Saúde Infantil, Nutrição e Alimentação

Data:

Dra. Bárbara Plácido, nutricionista

A nutrição infantil apresenta elevada importância, uma vez que representa um dos pilares para um bom desenvolvimento e crescimento das crianças.

Os comportamentos e atitudes adquiridos na infância, assim como, as escolhas alimentares realizadas nesta fase são marcantes pois influenciarão a vida adulta.

A garantia de que os bebés e crianças tenham acesso a uma alimentação completa e equilibrada desde o nascimento é essencial na construção de uma base sólida para a saúde ao longo de toda a vida.

O leite materno é considerado o melhor alimento para satisfazer as necessidades do lactente e deve ser mantido durante a diversificação alimentar, sendo que esta corresponde a um curto período de transição, desde a amamentação ou a alimentação com fórmula infantil, até à inclusão na dieta familiar.

Durante a infância é extremamente importante um adequado aporte nutricional, com a presença de todos os macronutrientes e micronutrientes, uma vez que o organismo está em constante desenvolvimento.

É também importante prestar atenção aos sinais dados no que respeita à fome e saciedade, de forma a perceber quando devemos oferecer alimento e, sobretudo, quando devemos parar.

Uma boa alimentação permite-nos obter um crescimento adequado, um bom desenvolvimento cognitivo, uma boa imunidade e ainda a prevenção de doenças crónicas, tais como obesidade, hipertensão, … que podem efetivamente manifestar-se já durante a infância.

Diariamente enfrentamos alguns desafios que, por vezes, podem prejudicar a alimentação das nossas crianças.

A insegurança alimentar, a escassez alimentar são duas situações que ainda acontecem e que levam muitas famílias a não terem acesso a alimentos nutritivos.

Também a publicidade a alimentos menos saudáveis, acaba por atrair o público infantil.

A rotina diária e a falta de tempo por parte dos pais ou cuidadores levam muitas vezes a que estes recorram a opções menos saudáveis, como por exemplo refeições já prontas ou pré-preparadas, geralmente com um grau de processamento elevado.

Concluindo assim a alimentação infantil está intimamente relacionada com o desenvolvimento saudável das crianças.

A garantia de uma nutrição adequada corresponde, de certa forma, a um investimento no futuro, contribuindo para que o crescimento e o desenvolvimento psicomotor ocorram da melhor forma.

 

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 140

Popular

Mais Artigos deste tipo

LIPEDEMA – Sofia Carvalho

SOFIA CARVALHO, CIRURGIÃ PLÁSTICA E ESTÉTICA DA LISBON PLASTIC SURGERY O...

SAÚDE FEMININA

Sofia Carvalho Pinto | Médica especialista em Medicina Preventiva...

CANCRO DA PRÓSTATA: QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO?

Dr. Pedro Nogueira da Silva, Urologista da Rede Trofa...

Além da Dor: desvendar a Fibromialgia e Recuperar a Qualidade de Vida

  Dr. Rogério Pereira, fisioterapeuta da Clínica Espregueira no...