“Os clientes procuram, acima de tudo, confiança”

Data:

No ano em que a Century 21 Arquitectos celebra uma década de existência, Cristina Russo tem acompanhado de perto o crescimento da marca, desenvolvendo-se como profissional e tornando-se uma referência para clientes e parceiros. Nesta entrevista à Revista Pontos de Vista, a consultora imobiliária partilha a sua visão sobre a evolução da marca, os desafios e oportunidades do setor, e a forma como a equipa, liderada pela Arquiteta Joana Resende, tem vindo a transformar o mercado imobiliário português.

Passados 10 anos desde a fundação da Century21 Arquitectos, e como descreve a evolução da marca e o impacto que esta tem tido no mercado imobiliário nacional?

Eu própria tenho muito orgulho em fazer parte deste projeto em Leça da Palmeira desde o seu início. Antes disso, trabalhei nos Estados Unidos no setor imobiliário, experiência que hoje me permite contribuir de forma ainda mais sólida para o desenvolvimento da nossa atividade.

Atualmente, estamos a assistir a um forte investimento de norte-americanos no mercado imobiliário português, e acredito que a minha experiência internacional e capacidade de comunicação podem ser uma mais-valia para apoiar esses investidores na procura da sua casa dos sonhos.

 

Enquanto consultora imobiliária, quais têm sido os principais desafios que identifica na atual conjuntura económica do País e de que forma estes afetam a procura e a oferta?

O grande desafio tem sido lidar com as mudanças económicas e financeiras, especialmente no acesso ao crédito. Muitas famílias sentem-se limitadas e isso obriga-nos a ser ainda mais criativos na forma como encontramos soluções. Para mim, significa estar muito próxima dos clientes, perceber as suas reais necessidades e ajudar a encontrar alternativas que façam sentido, sem nunca perder de vista a segurança das decisões.

 

Na sua perspetiva, quais são hoje as maiores necessidades dos clientes que procuram soluções habitacionais ou de investimento?

Os clientes procuram, acima de tudo, confiança. Querem ter a certeza de que estão a fazer uma boa escolha — seja na compra da casa onde vão viver ou de um investimento. Querem transparência, alguém que lhes explique cada passo e que os apoie quando surgem dúvidas. Hoje, mais do que nunca, o papel do consultor não é só abrir portas, é ser um verdadeiro conselheiro, alguém que transforma um processo complexo numa experiência simples e positiva.

 

O setor imobiliário tem vindo a adaptar-se a novas tendências (digitalização, sustentabilidade, novas tipologias habitacionais). Como é que a Century21 Arquitectos tem acompanhado essas mudanças?

Vivemos um tempo de mudança acelerada, e isso vê-se no setor imobiliário. O digital passou a ser indispensável e a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma necessidade. Na Century 21 Arquitectos temos procurado estar sempre na linha da frente: usamos ferramentas digitais que tornam os imóveis mais visíveis e apelativos, ajudamos os clientes a valorizar a eficiência energética das suas casas e acompanhamos de perto as novas tipologias que o mercado procura. É esta capacidade de adaptação que nos mantém relevantes.

 

Que oportunidades considera que ainda estão por explorar no mercado imobiliário português e que poderiam trazer maior valor à sociedade?

Acredito que o futuro passa muito pela reabilitação inteligente. Temos tanto património que pode ser recuperado e devolvido à cidade com qualidade e eficiência energética. Isso gera valor não só para investidores, mas para a sociedade no geral. Outra oportunidade está em criar mais produtos adaptados a quem procura rendimento estável — arrendamento de qualidade, em localizações estratégicas, que respondam à procura real.

 

Em que medida a equipa da Century21 Arquitectos, liderada pela Arquiteta Joana Resende, contribui para o crescimento e a diferenciação da marca no setor?

Trabalhar com a Joana tem sido uma inspiração. Ela trouxe a sua visão de arquiteta para dentro da mediação imobiliária e isso fez toda a diferença. Temos uma equipa exigente, muito focada no detalhe e na apresentação dos imóveis, e ao mesmo tempo com uma cultura de entreajuda que torna tudo mais leve.

A liderança da Joana fez da Century 21 Arquitectos não só uma marca forte, mas também uma escola de profissionais diferenciados.

 

Quais são as suas expetativas pessoais e profissionais para os próximos anos, tanto a nível do mercado como da sua carreira na Century21?

Vejo os próximos anos como uma oportunidade de continuar a crescer, tanto a nível pessoal como profissional. Quero aprofundar ainda mais o meu conhecimento, continuar a dar respostas práticas aos clientes e consolidar a minha carreira na
Century 21. O mercado vai continuar a mudar — seja por fatores económicos, novas tecnologias ou novas formas de viver — e isso motiva-me. Gosto de sentir que estou preparada para acompanhar essa mudança e transformar desafios em oportunidades.

 

Para terminar, que mensagem gostaria de deixar aos clientes, parceiros e leitores da Revista Pontos de Vista neste marco especial dos 10 anos?

Quero agradecer a todos os clientes, parceiros e amigos.

À Joana Resende, pela oportunidade de fazer parte do novo projeto em Leça da Palmeira, à nossa Diretora Comercial Tânia Gomes, à Coordenadora Cristina Pereira, e à Responsável de Expansão, Sofia Ramos.

Em especial, ao meu Broker, Ricardo Coutinho: obrigado por me aceitares na tua equipa. É com muito orgulho que sou a tua primeira consultora.

A confiança que nos dão é o que nos permite continuar a crescer e a celebrar conquistas. O meu compromisso é o mesmo de sempre: estar ao vosso lado, ouvir-vos e trabalhar com dedicação para que cada projeto imobiliário se torne uma história de sucesso.

Contem comigo para transformar sonhos em realidade — porque, no fundo, é isso que mais me move.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 148

Popular

Mais Artigos deste tipo

Crescer com Direção: A Estratégia como Pilar do Novo Projeto de Paulo Jesus

Num contexto empresarial onde crescer se tornou sinónimo de...

Liderar com Alma: quando a cura se transforma em missão

OPINIÃO DE Diana Pinto, Terapia d’Emoções Há momentos na vida...

“Precisamos criar ambientes onde a ambição feminina não seja vista como excesso, mas como visão”

Tássia Carvalho, Diretora Financeira do InterContinental Luanda Miramar, também...