“Queremos contribuir para a mudança do paradigma em que vivemos para um outro, em que as pessoas e o bem-estar estejam no centro da decisão”

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Como é habitual nas nossas edições mensais da Revista Pontos de Vista, “vemos subir ao palco” Cátia Arnaut, fundadora e CEO da Happyology – The Science of Happiness. Com um percurso profundamente alinhado com os valores da liderança consciente e da sustentabilidade humana e organizacional, Cátia Arnaut tem vindo a transformar a forma como as empresas olham para a saúde mental, a segurança psicológica e o bem-estar no local de trabalho. Sob a sua liderança, a Happyology não só fala de bem-estar — pratica-o diariamente. Desde a produção de energia limpa, ao compromisso com práticas de vida mais sustentáveis, à promoção da igualdade de género, através de projetos internacionais como o Bring Women Back to Work, a organização assume um papel exemplar na criação de impacto positivo.

De que forma a Happyology promove o bem-estar e a saúde mental no contexto organizacional?

A Happyology desenvolve cursos de formação na área do Bem-Estar Individual e Bem-Estar Organizacional e presta serviços de consultoria e auditoria a organizações na área do bem-estar. Uma vez que a saúde mental é uma componente fundamental do bem-estar, nomeadamente organizacional, a Happyology tem ferramentas práticas de fácil aplicação e integração que promovem as condições necessárias para que os ambientes organizacionais sejam de segurança psicológica e assim promovam a saúde mental.

 

Como descreveria o papel da liderança consciente no mundo empresarial atual?

A liderança consciente é uma competência chave e estratégica no contexto organizacional, para garantir a sustentabilidade e prosperidade das organizações. Organizações sem este tipo de liderança estarão sempre aquém do seu potencial, perdem competitividade e minam os seus resultados.

 

A sustentabilidade ambiental é uma preocupação da Happyology? De que forma está incorporada nas suas práticas?

O ambiente é também uma componente fundamental ao bem-estar, em particular em termos societais, pelo que essas preocupações estão integradas nos nossos conteúdos e integram uma das componentes da formação do bem-estar organizacional, nomeadamente na vertente da relação com os ESGs. Internamente, não falamos só para os nossos Clientes e alunos, nós fazemos mesmo “walk the talk” pelo que produzimos a nossa energia através de painéis fotovoltaicos, o carro é eléctrico, reciclamos e procuramos ter uma alimentação mais verde.

Que iniciativas de responsabilidade social têm vindo a desenvolver ou apoiar?

Estabelecemos uma parceria com a iniciativa Suíça “Bring Women Back to Work”, com quem temos colaborado e contribuído activamente para o reskilling de mulheres que querem regressar ao mercado de trabalho. Em Portugal, temos vindo a fazer esforços para participarmos e colaborarmos em iniciativas semelhantes, pelo que esperamos poder vir a alargar a nossa contribuição também em Portugal até ao final deste ano.

 

Como promovem a diversidade e a inclusão nas vossas equipas e programas?

Pela dimensão da nossa equipa, esta questão ainda não se colocou, mas diria que o primeiro passo é garantir que as nossas fontes de recrutamento são em si mesmas diversas, de forma a assegurar que não perpetuamos uma estigmatização, ainda que inconsciente e muitas vezes involuntária.

 

Que impacto gostaria que a Happyology deixasse no ecossistema empresarial e na sociedade?

A nossa missão é ambiciosa – queremos contribuir para a mudança do paradigma em que vivemos para um outro, em que as pessoas e o bem-estar estejam no centro da decisão, e queremos fazê-lo indivíduo a indivíduo, organização a organização, país a país. Gostaríamos de ser reconhecidos como a organização que contribuiu para essa mudança.

 

Que mensagem gostaria de deixar às empresas que pretendem evoluir para modelos mais conscientes e positivos?

Gostaríamos de sublinhar que não só é possível fazer essa mudança como é estratégica – quem não mudar dificilmente será sustentável a longo prazo e a Happyology de tudo fará para apoiar essa mudança e contribuir para essa evolução.

A Cátia Arnaut é a Fundadora e Chief Happiness Officer (CHO) da empresa Happyology – The Science of Happiness, uma organização que promove o bem-estar individual e das organizações através de serviços de formação e consultoria. Com um doutoramento na área do bem-estar, a Cátia assina o espaço Happy Hub onde mensalmente falamos de Felicidade Organizacional.

Nota: O artigo foi redigido sem observar o acordo ortográfcio que a autora não subscreve.

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Revista Pontos de Vista Edição 141

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