O responsável irá liderar as operações e impulsionar a expansão da Sovos na região europeia
A Sovos, empresa global especializada em soluções de faturação eletrónica e conformidade fiscal, anuncia Rui Fontoura como novo Managing Director na Europa da Sovos. Esta nomeação representa a continuidade do percurso do gestor dentro do grupo norte-americano, após aquisição da Saphety, em 2021, empresa portuguesa que liderou durante mais de uma década.
Rui Fontoura tem sido a figura central no processo de integração da Saphety na Sovos, onde desempenhava até agora funções como Country Manager em Portugal. No novo cargo, o responsável assume o desafio de liderar a expansão e consolidação da Sovos no mercado europeu, numa altura em que a transformação digital e a crescente complexidade regulatória exigem uma liderança experiente e próxima das empresas.
“É com grande entusiasmo que assumo este novo desafio. O mundo empresarial está a atravessar uma transformação profunda no que toca à digitalização das obrigações fiscais e transacionais, e a Sovos está posicionada de forma única para apoiar empresas em todo o mundo nesse processo. É uma honra liderar uma equipa global talentosa, comprometida com a excelência, e continuar a construir soluções que ajudam os nossos clientes a navegar com confiança num cenário fiscal em constante mudança”, afirma Rui Fontoura, Managing Director na Europa da Sovos.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico, Rui Fontoura iniciou a sua carreira na ParaRede, em 1995, como gestor de produto na área de EDI. Após a aquisição da unidade de Integração de Produtos e Sistemas pela Soflimits, passou a desempenhar funções como Diretor de Mercados Eletrónicos. Com a compra desta unidade pela Sonae, Rui Fontoura assumiu a liderança da Saphety, em dezembro de 2010, empresa que viria a transformar-se num player internacional de referência em faturação eletrónica e sincronização de dados.
Com esta nomeação, a Sovos reforça o seu compromisso em consolidar a presença no mercado europeu e apoiar empresas na adaptação aos crescentes desafios da faturação eletrónica e conformidade fiscal, garantindo soluções globais, seguras e alinhadas com as exigências regulatórias de cada país.