Rede de lojas de proximidade ‘Aqui é Fresco’ escolheu Aveiro para a maior Convenção do setor do comércio

Data:

A rede ‘Aqui é Fresco’, que reúne cerca de 700 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, escolheu este ano, pela primeira vez, a cidade de Aveiro como palco para a maior Convenção do setor do Comércio de Retalho em Portugal, tendo se realizado a 8 e 9 de junho.

Esta nova localização marca um passo importante na estratégia da ‘Aqui é Fresco’, que pretende reforçar a sua presença em diferentes regiões do país, promovendo a descentralização e aproximando ainda mais os seus parceiros e clientes locais.

Reconhecida como um ponto de encontro privilegiado para o negócio direto entre representantes das principais marcas, retalhistas e grossistas, a Convenção ‘Aqui é Fresco’ movimentou mais de 15 milhões de euros em transações durante a sua edição de 2024, refletindo a forte dinâmica e relevância do evento para o setor.

Nesta 14.ª edição em 2025, o evento contou com 100 stands, a maior dimensão de sempre, onde estiveram representadas algumas das maiores empresas e marcas nacionais e internacionais. O jantar de gala incluiu um espetáculo com o cantor José Cid. Entre os convidados de honra, estão o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e representantes da ASAE, AIMA e da Centromarca, entre outras personalidades de relevo.

Segundo Carla Esteves, diretora executiva da ‘Aqui é Fresco’: “Esta edição da nossa convenção marcou, mais uma vez, a força e a resiliência do pequeno e médio comércio de retalho, bem como a sua impressionante capacidade de adaptação e inovação. Era um momento aguardado por todos os intervenientes do setor para realizar negócios, partilhar novidades e criar novas oportunidades e parcerias.”

“As lojas de proximidade, os grossistas e as marcas encararam este evento como uma oportunidade única para negociações que lhes permitem chegar ao consumidor final com os melhores preços. A apresentação de novos produtos também é sempre um dos pontos altos da convenção. É este o papel da ‘Aqui é Fresco’ — usar a força da rede para garantir as melhores condições de compra”, acrescenta Carla Esteves.

A rede tem vindo a expandir significativamente a sua marca própria de produtos, a UP, contando atualmente com mais de 600 referências nas áreas alimentar e não alimentar — desde mercearia, confeitaria e bebidas, até congelados, detergentes e higiene pessoal. Em 2025, o foco continuará na ampliação desta oferta, com especial atenção ao canal HORECA (hotelaria, restauração e catering).

Sob o mote ‘Juntos pela Economia Circular’, a edição deste ano reforçou o compromisso da ‘Aqui é Fresco’ com a sustentabilidade, promovendo práticas responsáveis ao nível do consumo e gestão de recursos. Todos os excedentes alimentares e produtos não consumidos durante os dois dias da Convenção irão ser doados à FAM – Fundação dos Armazenistas de Mercearia (fundacaoarmazenistasmercearia.pt), uma IPSS dedicada a melhorar as condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Como parte do seu compromisso social, a rede ‘Aqui é Fresco’ lançou um apelo à solidariedade dos seus fornecedores parceiros, incentivando-os a contribuir com a doação de produtos. Estas doações destinam-se a apoiar as famílias acompanhadas pela Fundação do Gil, reforçando a missão da Convenção de promover não só a economia circular, mas também um impacto social positivo junto das comunidades mais vulneráveis. A rede ‘Aqui é Fresco’ integra ainda a plataforma Too Good To Go e o movimento ‘Unidos Contra o Desperdício’, contribuindo ativamente para a redução do desperdício alimentar e para a construção de um futuro mais sustentável.

 

Sobre a ‘Aqui é Fresco’:

A rede ‘Aqui é Fresco’ é constituída por um grupo de cerca de 700 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, espalhadas por todo o país, que se uniram com o objetivo de melhor servir os consumidores, garantindo-lhes assim, a melhor qualidade ao melhor preço. O lema da rede ‘Aqui é Fresco’ é “Perto e de Confiança”. Pretendemos com isto transmitir, de forma muito transparente e genuína aquilo que somos, representamos e pretendemos estar perto dos consumidores, na porta ao lado ou na esquina em frente, com a certeza de que nos conhecem pelo nome e confiam em nós. Todos os intervenientes neste negócio, Sociedade, grossistas e retalhistas, trabalham em verdadeiro espírito de equipa, onde tudo acontece num ambiente único de sólida confiança.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 141

Popular

Mais Artigos deste tipo

Como pedir financiamento rápido e seguro sem sair de casa

Atualmente, a tecnologia facilita quase todos os aspetos da...

“Sempre assumi que liderar uma empresa, implica uma visão transversal e global de toda a organização”

No contexto empresarial atual, onde a inovação, a sustentabilidade...

A Humanização como Pilar de uma Nova Visão no Imobiliário

Num setor historicamente marcado por abordagens convencionais e altamente...

“Inclusão efetiva, justiça social, inovação com propósito e equidade de oportunidades”

Visionária, estratega e defensora incansável do empoderamento feminino, Eugénia...