robusto, com o número de vendas a atingir 32,8 mil milhões de euros (conversão realizada frente aos resultados locais no Brasil – R$ 35,7 biliões), um crescimento de 19% face a 2023. Este desempenho permitiu-lhe consolidar a sua posição como a 7ª maior empresa de beleza do mundo, demonstrando a sua relevância e competitividade no mercado global.
Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento sustentaram um alto patamar de inovação, com cerca de 5 mil novos produtos desenvolvidos e outros 2 mil reformulados. Cerca de 27% das vendas totais do Grupo Boticário foram provenientes de produtos lançados há menos de um ano. As categorias de maior destaque, em 2024, são: Perfumaria, Cabelos e Cuidados Pessoais.
“2024 foi um ano de grandes conquistas para o Grupo Boticário e os números falam por si. Este crescimento não se traduz apenas num marco financeiro, mas também comprova a liderança e o impacto positivo que as nossas marcas têm na vida dos consumidores. Olhamos para o futuro com otimismo e confiança e continuaremos a trabalhar arduamente para superar as expectativas dos nossos consumidores. Acreditamos que o futuro da beleza é inovador, sustentável e inclusivo. “, declara Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário Portugal.
Em 2024, o Grupo Boticário comemorou 38 anos em Portugal, um ano marcado pela inauguração da primeira loja sustentável, O Boticário Lab, e o lançamento do programa ‘Empreendedoras da Beleza’, projeto já consolidado no Brasil, que proporciona cursos gratuitos nas áreas de beleza, empreendedorismo, vendas, desenvolvimento pessoal e criação de conteúdo, tendo como objetivo auxiliar na habilitação profissional da população portuguesa.
Além disso, a empresa mantém firme o seu compromisso com o consumidor português, acompanhando de forma atenta as suas necessidades, preferências e a dinâmica do mercado local. Essa proximidade tem-se refletido nos recentes lançamentos da marca, como Malbec Icon, que celebrou os 20 anos da fragrância com o embaixador José Condessa; a constante inovação de Nativa SPA, onde segue líder no segmento; o lançamento de Lily Gardénia, com a atriz Sara Matos como embaixadora; e a criação de Aura, desenvolvida em colaboração com a influenciadora Helena Coelho, alinhada às principais tendências de consumo de maquilhagem.
Este foco contínuo na excelência e na escuta ativa do consumidor tem sido reconhecido por meio de importantes distinções: Melhor Loja de Portugal – Beleza e Perfumaria; Melhor Ativação de Marca, com o projeto O Boticário LAB; Escolha do Consumidor nas categorias de Fragrâncias e Venda por Catálogo; e o Prémio 5 Estrelas em Perfumaria e Cosmética por Catálogo. Reconhecimentos que reforçam a solidez da marca no país e a sua capacidade de gerar experiências relevantes, inovadoras e alinhadas com os valores de sustentabilidade, proximidade e propósito.
O ano transato foi também marcado por uma conquista inédita no Cannes Lions International Festival of Creativity 2024, um dos festivais de marketing mais prestigiados do mundo. Com a marca O Boticário, a empresa ganhou um Leão de Bronze na Glass – The Lion For Change, uma das categorias mais importantes do festival que reconhece projetos sobre igualdade de género. A campanha para o Dia dos Pais de 2023, “Instinto Paterno” com o mote “Até quando vamos achar que 5 dias serão suficientes” foi reconhecida por promover reflexões sobre a Licença Parental Universal, benefício oferecido pelo Grupo Boticário a todos os colaboradores.
Os resultados financeiros de 2024, aliados a um índice de reputação emocional de 75,1% na categoria de “retail others”, no estudo da REPSCORE*, referente à marca O Boticário, divulgado em março de 2025, demonstram a força da estratégia do Grupo Boticário, que combina crescimento, inovação e um forte compromisso com a satisfação dos seus clientes.