Conselhos essenciais para escolher a roupa do seu bebé recém-nascido

764
Direitos de autor: Spencer Selover / Pexels

Cuidar de um bebé recém-nascido é uma experiência única, e uma das preocupações que surgem com a chegada do novo membro da família é como escolher as roupas ideais para ele.

É importante escolher roupas confortáveis, seguras e que não irritem a pele delicada do bebé. Neste guia oferecemos 14 dicas para que se sinta mais tranquila na hora de escolher e comprar roupas de recém-nascido.

Que tecidos escolher?

Ao escolher as roupas para o seu bebé, é importante considerar o tipo de tecido a partir do qual estas são feitas. Abaixo algumas das escolhas mais populares.

Algodão

O algodão é um dos tecidos mais populares nas roupas de bebé, pois é macio e respirável. As roupas de algodão são fáceis de lavar e, em regra, bastante duráveis. Além disso, o algodão é hipoalergénico, o que significa que é menos provável que cause irritação ou reações alérgicas na pele delicada do bebé.

Linho

O linho é outro tecido respirável, é ideal para roupas de bebé. É durável e pode ser facilmente lavado. No entanto, o linho é propenso a encolher, em especial na primeira vez que o lava,  por isso é importante seguir as instruções de lavagem cuidadosamente.

A lã é um excelente tecido para a roupa de recém-nascido porque é naturalmente macia, respirável e hipoalergénica.

A lã ajuda a regular a temperatura corporal do bebé, mantendo-o quente no inverno e fresco no verão, absorve a humidade e mantém a pele seca, evitando irritações e assaduras. Além disso, a lã é mais resistente às manchas e aos odores que outros tecidos.

A lã também é durável e pode ser usada por vários anos, o que a torna uma escolha económica e sustentável.

Quais as melhores fibras e aquelas que se devem evitar?

Ao escolher as roupas para o seu bebé, é importante ter em mente que algumas fibras podem irritar a pele delicada das crianças. Além disso, algumas fibras são mais difíceis de cuidar do que outras.

Opte por fibras naturais

Como mencionámos anteriormente, algumas das fibras mais aconselháveis para roupas de recém-nascidos incluem algodão, linho e lã. Estes são materiais macios e respiráveis, e menos propensos a causar irritação ou reações alérgicas na pele do bebé.

Evite fibras sintéticas

Algumas fibras, que devem ser evitadas no momento de escolher as roupas do seu bebé, incluem o nylon, o poliéster e as fibras acrílicas. Estas fibras podem ser menos respiráveis e mais propensas a causar irritação na pele do bebé. Além disso, podem ser menos duráveis e mais difíceis de cuidar.

Que tipo de roupa escolher?

Ao escolher roupas para o seu bebé, é importante considerar os tipos de roupa que serão mais confortáveis e práticos para ele. Aqui estão alguns dos tipos de roupa que são ideais para bebés recém-nascidos:

Bodies

Os bodies são peças essenciais no guarda-roupa de um bebé recém-nascido. São macios, confortáveis e fáceis de vestir e despir, o que é ideal para trocar as fraldas do bebé.

Existem vários modelos de bodies, desde manga comprida a manga curta, e que podem ser usados como uma peça única ou por baixo de outras peças de roupa.

Babygrows

Os babygrows, são outra peça essencial no  guarda-roupa do seu recém-nascido. São confortáveis e práticos, especialmente durante a noite. Existem babygrows de várias espessuras, desde os mais leves para o verão até aos mais quentes para o inverno.

Calças

É importante escolher calças com elástico na cintura e nas pernas para um ajuste confortável e para que não saiam do lugar. Calças com pés integrados também são uma opção prática para manter os pés quentinhos.

Camisolas

Escolha camisolas de algodão macio e respirável com botões, ou de fecho “eclair”,  mais práticas na hora de vestir.

Gorros

Os gorros são uma peça importante para que mantenha o seu bebé recém-nascido quentinho quando o tempo arrefece. Escolha gorros de lã ou algodão macio, idealmente que cubram as orelhas do bebé. Gorros com laços ou botões de pressão também são uma opção prática para manter o gorro no lugar.

Cuidados a ter com a roupa

Ao escolher as roupas para o seu bebé recém-nascido, é importante ter em mente que elas precisam de cuidados especiais para manterem-se macias, limpas e seguras para a pele da criança.

Lavar antes de usar

É importante lavar todas as roupas do bebé antes de usá-las pela primeira vez para remover quaisquer substâncias químicas e sujidades que se possam ter acumulado durante a sua produção e armazenamento.

Lavar com detergente suave

Ao lavar as roupas do bebé, escolha um detergente suave e livre de fragrâncias e corantes para evitar irritações na pele delicada do bebé.

Evitar o uso de amaciadores

Evite usar amaciadores de roupa ao lavar as roupas do bebé, pois podem deixar resíduos que podem irritar a pele do bebé.

Secar as roupas ao ar livre

É melhor secar as roupas do bebé ao ar livre para evitar o uso excessivo de secadores de roupa, que podem encolher as roupas e torná-las menos macias.

A Vertbaudet tem a roupa ideal para o seu bebé

Escolher as roupas para o seu bebé recém-nascido pode ser uma tarefa simples, graças ao apoio da loja online especialista em roupa e calçado para Bebé (0-36 meses) e Crianças (2-14 anos), entre outros artigos, onde irá encontrar os tecidos e fibras mais aconselháveis, e os tipos de roupa mais práticos, sempre com toda a informação necessária e essencial disponível em cada artigo ou peça de roupa presente no seu catálogo.

Ainda assim, nunca se esqueça que diferentes tipos de tecidos requerem cuidados especiais na hora da lavagem e secagem das roupas. Opte por tecidos macios e respiráveis, como o algodão, e evite fibras sintéticas que possam irritar a pele do bebé.

Bodys, babygrows, calças, camisolas e gorros são peças essenciais para o guarda-roupa do seu bebé recém-nascido, nomeadamente com as características ideias para que este se sinta o mais confortável.

Lembre-se sempre de lavar as roupas antes de usá-las pela primeira vez, e escolha um detergente suave. Seque as roupas ao ar livre e passe a ferro a baixas temperaturas, de forma a preservar a suavidade e qualidade das peças.