CELULITE: O QUE FAZER?

Data:

Dra. Sofia Carvalho, Cirurgiã Plástica e Estética da Lisbon Plastic Surgery

As férias estão à porta e é na altura do verão que nos preocupamos mais com a exposição do nosso corpo. Os cuidados corporais devem ser constantes durante todo o ano. Um problema que afeta sobretudo as mulheres, e que é um pesadelo, é a celulite.

 

A celulite é uma acumulação de gordura que se caracteriza pelo aspeto ondulado da pele, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo, devido à presença de inflamação. Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade. Não é considerada uma doença, mas é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres.

 

A celulite observa-se nas áreas onde a gordura está sob a influência das hormonas femininas (estrógeno), como nas ancas, coxas e nádegas, embora possa ocorrer em diferentes zonas. A causa da celulite é multifatorial. Os fatores predisponentes são a genética, parte hormonal, alimentação e sedentarismo.

 

Os graus de celulite são determinados através de uma escala que avalia as suas principais características:

– Grau 1: sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “buraquinhos”.

– Grau 2: ondulações e “buraquinhos” já são percebidos sem comprimir a pele.

– Grau 3: presença de nódulos

– Grau 4: vários nódulos, celulite “dura”, inchaço, comprometimento da circulação, pele com aspeto acolchoado.

Nos graus avançados, a celulite pode causar dor, pois promove a compressão de terminações nervosas locais.

 

O tratamento da celulite passa por alterações do estilo de vida, alterações na alimentação e tratamentos concebidos para tratar de forma eficaz esta condição. O lipolaser4k é um procedimento que numa única sessão permite tratar a celulite. É feito recorrendo a uma fibra ótica que trata a pele e a gordura desde o interior. Nas fases iniciais, a tecnologia Deep Slim está indicada. Trata-se de ultrassons de baixa frequência, tecnologia exclusiva e patenteada que permitem desinflamar os tecidos e corrigir o aspeto casca de laranja.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 151

Popular

Mais Artigos deste tipo

Perder Peso com Saúde

Dra. Lillian Barros, Nutricionista @nutricionistalillian Vivemos rodeados de promessas de...

Envelhecer bem: o que a ciência já descobriu sobre a longevidade feminina

Dra. Andreia Monteiro, especialista em Imunohemoterapia e Medicina Preventiva...

ASSA ABLOY adquire Santos em Portugal

A ASSA ABLOY anunciou a aquisição da Santos, um...