Início Atualidade Economia Do Mar representa um volume de negócios de 204 milhões de euros no Alto Minho

Economia Do Mar representa um volume de negócios de 204 milhões de euros no Alto Minho

0
Economia Do Mar representa um volume de negócios de 204 milhões de euros no Alto Minho

O conhecimento e a inovação são as grandes apostas do INOVSEA para que se potencie a exploração dos recursos regionais e se estimule a capacitação das PME das respetivas regiões, consolidando a sua oferta à escala global e fomentando postos de trabalho e o desenvolvimento da economia do mar.

“No Alto Minho, a Eco­nomia do Mar é composta por mais de 300 entidades, as quais representam um volume de negócios de 204 milhões de euros, exportações de 91 milhões de euros e um VAB de 62 mi­lhões de euros. O mar é um dos fatores vitais da identidade portuguesa e simultaneamente, um dos fatores estratégicos fundamentais para o desenvolvimento económico do país e das regiões de convergência. É um dos principais ativos da economia portuguesa, e abrange um conjunto alargado de atividades (diretas e indiretas) onde Portugal poderá ter um papel diferenciador na economia mundial e europeia,” afirma Manuel Cunha Presidente da AEVC.

Os desafios relacionados com o modelo empresarial visam garan­tir a competitividade das atividades económicas e a sustentabilidade dos recursos a longo prazo, mas também a concretização das oportu­nidades e do potencial da Economia do Mar nas regiões do Alto Minho e do Baixo Mondego.

“A nível nacional, a Economia do Mar representa quase 200 mil empregos diretos. As fileiras do turismo e da pesca e da aquicultura são as maiores empregadoras. Em cada região esta tendência mantém-se, ainda que possa haver pequenas diferenças, em função dos setores mais dinâmicos em cada uma. O Alto Minho emprega diretamente cerca de 2000 pessoas, e no Baixo Mondego mais de 1100 pessoas trabalham em empresas da Economia do Mar,” partilha Nuno Lopes, Presidente da ACIF.

Depois de elaborado um levantamento da capacidade instalada e de proposto um ambicioso plano de ação, o projeto Inovsea está a organizar, jornadas de inovação e transferência de conhecimento, subordinadas às temáticas das redes de inovação (realizado no passado dia 9 de outubro), de cooperação, de exportação e da competitividade, as quais irão decorrer, presencialmente, duas na Figueira da Foz e duas em Viana do Castelo. Está prevista a transmissão simultânea das jornadas através de streaming na Internet, bastando efetuar um registo prévio para se poder aceder remotamente aos trabalhos.

Espera-se que, com estas atividades, seja possível promover o networking e a capacidade de criação de redes de cooperação entre os diversos agentes da economia do mar, com o objetivo de criar um setor mais sustentável e criador de riqueza e de emprego.