No contexto empresarial atual, onde a inovação, a sustentabilidade e a proximidade com o cliente se tornaram pilares fundamentais para o crescimento e resiliência das marcas, é imprescindível destacar líderes que promovem um impacto empresarial verdadeiramente positivo. Cidália Ferreira, CEO da OPTICALIA PRO e do Grupo EOL Vision Premium, é um exemplo claro dessa liderança estratégica e transformadora. Nesta entrevista à Revista Pontos de Vista, partilhamos a visão, os valores e os desafios de uma líder que acredita que o sucesso de uma marca reside na capacidade de antecipar o futuro, envolver equipas com propósito e criar soluções que elevem o bem-estar e a saúde visual das pessoas.
Ao longo dos últimos anos, quais considera serem os principais pilares que sustentaram o crescimento e posicionamento do Grupo OPTICALIA Portugal no mercado nacional?
Os pilares basilares que sustentaram o crescimento e posicionamento do nosso Grupo no mercado nacional foram a inovação constante, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e uma relação de proximidade com o cliente. A aposta em tecnologia de ponta e a formação contínua dos colaboradores, a qual sempre foi complementada com programas de desenvolvimento e de liderança, permitiram garantir que a empresa estivesse sempre preparada para enfrentar desafios futuros, os quais também foram fundamentais para manter a competitividade e a excelência no atendimento. Paralelamente, também foi e continua a ser crucial, o investimento em marketing e branding para fortalecer ainda mais a nossa presença no mercado como especialistas em saúde visual.
No contexto atual, como define o papel da liderança estratégica no desenvolvimento de um negócio sólido, inovador e sustentável?
A liderança estratégica é essencial para desenvolver qualquer negócio, poia a capacidade de antecipar tendências, tomar decisões informadas e inspirar as equipas são fatores cruciais. Além disso, a liderança deve promover uma cultura de inovação e sustentabilidade, garantindo que a empresa se adapte às mudanças do mercado e às necessidades e interesses dos clientes.
A visão transversal do negócio é basilar para alcançar os nossos objetivos e conseguir conquistas, pois o mercado atual é cada vez mais exigente.
Nesta perspetiva, a expansão das nossas lojas, o reconhecimento da nossa marca, a inovação dos nossos produtos e serviços e a aproximação aos clientes através de estratégias de personalização são conquistas alcançadas, mas nunca podem ser descuradas, mas sim alvo de melhorias contínuas.
Chegar aos 28 anos de existência é um marco que reflete o nosso trabalho, dedicação e o compromisso com a qualidade, a inovação e a satisfação dos nossos clientes e é aqui que a liderança estratégica do nosso grupo se reflete de forma transversal e fléxivel para se adaptar a todas as áreas da empresa.
A comunicação empresarial tem vindo a assumir um papel cada vez mais determinante. Como é gerida esta vertente no seio do Grupo OPTICALIA e de que forma impacta a relação com os clientes e parceiros?
Possuir uma comunicação empresarial eficaz é essencial, mas esta deve ser sempre bidirecional.
O Grupo EOL Vision Premium Optialia, sempre manteve o foco na transparência e na construção de relações de confiança com os clientes, parceiros e os seus colaboradores internos, mas também sabe ouvir e responder às suas necessidades e feedback. Uma comunicação eficaz permite alinhar os objetivos da empresa com as expetativas dos stakeholders, fortalecendo a imagem da marca e melhorando a experiência do cliente.
A EOL Vision Premium tem representado uma referência de excelência no setor. Quais os objetivos que diferenciam esta entidade dentro da estratégia global do Grupo?
A oferta de produtos de alta qualidade, a personalização do atendimento e a inovação constante constituem elementos diferenciadores de grande relevância. No entanto, a EOL Vision Premium também se esforça para criar uma experiência ao cliente que seja memorável e que promova a fidelização. A inovação constante é um pilar fundamental , mas deve ser orientada para atender às necessidades específicas de cada perfil de cliente e dos diferentes nichos de mercado.
A nossa estratégia foca-se na saúde visual e em permitir aos nossos clientes uma excelente experiência de compra que resolva de forma eficaz os seus problemas visuais.
Além disso, consideramos que a sensibilização para a importância da saúde visual é chave, e como tal, desenvolvemos uma estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, com base na qual realizamos rastreios visuais gratuitos e concedemos preços especiais para que todos possam ter acesso a cuidados de visão, pois consideramos que todos têm o Direito a Ver Bem.
Em 2025, a Revista Pontos de Vista celebra 15 anos de existência, promovendo uma comunicação positiva e construtiva sobre o tecido empresarial português. Que importância atribui a meios de comunicação que dão voz aos líderes e promovem o impacto positivo nos negócios?
A Revista Pontos de Vista desempenha um papel importante ao dar voz aos líderes empresariais e promover um impacto positivo nos negócios. Além disso, promove a diversidade de opiniões e abordagens e permite um “Sharing & Learning” que incentive um debate construtivo que possa levar a melhorias contínuas no tecido empresarial português. Meios de comunicação que destacam histórias de sucesso e boas práticas são essenciais para inspirar outras empresas e contribuir para o desenvolvimento do tecido empresarial português e este tem sido o papel extraordinariamente bem assumido pela Revista Pontos de Vista.
Qual é a sua principal “visão de futuro” para o setor da ótica em Portugal e para o papel do Grupo OPTICALIA nesse cenário?
A digitalização dos serviços, a personalização do atendimento e a sustentabilidade são tendências muito importantes. O Grupo EOL Vision Premium Opticalia pretende liderar esta transformação, investindo em tecnologia, formação e práticas sustentáveis para oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade aos clientes.
Atualmente, a IA acrescenta valor a toda a uma estratégia empresarial de futuro, pois tornou-se uma ferramenta essencial em diversos setores empresariais, incluindo o setor da ótica.
Considero que a Inteligência Artificial abriu portas a todo um novo mundo de oportunidades e desafios. Nos próximos anos, várias tecnologias prometem transformar o setor da ótica, tais como a IA na área da optometria, onde determinados algoritmos de IA permitirão conseguir diagnósticos mais rápidos de determinadas patologias oculares, tais como o glaucoma e a degeneração macular, através da análise automatizada de imagens da retina. O uso de materiais sustentáveis para armações e lentes, bem como práticas de produção sustentáveis irão ser também cada vez mais relevantes à medida que as preocupações ambientais aumentam. A personalização de óculos com impressão 3D permitirá criar armações e lentes à medida, proporcionando uma melhor adaptação e conforto para os clientes. Estas tendências entre tantas outras irão transformar a forma como cuidamos da visão dos nossos clientes, tornando o nosso setor cada vez mais tecnológico e inovador. A adoção de IA não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para as empresas se manterem atualizadas no mercado atual.
Numa ótica de negócio vs liderança, que fatores encontra como os mais importantes para o sucesso de uma marca/projeto?
Considero que os fatores mais importantes para o sucesso de uma marca ou projeto incluem a visão estratégica, a capacidade de inovação, a qualidade dos produtos e serviços e a relação de proximidade com os clientes, a qual deverá ser sempre acompanhada por uma abordagem proativa para entender e satisfazer as necessidades dos mesmos. No entanto, a estratégia deverá ser constantemente melhorada e monitorizada. Por outro lado, a liderança deve ser capaz de inspirar e motivar as equipas e, simultaneamente, promover uma cultura de excelência e de colaboração.
Sempre assumi que liderar uma empresa, implica uma visão transversal e global de toda a organização. Nesta perspetiva considero que, uma liderança consciente e aberta, é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Isto é, devemos estar sempre atentos a todas as operações da empresa, aos colaboradores e ao nossos clientes, pois só assim teremos uma noção correta da realidade da empresa e percebemos onde e como devemos intervir, no sentido de antecipar eventuais situações, considerando sempre as melhores estratégias para alcançar os nossos objetivos.
O grande desafio da liderança de hoje é gerar uma rede de otimização de inter-relações entre as diversas áreas da empresa de forma a conseguir chegar a várias realidades e conseguir dar respostas cada vez mais rápidas e eficazes.
Para terminar, para os mais renitentes na aceitação que a comunicação de um projeto, serviço ou negócio é a base fundamental do seu sucesso, que mensagem deixaria?
Uma comunicação eficaz é a base do sucesso de qualquer projeto, serviço ou negócio, mas a mesma deve ser adaptada às diferentes audiências e canais A mensagem deve ser clara e consistente, mas também fléxivel o suficiente para responder às mudanças do mercado e, simultaneamente, às expetativas dos clientes. Uma comunicação eficaz permite alinhar objetivos, construir relações de confiança e fortalecer a imagem da marca, sendo essencial para alcançar o sucesso a médio e longo prazo de qualquer empresa.